Inep aplica hoje e no próximo domingo o Exame Nacional do Ensino Médio, versões impressa e digital. Em Mossoró, 7.934 participantes estão aptos a realizarem o exame, número bem menor em relação ao exame 2020. Veja todas as informações sobre o certame
Edinaldo Moreno/Da Redação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aplica hoje (21) e no próximo domingo (28) o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), versões impressa e digital. Em Mossoró, 7.934 participantes estão aptos a realizarem o exame.
O número é bem menor do que o registrado no Enem, versão 2020, e realizado no início deste ano. Naquela oportunidade, 15.225 pessoas estavam aptas a participaram do exame nacional. O Enem 2021 teve queda de 92% em relação ao Enem 2020.
Os estabelecimentos também reduziram de um ano para o outro. Para o certame 2021 são apenas oito contra 20 que receberam os candidatos a uma vaga em universidades públicas e privadas que aceitam a nota do ENEM como ingresso.
Neste ano são 322 salas espelhadas pelo Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Escola Estadual Jerônimo Rosado, Colégio Diocesano, Campus Mossoró da Universidade Potiguar (UNP), Campus Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Colégio Mater Christi.
Dos 7.934 participantes do exame neste ano, 789 estarão alocados na UERN, 550 no Abel Coelho, 1.933 na Ufersa, 510 no Jerônimo Rosado, 567 no Diocesano, 2.270 na UNP, 1.050 no IFRN e 790 no Mater Christi.
O Enem é realizado em dois dias de aplicação e é composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento — ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e linguagens, códigos e suas tecnologias — e uma redação.
Em 2021, o Enem impresso e o Digital serão aplicados nas mesmas datas e terão itens de prova iguais, além do mesmo tema de redação. No primeiro dia do exame, os participantes terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.
Já no segundo dia de exame, no próximo domingo, dia 28 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração. Os participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional aprovado terão uma hora a mais, em cada dia do exame, para responderem às provas.
SISU 2022
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com as assessorias de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sobre o número de vagas que serão disponibilizadas para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) para 2022.
A comunicação da Ufersa informou que a instituição federal vai disponibilizar para a primeira edição do Sisu 2022 o total de 2.710 vagas. Já a assessoria da UERN informou que ainda não foi divulgado o edital de vagas iniciais para o Enem 2021.
RIO GRANDE DO NORTE
Em todo o Rio Grande do Norte, são 73.151 potiguares estão inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
O número de inscrições deste ano representa uma redução de mais de 43% em comparação a 2020, quando 129.102 pessoas se cadastraram para fazer a prova no estado.
Os dados abrangem tanto os candidatos inscritos para as provas impressas (71.642) como os que optaram pelo Enem no formato digital (1.499).
BRASIL
De acordo com o Inep, 3.109.762 participantes estão inscritos em todo o país para participarem do Enem 2021, sendo 3.040.871 para a versão impressa e 68.891 para a digital.
Os inscritos que farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 terão o documento disponibilizado em data mais próxima à realização do exame, ainda a ser divulgada.
2ª APLICAÇÃO
Os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
BOX
– 8 LOCAIS DE PROVAS
UERN – CAMPUS MOSSORÓ (789 CANDIDADTOS ALOCADOS – 54 SALAS DISPONIBILIZADAS)
EE PROF. ABEL FREIRE COELHO (550 CANDIDATOS ALOCADOS – 23 SALAS DISPONIBILIZADAS)
UFERSA (1.933 CANDIDATOS ALOCADOS – 67 SALAS DISPONIBILIZADAS)
EE JERÔNIMO ROSADO (510 CANDIDATOS ALOCADOS – 118 SALAS DISPONIBILIZADAS)
COLÉGIO DIOCESANO (567 CANDIDATOS ALOCADOS – 40 SALAS DISPONIBILIZADAS)
UNP – CAMPUS MOSSORÓ (2.270 CANDIDATOS ALOCADOS – 72 SALAS DISPONIBILIZADAS)
IFRN – CAMPUS MOSSORÓ (525 CANDIDATOS ALOCADOS – 24 SALAS DISPONIBILIZADAS)
COL MATER CHRISTI (790 CANDIDATOS ALOCADOS – 24 SALAS DISPONIBILIZADAS)
CONTINUAÇÃO CAPA PÁGINA 2
Título: INEP orienta participante a não comparecer ao local de prova se apresentar sintoma de Covid-19
Legenda: A medida vale para quem apresentar sintoma de Covid-19 na semana que antecede ao primeiro ou o segundo dia do exame
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) orienta ao participante que apresentar sintoma de Covid-19 na semana que antecede ao primeiro ou o segundo dia do exame de não comparecer ao local de prova.
Segundo o instituto, o participante poderá solicitar reaplicação da prova. O INEP explica que o procedimento deve ser realizado pela Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, com anexo da documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.
A mesma orientação vale para quem estiver com: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
O órgão federal, como medida de prevenção à Covid-19, informou que seguirá protocolo de biossegurança durante a aplicação do exame. Será obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova o uso da máscara de proteção.
Ela deve cobrir totalmente nariz e boca. Somente será permitida a retirada da máscara no momento de identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para se alimentar. É permitido que o participante leve máscara reserva para trocar durante a aplicação, bem como frasco de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos.
O Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo. Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.
Tags: