Presidente do partido e pré-candidato a deputado estadual, empresário Jorge do Rosário, afirma que Fátima foi a única candidato que procurou dialogar com o Avante. Ele também diz que não apoiará candidatos que sejam apoiados pelo prefeito de Mossoró
Por César Santos – Jornal de Fato
O Avante do Rio Grande do Norte caminha para apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). O anúncio será feito nesta sexta-feira, 29, se não surgir um fato novo de última hora. A expectativa é alimentada pelo próprio presidente estadual da sigla e candidato a deputado estadual, empresário mossoroense Jorge do Rosário.
Em entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, há poucos dias, Jorge acenou para uma aliança eleitoral com a governadora, embora não tenha cravado essa possibilidade. Disse que não tem nenhuma dificuldade de diálogo com a governadora e revelou que o Avante foi convidado para fazer parte de sua base política.
“O deputado Souza (PSB), que apoia a nossa pré-candidatura, faz parte da base política do governo. Nós temos o compromisso de caminharmos unidos, coesos, e isso evidentemente influenciará a nossa decisão”, afirmou, ao ressaltar que o apoio à reeleição de Fátima seria o caminho mais natural diante da boa convivência.
Outro ponto levantado por Jorge do Rosário diz respeito ao cenário político em Mossoró, a sua base eleitoral, onde ele faz parte da oposição à gestão municipal. Até por questão de coerência, ele não admite apoiar uma chapa majoritária que é representada na cidade pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
“Nós temos uma posição política definida na nossa base eleitoral que é Mossoró e, certamente, nós não vamos estar com alguns nomes que estão postos como candidatos do prefeito Allyson”, disse Jorge em referência ao candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade).
Essa posição ele reafirmou na entrevista ao jornalista Saulo Vale, que apresenta o “Enfoque Político” na Super TV. Ele reforçou a possibilidade de o Avante ficar com Fátima, dentro do que o partido entende como melhor decisão.
“Fátima foi a única candidata que nos procurou. Nós temos conversado com ela e, dentro do partido, há uma maioria que quer caminhar com a governadora. A tendência é essa. A gente vai só fazer as últimas conversas, para anunciar. Há questões ainda de como e quando vamos anunciar [oficialmente]”, disse.
O presidente do Avante, no entanto, ponderou que há algumas resistências dentro do partido, mas que isso não será empecilho. Segundo ele, os candidatos a deputado estadual e federal que não quiserem seguir essa orientação, terão liberdade para apoiar outros nomes da disputa majoritária.
Jorge do Rosário disse que o Avante oficializou em convenção nove candidaturas à Câmara dos Deputados e 25 nomes à Assembleia Legislativa. Do total de 34 nomes, 25 defendem o apoio à reeleição da governadora Fátima.
Senado
O Avante também ainda não tem um nome ao Senado Federal, mas, segundo Jorge do Rosário, há uma afinidade com o deputado federal Rafael Motta. Pesa a favor o fato de Rafael ser presidente do PSB no estado, partido do deputado Souza, que é um apoiador importante da candidatura de Jorge a deputado estadual.
Tags: