Por César Santos – JORNAL DE FATO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Natal no feriado desta quinta-feira, 16, para cumprir uma série de atividades políticas e eleitorais. Ele abre a temporada de presidenciáveis no Rio Grande do Norte nesta segunda quinzena de junho. O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Natal amanhã e o deputado André Janones, pré-candidato do Avante, visitará Mossoró no dia 30.
Líder das pesquisas, Lula chegará à capital potiguar no início da tarde. Ele será recepcionado pela governadora Fátima Bezerra (PT). Os dois visitarão a I Feira Nordestina de Agricultura Familiar, que está acontecendo no Centro de Convenções da Via Costeira. A chegada está prevista para as 14h30.
Lula encontrará representantes de 150 entidades da agricultura familiar do Nordeste, que estão apresentando os seus prontos em 500 estandes. É uma oportunidade para dialogar com um segmento que historicamente apoia o pré-candidato do PT à Presidência da República.
Na sequência, Lula almoçará com os governadores do Nordeste. Os nove chefes de estados confirmaram presença, segundo a Executiva Estadual do PT, responsável pela agenda de Lula em Natal. Com os governadores, Lula vai discutir estratégia para fortalecer o discurso de combate à fome, que será uma das suas armas na campanha eleitoral.
Dados do 2º Inquérito Nacional sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, apontam que o País tem 33,1milhões de pessoas sem ter o que comer. Esses números nortearão a reunião de Lula com os governadores nordestinos.
O ex-presidente quer discutir a pauta da fome no país e construir uma agenda do que pode ser feito para reverter o quadro atual. A pesquisa mostra que a situação é mais grave nas regiões Norte, onde 25,7% das famílias passam fome e Nordeste, com um índice de 21%. Em números absolutos, o Nordeste registra mais pessoas com fome: são 12 milhões em situação de insegurança alimentar grave.
“Cerca de 33 milhões de brasileiros estão passando fome. As pessoas são obrigadas a escolher entre comprar comida ou pagar a conta de luz, que não para de subir. Cada cidade que visitarmos, vamos fazer reuniões para escutar diversos setores da sociedade e discutir melhorias para o Brasil. Não seria possível fazer o que fizemos quando estivemos no governo se não fosse o aprendizado que tivemos com o povo”, afirmou o pré-candidato à Presidência da República, em uma rede social.
Após a reunião com os governadores, Lula seguirá para o compromisso mais importante da agenda, que é o ato público “Juntos pelo RN”, no estacionamento da Arena das Dunas. A entrada será gratuita, com medidas de segurança reforçadas. O presidente estadual do PT, Júnior Souto diz que a expectativa é reunir entre 10 mil e 15 mil pessoas, entre eleitores e apoiadores.
Será o primeiro evento público que reunirá Lula e a chapa para o Governo do RN nas eleições de outubro, formada por Fátima Bezerra e o deputado federal Walter Alves (MDB), pré-candidato a vice-governador. Inclusive, foi Lula que costurou a aliança PT/MDB para fortalecer o palanque estadual e o projeto nacional.
Serviço
Agenda de Lula em Natal (RN)
Dia: 16/6/2022
- Visita à Feira Nordestina de Agricultura Familiar
Horário: A partir de 14h30
Local: Centro de Convenções de Natal
- Ato público
Horário: A partir de 17h
Local: Arena das Dunas
Tags: