Coluna César Santos - Jonal de Fato
Reportagem do jornal O Globo chama a atenção para um dado importante sobre a corrida pelo Palácio do Planalto: “o patamar de rejeição dos candidatos à Presidência é o mais alto desde a eleição de 1989”. O índice de rejeição, no atual estágio do ano eleitoral é fundamental tanto quanto a intenção de voto para medir a chance de vitória de um candidato.
A reportagem levantou números das últimas pesquisas do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop/Unicamp), Datafolha, Ibope e Ipec e chegou ao resultado que “a menos de cinco meses do primeiro turno, os patamares de quem diz ‘não votar de jeito nenhum’ nos postulantes só se igualam aos de agosto de 1989, ano em que o país voltou a ter eleições diretas após a ditadura militar.”
Esses números se refletem, inclusive, nos dois principais candidatos ao cargo mais importante do País: o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, ultrapassa os 50% de rejeição em meados do ano eleitoral. O ex-presidente Lula (PT), que luta para voltar ao Poder, atingiu 37% de rejeição em março deste ano, conforme a pesquisa mais recente da Datafolha.
O cenário negativo que Lula carrega é maior que do a rejeição da ex-presidente Dilma Rousseff, dona do recorde do PT em período semelhante da fase pré-eleitoral. “Lula está em patamar numericamente superior aos 34% de agosto de 2018, quando estava preso em Curitiba”, destaca a reportagem.
Especialistas ouvidos na matéria ressaltam, porém, que “apesar de níveis que, em outras eleições, seriam proibitivos, a rejeição a Bolsonaro não anula sua competitividade. Do mesmo modo, ainda que em patamares menos elevados, a reprovação a Lula também não significa alto risco de derrota.”
“Um dos fatores mais relevantes para essa coincidência entre rejeição e intenção de voto é que ambos são extremamente conhecidos pela população e estabeleceram o cenário inédito, desde a redemocratização, de um presidente tentando a reeleição contra um ex-presidente. Apesar de os entrevistados responderem que não votariam ‘de jeito nenhum’ em certo candidato, no dia a dia da opinião pública há possibilidades, sim, de votar no seu rejeitado.
Márcia Cavallari, CEO do Ipec, empresa criada por ex-executivos do Ibope, explica que “as rejeições não são estáticas e vão mudando ao longo da campanha para mais ou menos, em função das informações que eleitores recebem e dos fatos que ocorrem. O candidato terá o amor e o ódio, depende da eficácia da campanha. Além disso, existe outra forma de medir rejeição, a que investiga o potencial de voto.”
“A rejeição a Bolsonaro não é apenas sobre ele, mas embute a avaliação de seu governo. O resultado acima de 50%, que é muito alto, impediria eleição, mas isso pode mudar porque a avaliação do governo também pode ser diferente. Por outro lado, a rejeição a Lula deve aumentar também, com reativação de uma série de elementos como corrupção, antipetismo e agenda de costumes.”
Pois bem.
Estamos diante de uma novidade eleitoral que pode produzir resultados ainda não visualizados pelo eleitor. No entanto, na faixa da disputa presidencial, é pouco provável uma surpresa que desafie a polarização entre Lula e Bolsonaro. Os dois, mesmo carregando as maiores rejeições, estarão frente a frente no segundo turno das eleições.
Assistidos pela “terceira via”, registre-se.
FRASE
“Candidato terá o amor e o ódio, depende da eficácia da campanha”
MÁRCIA CAVALLARI – Ex-Ibope sobre a rejeição de candidatos
RN ACOLHE
O Governo do Estado vai pagar a partir deste mês um auxílio de R$ 500 às crianças e adolescentes que ficaram órfãos no período da pandemia da Covid-19. O benefício está inserido no programa RN Acolhe e será pago mensalmente até que o beneficiário alcance a maioridade civil. Dos 167 municípios do RN, 33 identificaram, no geral, 115 órfãos da Covid-19. Mossoró não está na lista.
LGBTQI+
A Câmara Municipal de Mossoró receberá a reunião pública para debater a luta da comunidade LGBTQI+ contra a violência. Intitulada "não quero ser a próxima vítima: políticas públicas para combate à LGBTQI+fobia em Mossoró", a iniciativa é do vereador Pablo Aires (PSB) e da Rede Debandeira. Será realizada nesta terça-feira, 17, no plenário do Legislativo, a partir das 15h.
INDECISO
Na visita ao Alto Oeste, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) disse que ainda não decidiu se apoiará a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) ou se votará em Fábio Dantas (Solidariedade) para governador. Foi a primeira vez que o presidente da Assembleia Legislativa falou sobre sucessão estadual após o seu nome ser retirado do tabuleiro 2022.
EM TEMPO
Ezequiel Ferreira continua parceiro administrativo da governadora Fátima, com o controle da Secretaria de Agricultura e de outros cargos de menor relevo na máquina estadual. Por outro lado, parte do seu PSDB está na oposição desde sempre.
VIÚVA PORCINA
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) pretende enviar à Câmara pedido de autorização de empréstimo nos moldes do Finisa, que foi contratado na gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Para isso, vai ter que abrir mão do discurso da calamidade financeira, a "viúva Porcina" da gestão Allyson.
NAÇÃO BACURAU
Em visita a Apodi, o ex-senador Garibaldi Filho recebeu a promessa do prefeito Alan Silveira de ser o candidato a deputado federal mais votado no município. O município é conhecido como o principal reduto do "bacurau" na região Oeste do RN.
É NOTÍCIA
1 - Há 30 anos, os moradores do bairro Pereiros recebiam a Unidade Básica de Saúde (UBS) "Dr. Helênio Gurgel". Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas).
2 - As modelos da agência Tráfego Models, de Georgiano Azevedo, ocupam as vitrines do Partage Shopping nesta segunda-feira, 16. As meninas vão exibir peças de roupas desenvolvidas por alunos do curso de Design de Moda da UnP, campus de Mossoró.
3 - Segue o rodízio na AeC Mossoró. Saem 200 e entram 200 para função de atendente. Se você tem mais de 18 anos, 2º grau completo e está interessado, faça o cadastro: https://sou.aec.com.br.
4 - O vereador de Natal, Aldo Clemente, foi eleito para a presidência do Sindicato dos Servidores do MP (Sindsemp-RN), para o triênio 2022-2025. Eleições com chapa única. Clemente também é o atual presidente da Associação Nacional de Servidores do MP.
5 - "Mossoró Vacina" funciona neste domingo nos seguintes pontos: UBS Maria Soares, localizada vizinho à UPA do Alto de São Manoel, UBS Chico Costa, ao lado da UPA do Santo Antônio; e o Partage Shopping Mossoró. Vacinas contra covid, sarampo e infleuenza.
Tags: