Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 08 Out 2021 | redação População reclama de descarte de lixo irregular por empresa terceirizada

Crédito da foto: Reprodução/portal Nordeste 360 Lixo doméstico está sendo depositado de forma irregular em um terreno particular,

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

De acordo com informações repassadas pelo portal Nordeste 360, lixo doméstico está sendo depositado de forma irregular em um terreno particular, localizado no Sítio Florânia, (estrada da Alagoinha) zona rural de Mossoró, nas proximidades da ‘Toca do Leão’. As informações são de que a empresa Vale Norte, responsável pela coleta de lixo em Mossoró, é a responsável por depositar o lixo no local.

Devido ao descarte irregular, a decomposição dos materiais tem liberado chorume e outros gases que são prejudiciais para os seres humanos e acabam poluindo o meio ambiente.

As informações do portal são de que máquinas e funcionários da Prefeitura de Mossoró e da empresa Vale Norte trabalham no local, muitas vezes sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e enterram boa parte do lixo para abrir mais espaço para outros descartes. Mas, apesar do esforço para enterrar o lixo, ele continua exposto.

O local não é terreno apropriado para descarte de lixo, pois não é normatizado como área de aterro sanitário. Segundo a fonte que denunciou o caso, deveriam existir sistemas de proteção e obras de contenção do chorume; “além disso, o terreno deveria estar cercado como determina a legislação pertinente; aterros devem estar nas normas sanitárias legais”, afirma o denunciante, que com medo de represálias pediu para ficar no anonimato.

Tags:

Mossoró
coleta de lixo
Vale Norte
limpeza pública

voltar