O rosadismo, grupo liderado pela ex-deputada e ex-vereadora Sandra Rosado, está deixando o PSDB. O anunciou oficial foi feito neste sábado, 26, por meio de comunicado assinado pela vereadora Larissa Rosado (veja a nota ao final da matéria), presidente do PSDB Mulher do RN. O próximo partido do grupo deve ser definido no início da próxima semana.
A decisão de sair do PSDB foi tomada após conversa com o presidente estadual do partido, Ezequiel Ferreira de Souza, que também é presidente da Assembleia Legislativa e provável candidato a governador pela oposição. O encontro ocorreu em Natal.
Foi uma conversa amigável e baseada no respeito ao projeto político de cada um. Ezequiel disse que o PSDB não terá nominata à Câmara dos Deputados e confirmou que a chapa à Assembleia Legislativa terá mais de uma dezena de atuais deputados, com isso, não havia espaço para viabilizar o projeto político-eleitoral do rosadismo.
Larissa e Sandra, que são pré-candidatas a deputada federal e estadual, respectivamente, decidiram buscar outro partido que possa beneficiar o projeto eleitoral. Ezequiel entendeu as razões do rosadismo, inclusive, autorizou Larissa a se desfiliar do PSDB sem risco de perder o mandato. Larissa já encaminhou o pedido à Justiça Eleitoral.
Em contato com o Blog do César Santos, na manhã deste sábado, Sandra Rosado disse que o seu grupo tem convites de cinco partidos das mais diferentes matizes, citando o PSB, PCdoB, União Brasil, Pros e PV. “Alguns cenários foram clareados, mas o processo ainda está muito confuso, no entanto, a nossa decisão será tomada logo”, disse.
Sandra não confirmou se a opção será por um partido alinhado ao governo Fátima Bezerra (PT), mas essa possibilidade é bem considerável. Ela, inclusive, adiantou que votará no ex-presidente Lula (PT) para a Presidência da República. “Sou eleitora de Lula”, afirmou.
Sandra Rosado cumpriu três mandatos na Câmara do Deputados (de 2003 a 2014, um mandato na Assembleia Legislativa (1999 a 2002 e um mandato na Câmara Municipal de Mossoró (2017 a 2020). Também foi prefeita de Mossoró entre outubro e dezembro de 1996, sucedendo o tio prefeito Dix-huit Rosado, que morreu quando cumpria a terceira gestão municipal. Agora, nas eleições de outubro, Sandra tentará retornar à Assembleia Legislativa
Larissa Rosado é vereador de primeiro mandato, mas antes foi deputada estadual de quatro mandatos (de 2003 a 2018). Larissa também disputou a Prefeitura de Mossoró por quatro vezes, em 2004, 2008, 2012 e a suplementar de 2014, mas sem sucesso. No pleito de outubro, Larissa tentará uma cadeira na Câmara dos Deputados, que já foi do seu avô Vingt Rosado (sete mandatos), do pai Laíre Rosado (três mandatos) e da mãe Sandra Rosado (três mandatos).
Comunicado de Larissa Rosado:
“Comunicamos ao povo do Rio Grande do Norte, razão do nosso trabalho e de nossos direcionamentos políticos, que requeremos desfiliação do Partido da Social-Democracia Brasileira – PSDB.
A solicitação foi entregue ao diretório estadual, que nos autorizou deixar a sigla, sem prejuízo para o mandato popular que exercemos na Câmara de Vereadores de Mossoró.
Outrossim, informamos que já submetemos requerimento à Justiça Eleitoral. O próximo passo será definir e anunciar o novo rumo partidário, que nos possibilite representar dignamente os anseios do povo potiguar.
Tais providências, entretanto, serão adotadas somente depois de encerrados os procedimentos legais, quando daremos início ao processo de escuta pública, bem como aos amigos e correligionários.
Agradecemos aos companheiros(as) do PSDB, aos Secretariados Nacional e Estadual da Mulher, com quem construímos e defendemos as pautas femininas.
Por fim, o nosso reconhecimento ao presidente Ezequiel Ferreira de Souza, pelo apoio que sempre recebemos durante o período em que atuamos no PSDB.”
Tags: