Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Após assembleia realizada em Natal, na quinta-feira, 7 de outubro, os servidores dos Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) decidiram suspender a greve, até o dia 20 de novembro. A greve dos servidores do órgão foi iniciada em 2 de setembro, após decisão tomada em assembleia, diante da falta de posicionamento do Governo do Estado quanto às solicitações da categoria.
Com a suspensão por tempo determinado, todos os servidores que aderiram à paralisação retornam às atividades presenciais ainda nesta sexta-feira, 8. Na assembleia, a categoria decidiu que, durante a suspensão, irá representar e debater o plano de cargos, que é uma das reivindicações não atendidas que motivou a greve.
Além da adequação do plano de cargos dos servidores, que foi criado em 2001 e não teve atualização durante todos esses anos, a categoria cobra também a realização de concurso público, já que grande parte dos funcionários do Detran é cedida ou terceirizada, e pede ainda a reestruturação do órgão e suas circunscrições. "A categoria sempre vem lutando contra a terceirização e em busca de melhorias para o bom funcionamento da estrutura e serviço prestados", informa o comando de greve da 1° Circunscrição, em Mossoró.
"Nossa luta é pela realização do concurso público acordado em 2019 com atual governo, pagamento e implantação dos direitos dos trabalhadores, como insalubridade, abono permanência, dentre outras pendências. Outro ponto que a categoria reivindica é a implantação do projeto de reestruturação do plano de Cargos e Salários, que se encontra desatualizado e defasado, uma vez que foi implantando em 2001, e até momento não passou por uma revisão, com intuito de trazer mais eficácia e responsabilidade na execução dos serviços", acrescenta.
O comando de greve da categoria informou ainda que há quase um ano negocia com o Governo o envio do projeto de reestruturação dos salários. "Passamos por várias reformas previdenciárias e sabemos que a maioria dessas trouxe mudanças significativas na vida do servidor, quanto a tempo de serviço e remuneração, caracterizando a retiradas de direitos. Então, essa reestruturação é colocada também com intuito de preservar e defender os direitos dos servidores. É bom lembrar que desde o segundo semestre de 2016 a categoria não tem reposição de perdas salariais. A reposição implantada em 2018 é referente ao primeiro semestre de 2016 e anos anteriores", informa.
O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI/RN), que representa a categoria, informou que o Governo do Estado tem condições de atender as reivindicações dos servidores. A afirmação tem como base os dados das receitas do Departamento disponíveis para consulta pública.
Em pouco mais de um mês de greve, os servidores do Detran realizaram várias ações informativas, com o intuito de explicar para a população os motivos que os levaram à paralisação. Foram realizadas panfletagens, atos em frente às sedes, em todo o estado, ações solidárias em Mossoró, entre outras atividades. Na sede em Mossoró, diariamente, os servidores realizavam atos com o intuito de chamar a atenção do Governo para as reivindicações.
A greve provocou lentidão nos serviços prestados pelo órgão, já que a paralisação teve considerável adesão. Alguns setores ficaram praticamente paralisados, devido à pouca quantidade de funcionários. Mas, devido aos funcionários cedidos e terceirizados, os serviços não chegaram a ser totalmente suspensos em nenhuma unidade do Detran, no estado. Com a suspensão temporária do movimento, as unidades retornarão com 100% dos servidores e dos serviços.
Tags: