Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 14 Abr 2022 | redação Vice-governador foi comunicado que a vaga de vice é de Walter Alves

Crédito da foto: Jornal de Fato Vice-governador Antenor Roberto em recente entrevista ao Cafezinho com César Santos

Por Jornal de Fato

O presidente estadual do MDB, deputado federal Walter Alves, será mesmo o candidato a vice-governador na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT). Decisão tomada. Coube ao atual vice-governador Antenor Roberto (PCdoB), que foi preterido, confirmar de público. Em entrevista ao Jornal da Manhã, Jovem Pan News Natal (93,5 FM), ele disse que foi comunicado que está fora da chapa e que Walter ocupará o espaço.

A fala de Antenor vem na sequência dos novos fatos que juntam Fátima/Walter. Na segunda-feira, 11, em Brasília, o deputado federal participou do jantar que a cúpula nacional do MDB ofereceu ao ex-presidente Lula (PT), na residência do senador cearense Eunício Oliveira. Na oportunidade, foi fechada a negociação para Walter ser o vice de Fátima.

Na terça-feira, 12, o ex-senador Garibaldi Filho, pai de Walter e vice-presidente do MDB do RN, disse em entrevista ao Blog do Heitor Gregório que Lula e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, queriam Walter na chapa de Fátima.

Antenor Roberto mostrou-se compreensível à decisão da cúpula do PT. Segundo ele, a estratégia de aceitar Walter como candidato a vice-governador foi para “imobilizar e desmobilizar” a oposição. Ele entende que nesse momento o papel de Walter será o de garantir o apoio do maior número de prefeitos pelo interior do Estado.

 

Outro Alves

Antenor lembrou a primeira ação que garantiu, segundo ele, o “enfraquecimento da oposição” e fortalecimento do projeto político da governadora, foi a entrada do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) como candidato a senador, substituindo o senador petista Jean Paul Prates. O ingresso, no entendimento de Antenor, atrapalhou os planos do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), de disputar a eleição.

“Todo mundo sabe que imobilizamos não só Carlos Eduardo, que queria vir para nosso campo político e era a tradição dele, mas imobilizávamos também aquele que queria muito ser candidato, que era o prefeito da capital. Era o candidato que estava 'com a faca nos dentes'. Então, houve essa desmobilização da oposição”, explicou.

Antenor Roberto também acredita que a aliança entre o MDB e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), anunciada em março, também deixou de lado a possibilidade de participar da oposição, contribuindo, por consequência, para o projeto político de Fátima Bezerra. “Foi a grande última jogada para criar o ambiente e a gente acomodar o MDB como vice no RN. Plano cantado em verso e prosa”, disse.

Governadora vai explicar o acordo à população, diz Antenor

 

Apesar de afirmar que a composição com o MDB após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não era “inimaginável” de ocorrer no Rio Grande do Norte, com o ex-presidente Lula atuando para a aliança, o vice-governador Antenor Roberto disse que a governadora Fátima Bezerra sabe que terá que explicar à população o motivo do acordo.

"Não era um cenário inimaginável (aliança com MDB). O fenômeno veio de cima para baixo, que foi o Lulismo. Ele (Lula) faz parte da cacicada política e o método é o mesmo. É uma campanha explicativa. Na campanha anterior éramos candidatos de oposição. Agora, Fátima vai para o palanque e tem que dar explicações. Ela tem clareza disso, assim como Lula e com Alckmin também", disse Antenor.

Sobre os apoios dos prefeitos do interior do Rio Grande do Norte, que, segundo o presidente da Femurn, Babá Pereira, estão insatisfeitos com a gestão de Fátima Bezerra, Antenor Roberto afirmou que não vê motivos para insatisfação por parte dos gestores. O vice-governador, inclusive, disse que trazer o apoio desses prefeitos é uma missão para o novo candidato a vice.

"E não é para isso que o Walter Alves vai se tornar vice? Um dos maiores argumentos não é que ele traz a densidade eleitoral, traz os prefeitos? O discurso de Babá daqui a pouco fica desatualizado quando for proclamada a chapa", disparou.

Fonte: Tribuna do Norte

Tags:

RN
política
eleições 2022
PT
MDB

voltar