Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Na última sexta-feira, 3 de dezembro, os mossoroenses foram pegos de surpresa por uma chuva inesperada ocorrida no meio da tarde e que provocou alagamentos em alguns pontos da cidade. A surpresa se dá porque, historicamente, o período chuvoso é iniciado apenas no mês de janeiro, se estendendo até março ou abril.
De acordo com o professor formado na área de Ciências Exatas e Naturais, Alciomar Lopes, essa precipitação é prenúncio de um bom período chuvoso na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Ele informou também que a previsão meteorológica é de que ocorram chuvas isoladas nos próximos dias.
Ainda de acordo com o professor, a chuva ocorrida no dia 3 de dezembro registrou um índice pluviométrico de 15,4 milímetros. Ele revelou ainda que essas precipitações fora do “período chuvoso” ocorrem devido à atuação do fenômeno natural chamado La Niña, que provoca o resfriamento do Oceano Atlântico.
“Estamos observando, desde o mês de setembro, início da primavera, o resfriamento do Oceano Atlântico, provocado pela incidência do La Ninã. A temperatura do nosso Oceano Atlântico é quente e a massa de ar frio que vem do Oceano Pacífico está descendo para a nossa região e está provocando um aumento da umidade relativa do ar, que se transforma em nuvens”, informa Alciomar Lopes.
O professor comenta que os efeitos do La Niña no Oceano Atlântico vêm ocorrendo de forma mais intensa desde o mês de outubro. “O último estudo é de que estamos com a La Niña moderado, com 50% de possibilidade. E é isso que está provocando as precipitações, e a previsão é de que teremos um inverno até fevereiro”, comenta.
Apesar dessas previsões, um estudo preliminar aponta que o fenômeno da La Niña pode ser intensificado a partir do mês de março, chegando a possibilidade de incidência de 87%. “A partir de março, existe um estudo afirmando que o La Niña vai se intensificar e chegar até 87% de possibilidade. Então, se hoje, com 50%, já estamos registrando algumas chuvas, imagine com a possibilidade bem acima da atual. Mas, as perspectivas, até o momento, são de que a gente tenha um bom inverno, com chuvas dentro ou acima da média”, explica.
Diante dessa boa expectativa para o inverno, o professor Alciomar Lopes informou que já entrou em contato com a Secretaria de Agricultura para que eles possam intervir junto aos agricultores e eles possam aproveitar o período chuvoso. “Estamos bastante otimistas com o período chuvoso. Já conversei com o pessoal do Semear para que eles comecem a agir para que não percam o período chuvoso, que promete ser muito bom”, informa.
Tags: