O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SINDISAÚDE/RN) realizou um ato de greve na frente do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Na ocasião, enquanto profissionais denunciavam o desabastecimento da unidade, agentes de trânsito foram chamados através de uma denúncia anônima para encerrar o ato pacífico. Todavia, ao conhecerem as demandas do movimento, os agentes se solidarizaram e deixaram o local.
De acordo com depoimento dos manifestantes, o HRTM sofre com o desabastecimento de itens básicos, tais como a pasta e o cloro na lavanderia. Sem esses produtos, os lençóis e colchas de pacientes não são lavados de maneira apropriada, saindo da máquina com manchas de sangue e propiciando risco de contaminação à unidade. Além disso, a falta de alguns medicamentos e anestésicos, e o atraso no pagamento de salários de terceirizados da JMT foram apontados pelos presentes.
O ato faz parte de uma série de mobilizações da Greve da Saúde, que chegou à Regional de Mossoró nesta quinta-feira. Ativistas de Apodi e de Natal organizaram caravanas e somaram forças ao ato de greve.
A categoria está em processo de negociação com o governo para a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração que permita um ganho real para servidores e servidoras da saúde, que estão há 12 anos sem reajuste. Além disso, o movimento grevista pauta a questão do desabastecimento dos hospitais regionais, bem como a luta pela aprovação do Piso Nacional da Enfermagem.
Tags: