Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
Levantamento do Laboratório de Inovação em Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), solicitado pelo JORNAL DE FATO, mostra que o mês de dezembro de 2021 teve o menor número de óbitos em decorrência da Covid-19 juntamente com setembro do mesmo ano.
De acordo com o instituto, os meses citados tiveram apenas uma morte cada provocada pelo SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. A pandemia do novo coronavírus foi decretada em março de 2020. As primeiras mortes também começaram a acontecer no terceiro mês do ano retrasado.
O estudo mostrou que Mossoró acumula desde o início da pandemia 596 vítimas da doença. Em 2020, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte contabilizou 270 óbitos motivados pelo vírus. No ano passado, esse número cresceu para 326. O ano de 2021 registrou aumento de pouco mais de 20% em relação a 2020 com os 56 óbitos a mais.
Mossoró teve dois períodos nesta pandemia com o maior número de mortes num espaço de tempo de quatro meses. O maior aconteceu entre março de 2021 a junho do mesmo ano. Esse período registrou 257 mortes, inclusive teve o mês com o maior número de mortes relacionado à doença durante toda a pandemia.
O mês com a maior quantidade de óbitos em Mossoró ocorreu em abril. O quarto mês do ano contabilizou 96 vítimas. Ainda neste espaço de quatro meses, maio somou 61 mortes e os meses de março e junho tiveram 50 falecimentos, cada, provocados pela Covid-19.
O outro período com um grande número de mortes registradas foi entre maio e agosto de 2020. Houve neste espaço 191 pessoas mortes em decorrência do coronavírus. Junho teve 61 óbitos pela doença. Na sequência aparece julho (52), maio (45) e agosto (33).
ÚLTIMO ÓBITO
De acordo com informações repassadas pelo LAIS/UFRN, a última morte registrada em Mossoró ocorreu em 9 de dezembro. A vítima foi uma mulher de 52 anos. Portanto, faz 24 dias que a cidade não registra óbito pela doença.
O LAIS também explica que, segundo os dados da SESAP, o Rio Grande do Norte não registra óbito por Covid-19 desde o último dia 12 do mês passado.
“Porém, acreditamos que existe um certo número de óbitos em investigação, visto que algumas mídias locais têm reportado casos de óbito em seus municípios”, esclareceu.
Tags: