Nesta quarta-feira, 6 de outubro, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, cumpriu agenda no Rio Grande do Norte, onde o Parque Nacional de Furna Feia está localizado, entre os municípios de Mossoró e Baraúna. Na ocasião, o ministro anunciou a implantação do projeto Adote um Parque no local, que tem o intuito de aproximar a população dos parques e do meio ambiente.
O objetivo desse projeto é implantar mais de 100 mil mudas no Parque Nacional da Furna Feia, de forma que o local se torne ainda mais atrativo, tendo também impacto positivo nas questões ambientais. O ministro Joaquim Leite informou ainda que teve boa impressão em relação ao Parque Nacional e que não tem dúvidas de que o projeto será um sucesso.
“Por meio desse projeto serão plantadas 130 mil mudas dentro do Parque Nacional da Furna Feia. Trata-se de uma etapa de restauração das áreas localizadas dentro do parque para que as pessoas se aproximem dele e tenham mais contanto com meio ambiente. Por isso, vim fazer uma visita ao parque para identificar quais as necessidades e saber mais sobre a realidade local”, informou o ministro.
O ministro Joaquim Leite informou também que, na nossa região será implantado um projeto específico para a caatinga, o Adote uma Trilha. “Aqui, vamos fazer uma nova etapa desse programa que está sendo executado nacionalmente, exclusivamente para a caatinga, que será ‘Adote uma Trilha’, onde buscaremos trazer a população para perto dos parques e conhecê-los melhor”, informou.
Após visitar o Parque Nacional da Furna Feia, o ministro se reuniu com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, e a prefeita de Baraúna, Divanize Oliveira. Allyson Bezerra destacou a vinda do ministro ao município e ressaltou a importância do Parque Nacional no tocante ao turismo ecológico de Mossoró e região.
“Recebemos o ministro do Meio Ambiente aqui no nosso Parque Municipal, onde tivemos uma reunião juntamente com a prefeita de Baraúna para tratar sobre projetos do Ministério para o Parque Nacional da Furna Feia. O parque tem em torno de 200 cavernas já localizadas e identificadas. É o primeiro parque nacional aqui no Rio Grande do Norte e um dos maiores de nosso país. Temos total interesse em dar maior atenção ao turismo ecológico da região e foi esse o pedido que fizemos”.
“A cidade já é muito forte no turismo cultural e cabe ainda um trabalho maior que é esse interesse da nossa gestão de fazer um trabalho para o turismo ecológico, um turismo muito ligado à parte ambiental. Com certeza vamos fazer esse trabalho e o Parque da Furna Feia entra diretamente nesse ponto”, complementou.
“É um momento muito importante. Nós temos o Parque da Furna Feia. Quase 53% desse parque ficam no município de Baraúna e estamos discutindo algumas ações em relação ao parque. Eu trouxe, inclusive, um projeto da entrada do parque por Baraúna”, ressaltou a chefe do Executivo baraunense, Divanize Oliveira.
Tags: