Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 18 Jan 2022 | redação Vacinação de crianças acontece em 11 unidades básicas de saúde e Faculdade de Enfermagem

Crédito da foto: Allan Phablo / PMM Davi Guilherme, com a mãe Midya Paula, foi a primeira criança vacinada em Mossoró

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Onze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) são pontos disponibilizados pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades e deficiências.

De acordo com a pasta municipal, as unidades básicas escolhidas para a vacinação deste público são a UBS Lucas Benjamim, UBS Conchita Ciarlini, UBS Luiz Escolástico, UBS Helênio Gurgel, UBS Francisco Nazareno, UBS José Holanda, UBS Antônio Camilo, UBS Maria Soares, UBS Mário Lúcio, UBS Chico Costa e UBS Centro Clínico Evangélico.

Além destes pontos, outro local que terá aplicação da dose pediátrica será a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN-RN). A Faculdade está localizada à Rua Dionísio Filgueira, bairro Centro, proximidades da Reitoria da UERN. A vacinação neste local será das 8h às 13h.

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte foi o primeiro município a iniciar oficialmente a imunização desta faixa etária no território potiguar no último fim de semana. Entre sábado (15) e domingo (16), o município aplicou 188 doses pediátricas, segundo levantamento da SMS. Deste total, 139 foram aplicadas no sábado e 49 no domingo.

“Eu vinha acompanhando as notícias sobre a vacinação e quando foi liberada aqui em Mossoró já levamos Gabriel logo no primeiro dia”, disse a educadora Rafaela Gurgel, que vacinou seu filho Gabriel Gurgel logo no primeiro dia de imunização contra o novo coronavírus para a faixa etária.

Ela contou que o seu filho tem 7 anos e tem autismo e não apresentou nenhuma reação ao imunizante. “Depois que ele foi vacinado, eu e meu esposo ficamos observando, mas Gabriel não apresentou nenhuma reação ao imunizante e agora vamos aguardar para ele tomar a segunda dose”, completou.

O pequeno Davi Guilherme foi a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Mossoró. Ele tomou a primeira dose da vacina também no último sábado na UBS Maria Soares, no bairro Alto de São Manoel.

“Fiquei muito emocionada quando vi meu filho tomar a primeira dose da vacina. Só Deus sabe como é que está meu coração. Ele está bem apertadinho”, disse a mãe de Davi, Midya Paula, bastante emocionada. O menino tem sete anos e tem cardiopatite congênita. A segunda dose da vacina para as crianças deve ser administrada 56 dias após a 1ª dose.

Como comorbidades entende-se crianças com cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.

O Ministério da Saúde entende como fatores de risco obesidade e comorbidades, diabetes, asma, doenças cardíacas e pulmonares e doenças neurológicas, distúrbios do desenvolvimento neurológico e doenças neuromusculares.

Mossoró recebeu na última sexta-feira (14) o quantitativo de 1.710 doses pediátricas. Em nota técnica divulgada também na última sexta, a Secretaria de Estado da Saúde Pública informou que, por ser um baixo número de doses enviadas nesta primeira remessa, a orientação era de que os municípios iniciassem a vacinação por crianças com comorbidades e deficiência.

Segundo a pasta estadual, a estratégia é que a vacina seja oferecida a esta faixa etária de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas e em seguida para os grupos etários (inicialmente as de 5 anos, seguindo em ordem crescente até as de 11 anos) baseando-se no cenário epidemiológico do Estado do Rio Grande do Norte.

Tags:

Mossoró
vacinação
criança
saúde
Covid-19

voltar