Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 11h45 | 28 Nov 2021 | redação Festa de Santa Luzia inicia na sexta-feira, 3; veja progração completa

Crédito da foto: Arquivo Santa Luzia, padroeira de Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Considerada uma das maiores festas religiosas da região Nordeste, a festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, volta a acontecer no formato presencial, neste ano de 2021. Com o objetivo de reunir os fiéis por meio da fé e da devoção à Virgem de Siracusa, as comemorações deste ano terão como tema “Igreja, Comunidade, Casa da Palavra e da Missão”.

A abertura dos festejos ocorre na próxima sexta-feira, 3 de dezembro, com o show de Padre Nunes, que sempre está presente nas celebrações da padroeira de Mossoró. O show vai acontecer no adro da Catedral, após a missa que dá início aos festejos.

De acordo com a programação divulgada pela Paróquia de Santa Luzia, as novenas acontecerão a partir do sábado, 4 de dezembro, e seguem até o dia 12. Nestes dias, sete Bispos participarão das celebrações, incluindo Dom Mariano Manzana, Bispo da Diocese de Mossoró.

Os demais Bispos compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos dias que participarem dos festejos, eles farão pregações e terão como centro a Palavra de Deus. Na abertura da festa, estarão presentes Dom Mariano Manzana e Dom Limacêdo Antônio da Silva, Bispo auxiliar de Olinda e Recife, no Pernambuco.

O vigário geral da Diocese de Santa Luzia e coordenador dos festejos da padroeira de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo, reforça que neste ano, a programação da festa será inteiramente presencial e que os fiéis encontrarão uma programação diversificada, que inclui todos os públicos. Além disso, a programação desse ano inclui duas procissões.

“Teremos todas as atividades da festa e a realização das duas procissões no encerramento, dia 13. A Procissão da Luz, à meia-noite, quando a imagem oficial de Santa Luzia será conduzida para a Matriz de São José, em alusão ao ano dedicado a São José, e teremos a tradicional procissão, às 17h, saindo da Capela de Mãe Rainha, no Ulrick Graff, Paróquia de São Manoel, em direção à Catedral, com o cerimonial de encerramento, bênção do Santíssimo, descerramento das bandeiras e o show de prêmios”, informa padre Flávio Augusto.

Ao todo, serão 13 dias de festejos e demonstração de fé e devoção à Santa Luzia. O pároco da Catedral explica que, embora a Diocese tenha optado pela realização da festa da padroeira, a população precisa redobrar os cuidados, uma vez que a pandemia não acabou. Ele ressalta também que, em todas as atividades, será exigido o uso de máscara e de álcool.

“Queremos todos de máscaras, tragam seu álcool em gel e a sua disponibilidade de rezar e entender mais e mais a mensagem de Deus, que é a Boa Nova que nos converte e nos enche de esperança em tempos tão difíceis, reavivando os nossos corações”, afirmou o sacerdote.

Embora os festejos de Santa Luzia iniciem apenas na sexta-feira, 3 de dezembro, as celebrações já começaram há algum tempo. Desde o mês de setembro, a imagem da padroeira de Mossoró está em peregrinação pelos bairros da cidade, e visitou também algumas cidades do Rio Grande do Norte, como Caicó, Acari, Jucurutu e Florânia. Além de igrejas, a imagem também está passando por empresas, escolas e casas de fiéis.

Como foi informado por padre Flávio Augusto, a programação deste ano é eclética, incluindo, jogos, torneios, sorteios e momentos de confraternização. No dia 5 de novembro, foi iniciado o Torneio Esportivo de Santa Luzia, com equipes disputando vários tipos de jogos. O encerramento desta atividade se dá no domingo, 5 de dezembro.

Além disso, já está funcionando desde o dia 16 de novembro, a Lojinha de Santa Luzia, com artigos religiosos que podem ser comprados pela população. Localizada no Largo Monsenhor Huberto Bruening, na lateral da Catedral, a partir do dia 3 de dezembro até o dia 13, a lojinha ficará aberta das 8h às 21h30.

Do dia 3 ao dia 12 de dezembro, quem for à festa de Santa Luzia também poderá desfrutar do momento de convivência fraterna, um espaço reservado ao lado da Catedral para as ações sociais.

Durante todos os dias da festa, serão celebradas missas e novenas, tanto na Catedral de Santa Luzia quanto em capelas nas zonas rural e urbana da cidade. Além disso, a programação contempla adorações ao Santíssimo Sacramento. Em cada noite de novenário, uma comunidade será a responsável pela organização das atividades.

BOX

Confira a programação cultural do evento: 

 

DIA 3/12

09h -Abertura Oficial da Festa de Santa Luzia

21h – Show com Padre Nunes

 

DIA 4/12

11h – II Leilão da Luz

Local: Restaurante Buscapé Budd

16h – I Corrida Kids

Local: Colégio Diocesano/Faculdade Católica do RN

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

 

DIA 5/12

5h30 – XIV Corrida da Luz

Saída: Catedral de Santa Luzia

7h - XV Cavalgada da Luz

Saída: Pesque e Pague dos Santos - Pintos

Chegada: Capela Nossa Senhora Aparecida – Rincão

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

 

DIA 6/12

9h – Sessão Solene de Santa Luzia

Local: Câmara Municipal de Mossoró

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

 

DIA 7/12

 17h30 – Palco Luz - Música religiosa

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

 

DIA 8/12

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

18h – Procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

          Procissão saindo da Igreja Matriz de São José

19h15 – Encontro das imagens de Nossa Senhora da Conceição e São José em frente à Catedral de Santa Luzia, encerrando o Ano de São José

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

 

DIA 9/12

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

 

DIA 10/12

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo       

 

DIA 11/12

14h - V Caminhoneiros da Luz

Saída: Aeroporto Dix-Sept Rosado

Chegada: Largo da Capela Divino Pai Eterno – Nova Mossoró

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

 

DIA 12/12

6h – XII Pedalada da Luz

Saída: Matriz de Nossa Senhora de Fátima – Abolição II

Chegada: Catedral de Santa Luzia

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

19h – XIII Moto Romaria

Saída: Motoeste Honda

Chegada: Catedral de Santa Luzia

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

21h – Show no Adro da Catedral – Renno Poeta

00h – Procissão da Luz

 

DIA 13/12 – Dia de Santa Luzia

8h – II Revoada da Luz

Local: Aeroporto Dix-Sept Rosado Mossoró

17h – Procissão de Santa Luzia

Saída: Capela Mãe Rainha – Ulrick – Graff

Cerimonial de Encerramento

6º Grande Sorteio de Santa Luzia

Local: Catedral de Santa Luzia

 

Festa de Santa Luzia terá estande de vacinação

 

A festa de Santa Luzia vai começar, oficialmente, na próxima sexta-feira, 3 de dezembro, e, além de ser sinônimo de fé e devoção, os festejos deste ano serão também sinônimo de empatia e de amor ao próximo. Isso porque, além da programação voltada para todos os tipos de público, a Paróquia de Santa Luzia também anunciou que colocará à disposição dos fiéis um estande de vacinação contra a Covid-19, durante a festa.

 

Essa ação é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Com a iniciativa, o estande estará disponível para toda a comunidade e será instalado nas imediações da Catedral. O objetivo da ação é incentivar a vacinação das pessoas que não tomaram a primeira dose ou que estão com a segunda dose em atraso.

Padre Flávio Augusto, pároco e coordenador da festa, fala sobre a campanha.

Essa não é a primeira ação que a Paróquia de Santa Luzia faz como forma de incentivo à vacinação. No dia 19 deste mês, foi lançado o “Dia D”, mobilizando todas as paróquias, que abrangem 56 municípios da Região Oeste, no incentivo à vacinação. Por meio dessa ação, os padres levarão seus testemunhos durante as missas, conscientizando os fiéis sobre a importância e eficácia das vacinas.

Para a campanha, foram produzidos sete vídeos com depoimentos de pessoas que sofreram com a doença, como o próprio pároco da Catedral de Santa Luzia, Padre Flávio Augusto Forte Melo, a radialista Solange Santos e o médico Diogo Brito. Participação também do jornalista Saulo Vale, que perdeu um familiar vítima do vírus, da enfermeira Jéssica Saraiva, que atuou na linha de frente, e da estudante Bia Gurgel. O bispo diocesano Dom Mariano Manzana, que já tomou as três doses da vacina, também participa dos depoimentos.

Tags:

Santa Luzia
Mossoró
religião
Igreja Católica
fiéis
Diocese de Mossoró

voltar