Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 25 Jan 2022 | redação No primeiro dia de testagem, mais de 50% das pessoas deram positivo para Covid-19

Crédito da foto: Jornal de Fato Fila no lado de fora do Ginásio Pedro Ciarlini onde funciona o centro de testagem de Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta segunda-feira, 24, o Ginásio Pedro Ciarlini voltou a ser utilizado como centro de testagem para covid-19. A indicação é que os mossoroenses que apresentam sintomas gripais leves compareçam ao local para realizar a triagem e, em seguida, o teste. O primeiro dia de testagem foi marcado por longas filas e a distribuição de mais de 1 mil fichas, somente no período da manhã.

Antes da abertura dos portões, às 8h, muita gente já aguardava a distribuição das fichas na frente do ginásio. Por volta das 10h, a fila de pessoas já se estendia pela lateral do novo centro de testagem, chegando até a esquina. Algumas pessoas reclamaram da demora no atendimento, gerando um desconforto que era agravado pelo calor e pela grande quantidade de pessoas com sintomas e aglomeradas na fila.

Por volta das 11h, a fila diminuiu e o atendimento passou a ser realizado de forma mais rápida. Ao meio-dia, Morgana Dantas, secretária de Saúde do Município, concedeu entrevista à Rádio Rural e informou que, diante da grande procura pelos testes, realmente houve demora no atendimento, uma vez que muitos profissionais da saúde estão doentes, o que reduziu o número de pessoas trabalhando no local.

“Nós tivemos demora em alguns atendimentos porque o número de profissionais que trabalharam pela manhã realmente foi abaixo do ideal para a grande demanda, mas já buscamos o reforço de profissionais que estão de folga para trabalhar nesses primeiros dias de testes, enquanto os demais trabalhadores se recuperam”, informou Morgana Dantas na entrevista.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde informou que o Centro de Testagem iniciou o dia com 10 pessoas na triagem. No final do dia, havia 15 profissionais nesse setor, que é onde se realiza a notificação. No início dos atendimentos, havia quatro pessoas realizando os exames e, durante à tarde, oito pessoas faziam os procedimentos.

Também no início dos atendimentos, havia um médico no local, e, durante à tarde, dois. “Esse panorama se deve ao número de profissionais adoecidos, o que impediu a Prefeitura de Mossoró de deslocar mais profissionais para o local e de iniciar a testagem em massa no ginásio ainda na semana passada”, informou a assessoria.

A secretária informou ainda que a movimentação foi intensa, especialmente por ser uma segunda-feira. “Nas segundas-feiras nós já vínhamos tendo uma procura, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), maior por atendimento médico e pela realização dos testes para covid-19. No ginásio a realidade não foi diferente, já que no período da manhã já tinham sido distribuídas mais de 1 mil fichas”, informa.

Outra informação divulgada pela secretária é de que, aproximadamente 50% dos testes feitos nesta segunda-feira tiveram resultado positivo. "Realizados hoje já temos uma média de mais de 50% dos exames dando positivo. Essa cepa nos mostrou isso, um alto índice de transmissibilidade que, graças a Deus e à vacina, não temos tido tantos casos críticos e de óbitos como a gente já viu ano passado", informou na entrevista.

Os mossoroenses que apresentarem sintomas gripais considerados leves podem procurar o Ginásio Pedro Ciarlini, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A indicação é de que o teste seja realizado em pacientes que estejam com os sintomas há pelo menos três dias e, no máximo, cinco dias. Morgana Dantas alertou para a necessidade de respeitar esse período para não comprometer a eficácia do resultado. 

“A Secretaria tinha 20 mil testes. Com a grande demanda dessa segunda, essa quantidade vai ser reduzida para menos de 19 mil. Até quarta-feira, 26, o Ministério da Saúde deve enviar mais 20 mil testes. Mas é importante que a população só busque as unidades para a realização dos testes com os sintomas gripais e dentro desse período de 3 a 5 dias com sintomas. É bom lembrar que falta matéria-prima para os testes e que, na rede particular, ele já está em falta”, informa.

O paciente que se dirige até ao Ginásio Pedro Ciarlini passa por uma triagem para averiguar se os sintomas estão ocorrendo dentro desse período de tempo. Caso esteja, o paciente é encaminhado para a fila da notificação compulsória, para realizar a coleta swab. Caso o resultado seja positivo, ele passa pelo médico que vai atestar a medicação correta e, se necessário, passar o atestado para que esse paciente cumpra o isolamento.

Além do ginásio Pedro Ciarlini, os pacientes com sintomas gripais mais fortes podem se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos bairros Santo Antônio, Alto de São Manoel e Belo Horizonte. As equipes das UPAs estão orientadas a fazer o teste de covid em casos emergenciais, quando os sintomas são mais agravados. Nelas, os pacientes passarão pelo médico, que vai ver a necessidade de realização dos testes.

 

Tags:

Mossoró
Covid-19
testagem
saúde pública
pandemia

voltar