Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h15 | 08 Dez 2021 | redação Aulas presenciais da Ufersa retornarão em 17 de janeiro , decide Consepe

Crédito da foto: Arquivo Campus da Ufersa em Mossoró

O Conselho de Ensino, Pesquisa e extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – CONSEPE/UFERSA – mantém o calendário acadêmico confirmando o retorno presencial das aulas em todos os quatro campi da Universidade no dia 17 de janeiro. A decisão foi aprovada nesta segunda-feira, 6 de dezembro, depois de amplamente debatida na 3ª reunião extraordinária do Conselho que durou mais de 7 horas.

O CONSEPE também aprovou as diretrizes para a retomada do ensino presencial de forma gradual e segura nos cursos de graduação da Ufersa. “Quero agradecer o empenho da comunidade acadêmica na discussão da normativa e no comprometimento que teve para esse retorno”, afirmou a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira.

Entre os principais pontos aprovados ficou decidido que as aulas e atividades didático/pedagógicas deverão ser ofertados em uma das modalidades: presencial, não presencial ou a combinação das atividades presenciais e não presenciais, mediante uso de tecnologias da informação e comunicação. Quanto ao número de estudantes nas turmas não deve ultrapassar a capacidade do espaço físico.

“Poderão realizar atividades de forma não presencial ou mediante combinação das atividades presenciais e não presenciais, respeitando-se as especificidades das práticas pedagógicas de cada área do conhecimento”, adiantou a pró-reitora de graduação, professora Kátia Cilene.

Um ponto importante é que para o acesso aos espaços físicos será obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação válido e atualizado que comprove, no mínimo, duas doses de vacina ou dose única nos casos específicos.

Aos discentes regularmente matriculados, pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) em articulação com as Coordenações de Assistência Estudantil dos campi, ficou acordado que não haverá cancelamento de curso do tipo abandono (não realização de matrícula em componente curricular ou não trancamento) no semestre letivo 2021.2.

Tags:

Ufersa
Consep
aulas
pandemia
Mossoró
ensino superior

voltar