Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO
O município de Mossoró ultrapassou nesta sexta-feira, 8, a marca dos 135 mil cidadãos acima de 12 anos residentes na cidade totalmente vacinados, ou seja, aqueles que tomaram as duas doses dos imunizantes da Pfizer, AstraZeneca/Oxford e CoronaVac/Butantan ou dose única, imunizante da Janssen.
Até o encerramento desta edição, o Monitoramento de Vacinação do RN, plataforma que acompanha em tempo real a imunização contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, apontava que 135.034 pessoas estavam totalmente vacinadas.
De acordo com o sistema, o percentual de cidadãos que encerraram o ciclo vacinal na segunda maior cidade potiguar está em 53%. Dos 135.034 totalmente vacinados, 129.759 tomaram as duas doses e 5.275 receberam a dose única. Ainda segundo o RN Mais Vacina, com relação à população geral, o índice de totalmente vacinados está em 43%, enquanto de 18 anos acima o percentual encontra-se em 59%.
O levantamento mais recente do sistema mostra que Mossoró tem ainda 16.273 pessoas que não retornaram às salas de vacinação para tomarem a D2 (segunda dose) e encerrarem o esquema vacinal.
PARCIALMENTE VACINADOS
O RN Mais Vacina mostrou ainda que Mossoró contava com 213.615 pessoas que receberam ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus. O número representa 84% do público-alvo parcialmente vacinado, que é aquele acima de 12 anos.
O total de doses administradas pelas salas de vacina no município está em 350.412. Na última quinta-feira, 7, a cidade recebeu 11.579 doses de imunizantes destinados a doses de reforço e segunda dose.
Deste total, 6.204 são da Pfizer que serão distribuídas da seguinte forma: 4.374 doses serão destinadas para aplicação da 2ª dose e 1.830 destinadas a doses de reforço. Nesse lote, chegaram também 5.375 doses do imunizante da Oxford, também destinado à aplicação da 2ª dose. O total de doses recebidas para a campanha de vacinação era de 399.366.
3ª DOSE
A cidade de Mossoró somava até o final da tarde desta sexta-feira, 8, o total de 1.720 pessoas que receberam a 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Deste total, 1.616 eram de pessoas acima de 60 anos e de 104 de pessoas imunossuprimidas que receberam a dose de reforço.
Ontem (8) Mossoró iniciou a vacinação de reforço nos profissionais que atuam na Atenção Básica de Saúde, que são os trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A dose de reforço para o setor da Saúde contemplou inicialmente os profissionais que atuam nas unidades hospitalares e nos setores de urgência e emergência. Estão sendo vacinados com a dose de reforço também os idosos com 65 anos ou mais. O coordenador do Programa Nacional de Imunização em Mossoró, Etevaldo de Lima, lembra que para ter acesso à dose de reforço é necessário ter completado o esquema vacinal (1ª e 2ª) há pelo menos seis meses.
Tags: