Por César Santos – Jornal de Fato
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), vai apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) ou o candidato de oposição Fábio Dantas (Solidariedade)?
Para o deputado Tomba Farias (PSDB), a segunda opção é a mais provável. Em entrevista à jornalista Mara Godeiro, na edição desta terça-feira, 26, do programa “RN no Ar”, da TV Tropical, o parlamentar mostrou-se otimista com o apoio de Ezequiel. “Pelo que eu tenho conversado, tenho quase certeza que ele (Ezequiel) acompanhará a decisão nossa, do partido, e marchará na oposição”, disse.
Tomba, que faz parte do “núcleo duro” do PSDB potiguar, minimiza a divisão que existe no partido e diz acreditar que todos estarão juntos no palanque da oposição. Essa convicção, porém, não representa o sentimento de parte dos 12 deputados tucanos que apoiam o governo estadual. O próprio Ezequiel Ferreira continua parceiro político e administrativo da gestão Fátima, uma vez que ele não emitiu sinal de que romperá com a governadora.
Quatro deputados tucanos e Ezequiel Ferreira fazem parte da base de sustentação político-administrativa do governo estadual. Dr. Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes, juntos com Ezequiel, participam diretamente do governo com ocupação de cargos comissionados e terceirizados, além de outros espaços mais robustos, como é o caso da Secretaria de Estado da Agricultura, controlada pelo presidente tucano.
Esses parlamentares não pretendem trocar de lado, pelo menos, é que eles têm dito em suas bases eleitorais. Dr. Bernardo Amorim reafirma, em suas entrevistas, que apoia a reeleição de Fátima Bezerra. Raimundo Fernandes é outro que tem discurso forte em defesa da governadora.
Quanto aos deputados tucanos que estão na faixa de oposição, a maioria deles tem origem em partidos contrários à governadora. São os casos de Getúlio Rêgo e Nelter Queiroz, que eram do DEM e MDB, respectivamente, e que desembarcaram no PSDB na “janela partidária” de abril.
Álvaro Dias
Mesmo assim, Tomba Farias está convicto que o seu partido estará unido no palanque da oposição, inclusive, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que já deu declarações que não pretende apoiar a candidatura de Fábio Dantas. No entendimento de Tomba, o prefeito poderá rever a sua posição inicial e passar a reforçar as fileiras da oposição.
“O prefeito é uma pessoa muito madura, que vem fazendo uma grande administração, desenvolvendo um grande trabalho à frente de Natal, com uma aprovação popular muito boa”, elogiou.
Tomba disse que tem “certeza absoluta que quando o crescimento da pré-candidatura de Fábio Dantas ao governo do Estado começar a ser visto, dentro de um prazo de 50 dias a gente vai conseguir fechar esse bloco da oposição para que tenhamos uma grande vitória no Rio Grande do Norte.”
Tags: