Por César Santos / Jornal de Fato
Mossoró, mais uma vez, será um celeiro de candidatos nas eleições de 2022. Com mais de 175 mil eleitores, o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte terá algo em torno de duas dezenas de nomes para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, todos com atuação na cidade. Também será destino de dezenas de candidatos de outras regiões do Estado, principalmente do Oeste.
O cenário não é novidade, sempre foi assim e tem se ampliado a cada eleição, acompanhando o crescimento do número de eleitores. Os candidatos entendem que ter Mossoró como base eleitoral é um passo considerável para conquistar o mandato e também é vista como importante para completar a votação dos que têm militância político-eleitoral em outras cidades e regiões.
Nas últimas eleições gerais, em 2018, por exemplo, mais de 260 candidatos a deputado estadual tiveram votos em Mossoró, desde a primeira colocada na cidade, a mossoroense Larissa Rosado (PSDB), que recebeu 17.753 votos, até o desconhecido Xerife Sarué (PPL), da cidade de Santa Cruz do Inharé, na região do Trairi, que veio buscar 1 voto.
Na disputa para deputado federal, em 2018, pelo menos 95 candidatos tiveram seus números digitados nas urnas eletrônicas de Mossoró, desde o deputado federal mossoroense Beto Rosado (Progressistas), o mais votado com 16.241 votos, até a candidata Uarta Dantas (Patriotas), que tem origem no município de Touros, na região intermediária de Natal.
Para a disputa de 2022, Mossoró já tem mais de 10 nomes à Assembleia Legislativa e pelo menos quatro pré-candidatos à Câmara dos Deputados, todos com origem e atuação na cidade.
A lista para a Assembleia Legislativa é liderada pela deputada Isolda Dantas (PT), candidata natural à reeleição, seguida da vereadora Marleide Cunha, também, do PT. Depois vem os vereadores Tony Fernandes (de saída do Solidariedade), Zé Peixeiro (de saída do Progressistas) e Isaac da Casca (de saída do DC).
Ainda são pré-candidatos a deputado estadual o empresário Jorge do Rosário (de saída do PL) , as ex-vereadoras Sandra Rosado (PSDB) e Aline Couto (PSDB) e o ex-vereador Soldado Jadson (Solidariedade).
A ex-prefeita, ex-governadora e ex-senadora da República Rosalba Ciarlini (Progressistas), embora ainda não tenha assumido de público, caminha para também ser candidata à Assembleia Legislativa. Ela deve definir o projeto político até o final deste mês, conforme afirmam pessoas próximas.
FEDERAL
Na faixa de disputa à Câmara Federal, o deputado Beto Rosado é candidato natural à reeleição. O parlamentar já disse que buscará o terceiro mandato no pleito de outubro. Ele terá a concorrência local do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (Solidariedade), que é apoiado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
Outros dois nomes de Mossoró confirmaram pré-candidaturas à Câmara, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) e o vereador Pablo Aires (PSB).
PRÉ-CANDIDATOS DE MOSSORÓ EM 2022
Deputado Federal
- Beto Rosado (Progressistas)
- Larissa Rosado (PSDB)
- Pablo Aires (PSB)
- Lawrence Amorim (Solidariedade)
Deputado Estadual
- Isolda Dantas (PT)
- Marleide Cunha (PT)
- Rosalba Ciarlini (Progressistas)
- Sandra Rosado (PSDB)
- Aline Couto (PSDB)
- Isaac da Casca (de saída do DC)
- Tony Fernandes (de saída do SDD)
- Soldado Jadson (SDD)
- Jorge do Rosário (de saída do PL)
- Zé Peixeiro (de saída do Progressistas)
Beto Rosado e Larissa foram os mais votados em Mossoró em 2018
Nas eleições de 2018, os mossoroenses Beto Rosado (Progressistas) e Larissa Rosado (PSDB) foram os mais votados para deputado federal e estadual, respectivamente. Prevaleceu a atuação política e a base eleitoral na cidade, que eles trabalham sustentados por grupos políticos tradicionais.
Beto Rosado recebeu 16.241 votos e foi reeleito com 71.092 votos recebidos em todo o Rio Grande do Norte. Os outros candidatos a deputado federal bem votados em Mossoró, na sequência foram: Natália Bonavides (PT), 11.558 votos; Lawrence Amorim (Solidariedade), 10.553; Fernando Mineiro (PT), 9.367; e o General Girão (PSL), com 7.052 votos. Destes, Lawrence e Mineiro não conseguiram sucesso eleitoral.
Para Assembleia Legislativa, Larissa recebeu 17.753 votos em Mossoró, mas a sua votação no estado, 25.909 votos, não foi suficiente para se eleger. Os outros candidatos bem votados pelos mossoroenses foram: Allyson Bezerra (Solidariedade) – 13.095 votos; Jorge do Rosário (PR hoje PL), 12.017; Isolda Dantas (PT) 11.031; Bernardo Amorim (Avante hoje no MDB), 4.543; ex-vereador Flávio Tácito (PPL), 4.279; Souza (PHS hoje no PSB), com 3.073. Destes, apenas Jorge do Rosário e Flávio Tácito não conseguiram se eleger.
Veja os 10 mais votados em Mossoró em 2018
- Larissa Rosado (PSDB) – 17.753 votos
- Allyson Bezerra (SD) – 13.095 * Eleito
- Jorge do Rosário (PR) – 12.017
- Isolda Dantas (PT) – 11.031 * Eleita
- Bernardo Amorim (Avante) – 4.543 * Eleito
- Flávio Tácito (PPL) – 4.279
- Souza (PHS) – 3.073 * Eleito
- Daniel Sampaio (PSL) – 2.881
- Gutemberg Dias (PCdoB) – 2.205
- Coronel André Azevedo (PSL) – 1.910 * Eleito
- Brancos – 7.816 (5,42%)
- Nulos – 18.691 (12,96%)
- Válidos (nominais e legenda) – 117.698 (81,62%)
Tags: