Nas últimas duas semanas, a busca pelas vacinas contra a Influenza aumentou de forma significativa em Mossoró, após o crescimento dos casos de doenças virais no município e em todo o estado do Rio Grande do Norte. As doses já estão faltando nas UBSs
Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Nas últimas duas semanas, a busca pelas vacinas contra a Influenza aumentou de forma significativa em Mossoró, após o crescimento dos casos de doenças virais no município e em todo o estado do Rio Grande do Norte. Esse crescimento acima do normal está fazendo com que muitas Unidades Básicas de Saúde (UBS) já registrem a falta do imunizante.
De acordo com o coordenador do setor de imunizações do Município, Etevaldo de Lima, das 47 unidades de saúde de Mossoró, pelo menos 30 ainda dispunham das vacinas contra Influenza, até a tarde da última quinta-feira, 6. O número de unidades com estoque de vacinas pode reduzir ainda nesta sexta-feira, 7, já que a procura pelo imunizante ainda está em alta.
Etevaldo de Lima explica que, caso o estoque das unidades acabe, é necessário aguardar um novo envio de doses por parte do Ministério da Saúde. Ele lembra ainda que essas doses fazem parte da campanha de vacinação de 2021, iniciada no mês de abril para o público-alvo e ampliada em meados de agosto para a população em geral.
“É importante lembrar que essas doses foram enviadas desde o mês de abril pelo Ministério da Saúde para a campanha de imunização do público-alvo (idosos, crianças, gestantes, entre outros). Diante da baixa procura pela vacina contra a Influenza, o Ministério abriu a campanha de vacinação para todos os brasileiros, a partir dos seis meses de vida. Essa ampliação ocorreu em meados de agosto e, mesmo assim, a busca pelas vacinas continuou baixa”, comenta.
O coordenador de imunizações de Mossoró explicou que o município dispõe hoje dessas doses porque houve um estoque prévio de vacinas. “Nesse período em que ocorria a baixa procura pelas vacinas, a Regional de Saúde enviava as doses e eu decidi fazer um estoque, já que outros municípios não demonstravam interesse. Consegui estocar 20 mil doses da vacina contra a Influenza, nesse período. Então, as doses que estão disponíveis hoje nas UBSs e nos pontos extras de vacinação são provenientes desse estoque”, relata.
Etevaldo de Lima alerta que a previsão é de que, em muitas unidades, as doses acabem ainda neste fim de semana. O coordenador do setor de imunizações informa também que algumas doses estão sendo remanejadas para locais onde há o maior fluxo de pessoas. “Algumas unidades têm uma quantidade maior de doses e menor procura. Então, estamos remanejando algumas doses para locais com maior fluxo, como o Oitava Rosado Mall, UBS Centro Clínico Evangélico, e outros locais com muito movimento”, explica.
Diante da grande procura de última hora e do baixo estoque de doses, muitos mossoroenses não devem conseguir se vacinar nesse primeiro momento. Etevaldo de Lima explica que essa campanha de vacinação referente ao ano de 2021 tem validade até 31 de janeiro. Ou seja, até essa data o Ministério da Saúde pode enviar mais lotes do imunizante, dependendo da demanda dos municípios.
“Infelizmente, as pessoas só deixaram para procurar os pontos de vacinação quando começaram a ver o aumento dos casos de gripes e de Influenza, causando essa correria nas últimas semanas. Isso gera filas e a falta de imunização de muitas pessoas. A campanha segue até o dia 31 de janeiro, então se o Ministério da Saúde ainda for enviar as doses solicitadas, será até essa data. Se as pessoas tivessem procurado pelas vacinas antes, teríamos uma melhor logística para a solicitação e chegada dos imunizantes”, informou Etevaldo de Lima.
A campanha 2022 da vacina contra a Influenza está prevista para ser iniciada no mês de abril, com a vacinação, primeiramente, do grupo prioritário. “Não existe a garantia de que a campanha de 2022 será aberta para o público em geral. Mas, caso ela seja ampliada é fundamental que a população se vacine, mesmo que tenha sido imunizado na campanha de 2021”, informa o coordenador de imunizações.
De acordo com Etevaldo de Lima, as próximas vacinas podem ser diferentes das atuais. “Os fabricantes analisam as cepas dos vírus que estão em maior ocorrência no mundo e fazem o imunizante para protegê-las. A vacina atual contra a Influenza protege contra os tipos A H1N1, A H3N2 e o tipo B Sazonal. As próximas vacinas podem proteger contra outros tipos de influenza, por isso, é fundamental estar com a vacinação em dia. Importante lembrar que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir contra surtos e epidemias”, alerta.
Alguns pontos de vacinação da cidade, como o Oitava Rosado Mall, estão vacinando uma média 350 pessoas por dia, contra a Influenza. O coordenador do setor de imunizações disse que também vem sendo registrado o aumento do número de vacinas aplicadas contra a covid-19. “Estávamos vacinando uma média de 800 a 1 mil pessoas por dia contra Covid. Nessa semana, o número médio subiu para 2 mil vacinas diárias”, conclui.
Tags: