Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 15 Out 2021 | redação Mossoró tem mais de 2.700 pessoas em atraso com a dose de reforço

Crédito da foto: PMM / Arquivo Centro de Vacinação no Ginásio Pedro Ciarlini, em Mossoró

Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

Levantamento mais recente da Coordenadoria de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que Mossoró contabilizava até o final da tarde desta quinta-feira, 14, o total de 2.746 pessoas em atraso com a dose de reforço contra a Covid-19.

“Hoje o município tem 2.746 pessoas que ainda não receberam a sua D3, a sua dose de reforço. É importante que esse público busque a vacinação, atualize sua situação vacinal”, explicou o coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima.

De acordo com o RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a vacinação contra o novo coronavírus em todo o Rio Grande do Norte, mostrava que em Mossoró tinha 3.371 pessoas vacinadas com a terceira dose do imunizante da Pfizer. Este número representava 1% da população mossoroense.

Deste total, 3.254 pessoas, entre trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos, receberam a dose de reforço contra a doença, e 117 são de imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose no município.

A aplicação da dose de reforço obedeceu a uma escala que começou com os idosos institucionalizados, idosos acamados, escalonamento por idade, e imunossuprimidos (pessoas transplantadas, portadores de HIV, entre outros casos) e por último atingiu todos os trabalhadores da saúde. A aplicação da terceira dose teve início na segunda quinzena de setembro em idosos institucionalizados do Abrigo Amantino Câmara.

SEGUNDA DOSE

Ainda de acordo Etevaldo Lima, Mossoró estava com 16.781 pessoas em atraso com a segunda dose. Quase metade desses cidadãos ainda não receberam a D2 do imunizante da AstraZeneca.

O levantamento mostra que 8.124 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford ainda não retornaram a uma sala de vacina para receber a D2 (segunda dose) e encerrar o seu esquema vacinal. O número representa 48% dos atrasados com a segunda dose. Ainda de acordo com a SMS, 4.010 são de atrasados com a D2 da CoronaVac/Butantan e 4.647 com a Pfizer em atraso.

“O Município tem buscado incansavelmente o público com a segunda dose em atraso. Hoje Mossoró tem 16.781 pessoas com a segunda dose em atraso, sendo 8.124 com a AstraZeneca, 4.010 da CoronaVac e 4.647 com a Pfizer em atraso. Essas pessoas já passaram do período de receber a sua segunda dose”, destaca o coordenador de Imunizações.

Etevaldo Lima também explica que os atrasados com a segunda dose de um dos imunizantes citados podem procurar os dois maiores pontos de vacinação no município para encerrarem o seu ciclo vacinal.

É importante que esse público compareça ao ginásio do Sesi, que está funcionando de segunda a sábado, das 8h as 16h e no domingo e feriados no ginásio municipal, também no mesmo horário.

O RN Mais Vacina apontava até o final da tarde desta quinta-feira 141.763 pessoas totalmente vacinadas. Haviam tomado as duas doses 136.482 pessoas e a dose única, 5.281, o que representava 47% da população mossoroense estimada em mais de 300 mil habitantes.

PRIMEIRA DOSE

A plataforma indicava ainda que 71% de toda a população de Mossoró estava parcialmente vacinada, ou seja, haviam tomado ao menos a primeira dose. No total, eram 214.949 pessoas nesta situação.

O total de doses administradas pelas salas de vacina chegava a 360.083. Já o total de doses recebidas para a campanha de vacinação era de 411.705.

Tags:

Mossoró
vacinação
saúde
Covid-19

voltar