Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h00 | 05 Fev 2022 | redação Ufersa prorrogou o trabalho remoto dos servidores por duas semanas

Crédito da foto: Arquivo Entrada do campus da Ufersa em Mossoró

Respaldada na nota de recomendação do Comitê Permanente de Biossegurança, emitida na última quarta-feira, 2, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), decidiu suspender por mais duas semanas o retorno das atividades presenciais dos servidores técnicos-administrativos. Com a decisão, a data que estava marcada para a próxima segunda-feira, 7, passou para o dia 18 de fevereiro.

O Comitê Permanente de Biossegurança da Ufersa orientou a instituição a manter suspensas as aulas presenciais, pelo menos até o dia 28 de fevereiro. A justificativa dada para a recomendação é o agravamento da pandemia com o aumento do número de casos da Covid-19 e Síndromes Gripais, predominância da variante Ômicron que apresenta alto índice de contágio, a superlotação na rede hospitalar e o registro no número de óbitos.

Outro alerta do Comitê Permanente de Biossegurança é a taxa de transmissibilidade que vem sendo registada nos municípios onde estão instalados os campi da Universidade (Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros). Dessa forma, as atividades administrativas presenciais vão permanecer suspensas com o retorno marcado para o dia 21 de fevereiro. Os serviços considerados essenciais continuam de forma presencial.

Essa é a segunda vez que a Ufersa prorroga o retorno das atividades presenciais. No final de janeiro, quando a data de retorno seria no dia 31, a universidade atendeu a recomendação do Comitê e suspendeu, até o dia 7 de fevereiro as atividades consideradas não essenciais nos campi.

Até essa sexta-feira, 4, o trabalho foi realizado no formato remoto (não presencial). A exceção ocorreu com os serviços de manutenção, engenharia, limpeza, vigilância, almoxarifes, recepcionistas, motoristas, tradutor, intérprete de Libras, auxiliar de enfermagem, designer gráfico e técnico em automação. Com a nova decisão, haverá a continuidade do formato que estava sendo adotado desde o final de janeiro.

A recomendação é para o máximo de atividades aconteça de forma remota, evitando desta forma o contato de pessoas e a consequente proliferação de contágios. “Com relação às atividades de pesquisas, continua a recomendação para que aconteçam apenas aquelas que necessitem impreterivelmente de forma presencial como, por exemplo, o setor de alimentação dos animais e atendimento interno e urgências do Hospital Veterinário, bem como do atendimento do Ambulatório de Medicina”, informa a universidade.

Na decisão tomada na última quarta-feira, 2, o Comitê Permanente de Biossegurança manteve o calendário acadêmico aprovado pelo Consepe para o semestre 2021.2, mas recomenda a transferência das aulas presenciais não essenciais do dia 14 para o dia 28 de fevereiro. A decisão sobre a permanência do ensino remoto será tomada na próxima terça-feira, 8, pelo Consepe.

“Para os estudantes que não são oriundos de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, a orientação é para a manutenção do planejamento para o retorno presencial. O Comitê reforça ainda para as medidas preventivas como o uso de máscaras adequadas cobrindo o nariz e a boca; o distanciamento social; lavagem e higienização das mãos e, a vacinação”, informou o Comitê.

 

Tags:

Mossoro
RN
Ufersa
Universidade

voltar