Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 21 Jul 2022 | redação PSDB, com 12 deputados, chega ao dia da convenção sem definição para governo

Bancada tucana na Assembleia Legislativa é dividida com seis deputados governistas e seis oposicionistas. O partido poderá decidir por não formalizar aliança na disputa para governo no Rio Grande do Norte. O PSDB forma federação com o Cidadania

Crédito da foto: Reprodução Ezequiel Ferreira com Fátima Bezerra e Walter Alves

Por César Santos – Jornal de Fato

A federação PSDB/Cidadania vai apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) ou reforçará o palanque do candidato de oposição Fábio Dantas (Solidariedade)? Nesse momento, não há qualquer sinalização sobre a decisão que será tomada na convenção marcada para esta quinta-feira, 21, no edifício Tirol, em Natal.

Os dois partidos afirmam que estão focados nas chapas proporcionais de deputado estadual e federal, onde apresentarão nominatas completas, com 25 nomes à Assembleia Legislativa e nove candidatos à Câmara dos Deputados. Mas, também garantem que vão assumir posição em relação à disputa para o Governo do Estado e Senado.

No entanto, há uma divisão dentro do PSDB, principalmente, que dificulta a decisão. Dos 12 deputados estaduais, seis compõem a base governista e os outros seis são de oposição. A maioria da base tucana no interior do estado também é de oposição, porém, o líder do partido e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, defende a reeleição da governadora Fátima. No último fim de semana, Ezequiel caminhou na região do Seridó com Fátima Bezerra e o pré-candidato a vice-governador, deputado federal Walter Alves (MDB). Mesmo sem fazer declaração, deixou claro que torce pela chapa governista.

Mas, o próprio Ezequiel está dividido entre dois palanques, uma vez que ele já anunciou que apoia o ex-ministro Rogério Marinho (PL), adversário da governadora, para o Senado Federal. Daí, o líder tucano esbarra em impedimentos legais para fazer valer a vontade de apoiar candidatos majoritários de palanques diferentes.

A legislação não permite que um partido formalize aliança com partidos de diferentes coligações para o governo e senado, ou seja, o PSDB não pode fazer aliança com o PT da governadora, que se coligará com o PDT do pré-candidato a senador Carlos Eduardo, e ao mesmo tempo se aliar oficialmente ao PL de Rogério Marinho, que também disputará o Senado.

O impedimento legal e a falta de unidade dentro do partido alimentam a possibilidade de a federação PSDB/Cidadania não se coligar na majoritária. Se assim decidir, os candidatos a cargos proporcionais ficarão livres para apoiar qualquer candidatura majoritária. Nesse caso, a governadora Fátima teria o apoio dos deputados Ezequiel, Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes, Ubaldo Fernandes e Albert Dickson, enquanto Fábio Dantas ficaria com o apoio de Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Getúlio Rêgo, José Dias, Galeno Torquato e Nelter Queiroz.

 

PSDB terá 12 deputados estaduais candidatos à reeleição

A nominata da federação PSDB/Cidadania à Assembleia Legislativa será a mais forte nas eleições de outubro, devendo eleger o maior número de deputados estaduais. São pelo menos 15 nomes fortes que serão homologados em chapa completa com 25 candidatos.

Os 12 deputados estaduais do PSDB são candidatos à reeleição, com destaque para o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, que foi o mais votado nas eleições 2018, com 58.221 votos. O PSDB também elegeu o segundo, terceiro, quarto e quinto mais votados nas eleições passadas: Gustavo Carvalho, 47.544 votos; Bernardo Amorim, 42.049; Tomba Farias, 41.249; e Nelter Queiroz, 40.717.

Completam a lista de deputados: Getúlio Rêgo, Galeno Torquato, Kleber Rodrigues, Albert Dickson, Ubaldo Fernandes, Raimundo Fernandes e José Dias. A nominata ainda ganhou o reforço do médico e ex-prefeito Kerginaldo Jácome, com boa base eleitoral no Alto Oeste, e a influencer digital Leila Maia.

Para a Câmara dos Deputados, PSDB tem nomes como a médica Júlia Ferreira, esposa do prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida; vereadoras Delkiza Cavalcante (Assú) e Wanderleia Firmino (Rio do Fogo). Já o Cidadania vai apresentar a vereadora Leilza Palmeira, de Currais Novos, e o vereador Gideon Ismaias, de Mossoró.

 

Tags:

PSDB
RN
eleições 2022
Governo do Estado
Senado Federal

voltar