Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 10 Nov 2021 | redação Frentes Parlamentares em prol do turismo são articuladas por comissão

Crédito da foto: Cedida Reunião da Frente Parlamentar em defesa do turismo

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Uma reunião promovida pela Frente Parlamentar em Defesa do Turismo de Mossoró (FRENTUR) e pela Associação Costa Branca de Turismo foi realizada, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), no gabinete do vereador Genilson Alves, presidente da Frente. O objetivo desse encontro, que reuniu vereadores de algumas cidades da região Costa Branca, foi o de discutir a criação de Frentes Parlamentares nesses municípios.

A Frente Parlamentar de Mossoró foi criada no dia 19 de agosto e, desde então, vem atuando em benefício do turismo do município e de toda a região. Entre as suas atuações estão a promoção de audiências, a realização do passeio “Rota do Sal do RN”, e a realização, no próximo dia 25 de novembro, da primeira audiência pública sobre o turismo.

O vereador Genilson Alves, presidente da Frente de Defesa do Turismo, reafirma a importância do fortalecimento desta atividade econômica e, por isso, ressalta a importância da criação das frentes parlamentares nas cidades que são vizinhas de Mossoró. Ele informa também que, com a criação das frentes, é possível pleitear por recursos junto aos governos e ao Congresso Federal.

“É de extrema importância a construção das frentes parlamentares das cidades que permeiam Mossoró. Eu vejo que é o caminho para que nós possamos fortalecer o turismo na nossa região, porque é através das frentes que nós vamos chegar ao Governo do Estado, vamos chegará Secretaria de Turismo do Estado, às secretarias de Turismo dos municípios e também aos Congresso. Estamos prontos para contribuir para que a nossa região possa se desenvolver e que o turismo possa ser favorecido. Quem ganha com tudo isso é o povo”, argumenta.

Com a realização deste encontro, em Mossoró, ficou definido que as Frentes Parlamentares dos municípios de Tibau e Baraúna serão trabalhadas pelos vereadores para que estejam constituídas a tempo de estarem presentes na Audiência Pública do Turismo promovida pela Frente Mossoroense, que ocorre no dia 25.

A Frente Parlamentar de Grossos já foi criada e será instalada ainda no mês de novembro. Os representantes das Câmaras municipais de Areia Branca e Porto do Mangue se reunirão com a Frente Parlamentar de Mossoró, na próxima semana, para também criarem suas respectivas Frentes.

Durante a reunião, o vereador Daniel Roberto, do município de Tibau, também ressaltou a importância da criação dessa frente voltada para a defesa do turismo. “A implantação da Frente Parlamentar em Tibau só reforça a importância do Turismo para a região. Tibau como município turístico, não poderia ficar de fora dessa iniciativa”, informou.

A audiência que ocorreu na última segunda-feira, 8, foi realizada com o apoio dos secretários de Turismo dos municípios que compõem a região Costa Branca, da Associação e dos vereadores que compõem a Frente, em Mossoró. Na ocasião, foi apresentado aos vereadores todo o processo que é preciso para a criação de um Frente Parlamentar.

O objetivo da Associação Costa Branca de Turismo é fazer com que as Frentes sejam criadas e interajam entre si, e, em parceria com a entidade representativa do trade turístico da região, iniciem ações conjuntas em prol do desenvolvimento do Turismo na Costa Branca. Pra isso, é necessário que sejam criadas leis que possibilitem a atração de investimentos privados para implantação de resorts, hotéis, pousadas e restaurantes.

Também é fundamental tratar de temas como segurança pública e melhoria da infraestrutura pública, assim como, possibilitar condições para criação de fundos financeiros voltados para a qualificação do setor, como guias e garçons, serão algumas das ações das frentes parlamentares.

Além dos vereadores dos municípios, estivem representando a Associação Costa Branca de Turismo, Oberi Penha, membro da Associação e Consultor de Turismo e Eventos, e Vicente Holanda, presidente do Conselho Fiscal da Associação. Sobre a reunião, Oberi Penha informou que esse é mais um importante passo para o desenvolvimento turístico da região.

"O executivo (as prefeituras), o setor privado representado pelos empresários do trade turístico, as entidades representativas já vinham trabalhando em conjunto, faltava a última peça da engrenagem desta ferramenta incrível para o desenvolvimento, que é o Turismo: o legislativo. Não falta mais, o papel da Frente Regional é mudar este cenário e vai mudar”, informou.

 

Audiência Pública sobre turismo será marcada com grande evento

Um dos desdobramentos da reunião que aconteceu na última segunda-feira, 8, no gabinete do vereador Genilson Alves, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), foi o comprometimento do edil para a mobilização em torno de uma audiência pública sobre o turismo, que será realizada no dia 25 de novembro. O evento deverá reunir as Frentes Parlamentares dos municípios e a perspectiva é de que representantes do Governo do Estado também estejam presentes.

“As Frentes estão sendo criadas, visando a audiência do dia 25. Há uma perspectiva que a gente faça um evento grandioso, nesse dia, com representantes do Governo do Estado, da Assembleia, do Ministério do Turismo, de instituições de apoio ao turismo, além das frentes e dos prefeitos dos municípios, incluindo Mossoró. Está sendo organizado um evento marcante para esse dia”, informou Oberi Penha.

Na ocasião, a intenção é que seja discutida a construção de um Centro de Convenções, em Mossoró, com o objetivo de receber eventos, como feiras de negócios, exposições e se tornar também um ambiente voltado para o turismo e a economia. O Centro de Convenções é um pleito antigo da classe turística de Mossoró e região.

“Diante do fomento da atividade turística em toda a região oeste do estado, se torna ainda mais necessária a construção de um Centro de Convenções aqui em Mossoró. Por isso, nessa audiência pública, nós vamos pleitear isso, junto com as entidades que buscam o desenvolvimento turístico e o crescimento econômico da nossa região”, informa Oberi Penha.

Tags:

Mossoró
Costa Branca
Areia Branca
turismo
economia

voltar