Lista dos mais citados para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa é liderada por candidatos de Mossoró, distribuídos em várias siglas políticas. Os deputados Beto Rosado e Isolda Dantas lideram a lista da pesquisa do Instituto Exatus
Por César Santos – Da Redação
Quem é de Mossoró, vota nos candidatos de Mossoró. A máxima, que costuma ser explorada no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte como forma de “conquistar” o voto dos mossoroenses para os mossoroenses, parece surtir efeito. Pelo menos é o que sugerem os números da pesquisa do Instituto Exatus Consultoria, publicados nesta quinta-feira pelo jornal Agora RN, de Natal.
A lista dos mais citados para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa é liderada por candidatos de Mossoró, distribuídos em várias siglas políticas. A cidade é importante no contexto eleitoral, uma vez que oferece uma boa base para eleger, principalmente, representantes ao Poder Legislativo.
Na corrida à Câmara Federal, o deputado Beto Rosado (Progressistas) foi o mais citado, liderando a lista com 5,25%. O parlamentar busca o terceiro mandato consecutivo. Nas eleições passadas, Beto já havia sido o mais votado em Mossoró, com 16.241 votos (14,19% dos votos válidos), quase mil votos a mais em relação a sua votação na cidade em 2014, quando se elegeu deputado pela primeira vez: 15.321 votos (15,37%).
O segundo nome mais citado na pesquisa Exatus é Lawrence Amorim (Solidariedade), atual presidente da Câmara Municipal de Mossoró e que vai tentar, pela segunda vez, se eleger deputado federal com apoio do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Ele aparece com 4,13% das intenções de votos. Nas eleições de 2018, quando ficou na primeira suplência de sua coligação, Lawrence foi o terceiro mais votado na cidade, com 10.153 (9,25%), ficando atrás da deputada federal eleita Natália Bonavides (PT), que levou 11.558 votos dos mossoroenses (10,53%).
A vereadora Larissa Rosado (União Brasil) foi a terceira mais citada à Câmara dos Deputados, com 2,88%, embora ela seja candidata à Assembleia Legislativa. O quarto mais citado foi o vereador de primeiro mandato Pablo Aires (PSB), que tentará se eleger deputado federal, com 1,63%.
Para a Assembleia Legislativa, os quatro mais citados de forma espontânea na pesquisa Exatus são de Mossoró. A deputada e candidata à reeleição Isolda Dantas (PT) lidera a lista com 3,88% das intenções de votos. Nas eleições de 2018, Isolda foi a quarta mais votada na cidade com 11.031 votos (9,37%), ficando atrás de Larissa Rosado (não eleita), que recebeu 17.753 votos (15,08%); Allyson Bezerra (eleito, hoje prefeito), com 13.095 (11,13%); e Jorge do Rosário (não eleito), com 12.017 votos (10,21%).
O segundo mais citado na pesquisa para deputado estadual é o ex-vereador Soldado Jadson (Solidariedade), com 3%. Ele é apoiado pelo prefeito Allyson. O terceiro colocado, vereador Tony Fernandes (Solidariedade), aparece com 2,38%; a quarta colocada, vereadora Larissa Rosado, com 2,13%; e o quinto é Jorge do Rosário (Avante), com 2%.
Os entrevistados citaram nomes de candidatos de outras cidades e regiões, mas eles aparecerem em posições na linha de baixo em relação aos postulantes mossoroenses.
O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa entrevistou 800 pessoas em Mossoró, entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número de identificação RN-03560/2022.
Candidatos de Mossoró à Câmara dos Deputados
- Beto Rosado (Progressistas)
- Pablo Aires (PSB)
- Samanda Alves (PT)
- Heliane Duarte (MDB)
- Sandra Rosado (União Brasil)
- Lawrence Amorim (Solidariedade)
- Josué Moreira (PL)
- Professor Paulinho Silva (PCdoB)
- Fernandinho das Padarias (Republicanos)
- Cantor Giannini Alencar
- Gideon Ismaias (Cidadania)
Candidatos de Mossoró à Assembleia Legislativa
- Isolda Dantas (PT), Marleide Cunha (PT)
- Larissa Rosado (União Brasil)
- Zé Peixeiro (Brasil 35)
- Tony Fernandes (Solidariedade)
- Isaac da Casca (MDB)
- Jorge do Rosário (Avante)
- Soldado Jadson (Solidariedade).
Tags: