Mossoró tem programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, neste sábado (20), na Estação das Artes Elizeu Ventania. As atividades encerram a Semana da Consciência Negra, realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por entidades e coletivos. A Prefeitura de Mossoró apoia a iniciativa.
A programação do Dia da Consciência Negra inicia com a Feira Afro e Étnico-racial, a partir das 9h no Largo da Estação das Artes. O evento aberto ao público e segue até às 17h. A feira uma articulação conjunta da Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), PROEX e Prefeitura de Mossoró.
Já a tarde, às 13h será realizado III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-ameríndias de Mossoró, que também ocorre na Estação das Artes. Logo depois, às 17h tem o Cortejo da (Re)Existência, no entorno da Estação das Artes.
À noite, a partir das 18h haverá Louvação a Baobá, na Praça Cícero Dias, localizada em frente ao Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. A programação será encerrada com a Roda de Capoeira às 20h30, na Praça Cícero Dias.
“É com imensa alegria que nós da UERN, através da Pró-reitoria de Extensão e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), na organização da celebração do mês da Consciência Negra, contamos com impotentes parcerias, como a SEMJIDH, e Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró, que neste dia 20, especialmente no dia nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, realizam na cidade de Mossoró a Feira Afro e Étnico-racial e a cerimônia de entrega da Comenda Jatobá. Além do apoio ao III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndias de Mossoró e a 18ª Louvação ao Baobá”, destacou a professora Dra. Eliane Anselmo, pró-reitora Adjunta de Extensão da UERN e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI/UERN.
A Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró deu apoio e suporte também na abertura da Semana da Consciência Negra no dia 15, Dia Nacional da Umbanda, na I Noite de Pontos, Batuques e Corpos Negros dos Xangôs de Mossoró, no Teatro Lauro Monte, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndias de Mossoró, junto a várias companhias de teatro da cidade e várias expressões da cultura afro como capoeira e maracatu. Também foi realizada a exposição fotográfica “Negro e Lindo”.
“São momentos muito importantes e de muito significado para a cidade que se orgulha de ser uma das primeiras a abolir a escravatura no país. O dia 20, em especial, será mais uma vez um momento de grande visibilidade e representatividade para a cidade em seus festejos à cultura negra e afro-brasileira. Estamos felizes e orgulhosos de podermos somar forças em prol da valorização da identidade e cultura do povo negro, tão injustamente invisibilizado no nosso estado. Agradecemos essa parceria e esperamos que outros momentos como este se realizem no município. E não apenas no mês da consciência negra, pois a luta contra o racismo e contra a intolerância religiosa que vivem historicamente as religiões de matriz africana, bem como todo preconceito contra o povo negro, que deve ser constante e diária. Contamos com a participação de toda comunidade”, ressaltou professora Eliane Anselmo.
Feira Afro e Étnico-racial
Hora: 09h às 17h
Local: Largo da Estação das Artes
Organização: Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), PROEX, PMM
Informações: @semjidhrn @proexuern @prefeiturademossoro
III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-ameríndias de Mossoró
Hora: 13h
Local: Estação das Artes Elizeu Ventania
Organização: Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Amerindias de Mossoró, NEABI/UERN
Apoio: PPGCISH/UERN, POSENSINO/UERN, Secretaria de Cultura PMM, FJA, GRUESC/UERN, GAMA/RN, REJOMATE/RN, Ìgbín Ateliê de Lembranças, Ilê Axé Dajô Obá Ogodô, Coletivo Terreiros em Ciranda, CIA Bagana de Teatro, Muzenza CIA de Teatro, CIA Escarcéu de Teatro
Informações: @forumterr
Cortejo da (Re)Existência
Hora: 17h
Local: Entorno da Estação das Artes
Organização: Fórum de terreiros, NEABI
Informações: @neabiuern @forumterr
Louvação a Baobá
Hora: 18h
Local: Praça Cícero Dias
Organização: Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Amerindias de Mossoró, NEABI/UERN
Informações: @forumterr
Roda de Capoeira
Hora: 20h30
Local: Praça Cícero Dias
Organização: Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Amerindias de Mossoró, NEABI/UERN
Fonte: Adneison Severiano / PMM
Tags: