Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A mobilidade urbana é um ponto questionado por muitos mossoroenses devido à falta de sinalização, de linhas do transporte coletivo e de acessibilidade, em diversos pontos da cidade. Para tentar diminuir esses problemas, está sendo criado, pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) o Plano de Mobilidade de Mossoró.
De acordo com a Secretaria, o plano contempla vários pontos, desde o transporte coletivo até a sinalização das ruas e a acessibilidade das vias públicas. Muitos pontos desse plano ainda estão em fase de estudo e devem ser liberados, conforme forem concluídos.
Nesta semana, a Prefeitura de Mossoró apresentou o resultado de um desses estudos, que diz respeito às linhas de ônibus da cidade. O anúncio da Prefeitura de Mossoró foi de que, até maio de 2022, Mossoró contará com 11 novas linhas de ônibus. Algumas dessas linhas já existiam, mas foram suspensas devido à pandemia.
O Plano de Mobilidade está sendo elaborado com base nas solicitações feitas pela população. Por meio de consulta pública durante a campanha “Mossoró Mobilidade”, a SESDEM recebeu diversas sugestões sobre implantação de novas rotas para o transporte público. De acordo com Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade, as sugestões foram primordiais para aperfeiçoar o plano de ampliação do sistema.
“A participação popular foi de extrema importância através das sugestões. Recebemos inúmeras opiniões e atrelado aos nossos estudos, condensamos essas informações e traçamos novas rotas de ônibus. O que nós percebemos antes é que o bairro era atendido apenas pelas margens, desassistindo uma unidade básica de saúde ou uma escola, por exemplo. Criamos novas rotas, para um transporte público mais eficiente, que trafegue no bairro e atenda aos anseios da população”, enfatizou Luís Correia, em relação ao transporte público municipal.
A sinalização horizontal e vertical das vias mossoroenses também é muito necessária, porque elas são cruciais no combate aos acidentes. Quando não há placas de identificação ou sinalizando de trânsito, os acidentes se tornam cada vez mais comuns.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria da SESDEM para saber detalhes sobre o Plano de Mobilidade e sobre a campanha que foi realizada com o intuito de escutar os mossoroenses. No entanto, até o fechamento desta edição, a assessoria não conseguiu levantar as informações solicitadas e informou que precisaria de mais tempo para isso. Disse ainda que vai divulgar brevemente outras ações da secretaria no tocante ao Plano de Mobilidade.
Tags: