Por César Santos – Jornal de Fato
Em julho, quando questionado se seria candidato a governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano, o senador Styvenson Valentim (Podemos) transferiu a responsabilidade para a sua mãe, dona Edilma Valentim: “Se ela deixar, eu serei candidato”, afirmou, ao responder a pergunta de um repórter da Rádio Rural de Caicó. Pelos acontecimentos nos últimos dias, a mãe disse sim.
Dois sinais foram emitidos por Styvenson que sugerem que ele disputará mesmo o cargo de governador do Estado.
O primeiro sinal contou com a colaboração do seu partido, que aceitou transferir o local da convenção, antes marcada para a Câmara Municipal de Natal, para a Escola Estadual Maria Ilka de Moura, na rua Manoel Miranda, no bairro do Bom Pastor, Zona Oeste da capital. A escola tem um simbolismo para o senador Styvenson. Ele adotou a unidade de ensino, onde tem feito um trabalho filantrópico e de cooperação pedagógica, inclusive seguindo regras no estilo de escolas cívico-militares.
Para membros do Podemos, Styvenson não faria tal pedido se não tivesse a certeza de concorrer à sucessão estadual. Dentro do partido a candidatura é dada como certa, embora ele continue fazendo ministério e afirmando que só anunciará a sua decisão no dia da convenção, marcada para a próxima sexta-feira, 5.
O segundo sinal é ainda mais contundente. Styvenson autorizou a inclusão do seu nome na lista de candidatos e candidatas ao Governo do Estado que vão participar do primeiro debate eleitoral organizado pela TV Band Natal e marcado para o próximo domingo, 7, dois dias após a convenção do Podemos.
No início desta semana, o partido do senador assinou termo de compromisso para participação do debate, homologado na Justiça Eleitoral, ao lado de representantes da governadora Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (Solidariedade), Rodrigo Vieira (Democracia Cristã), Rosália Fernandes (PSTU), Clorisa Linhares (PMB) e Danniel Morais (PSOL). A presença do candidato Antonio Bento da Silva (PRTB), oficializada no sábado, 30, está em processo de avaliação pela direção da Band.
Outros nomes
Na convenção do Podemos, além da candidatura de Styvenson a governador, deverá ser oficializado o nome do médico Geraldo Pinto ao Senado Federal.
O partido também homologará as candidaturas à Câmara dos Deputados da enfermeira Sílvia Helena Gomes (Natal), Clarissa Matias (Macaíba), Késia Magali (Parnamirim), Jullya Alves (São Gonçalo), professor Ozildo (Touros), Carlinhos do Vale (Macau), Gilson Veras (Janduís), Gari Aldair (Natal), Alexandre Vagner (Natal).
Tags: