Por César Santos – Jornal de Fato
Encerrada a temporada – oficial – das convenções de partidos e federações para as eleições gerais de outubro, o Rio Grande do Norte apresenta nove candidatas e candidatos ao Governo do Estado. A atual governadora Fátima Bezerra tentará a reeleição, amparada pela federação PT/PCdoB/PV e coligada com MDB, PDT e Republicanos.
Trata-se do maior número de postulantes ao cargo máximo do estado desde 1982, quando as eleições diretas para governador foram retomadas. O número recorde supera as eleições de 2002, quando sete candidatos foram lançados por partidos e coligações, um a mais em relação a 1998, ano em que se estabeleceu o instituto da reeleição para governadores e presidente da República.
As eleições diretas de 1982 no RN, as primeiras desde 1965, quando se instalou a ditadura militar no Brasil, foram vencidas por José Agripino Maia, matriculado no PDS – antiga Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido dos militares. Tendo o empresário Radir Pereira como vice, José Agripino ganhou as eleições com 389.924 (57,58%), superando o ex-governador Aluízio Alves (MDB), que já estava retornando à vida pública após os militares cassarem seus direitos políticos. Aluízio, que tinha como vice Pedro Lucena, recebeu 283.572 votos (41,88%).
As eleições de 82 ainda registraram duas chapas: Rubens Lemos/Sebastião Getúlio (PT), tendo recebido 3.297 votos (0,47%); e Vicente Cabral/Antônio Coelho (PTB), com 44 votos (0,07%).
Para as eleições de outubro próximo, a governadora Fátima Bezerra, que tem o deputado federal Walter Alves (MDB) como vice, enfrentará oito concorrentes, sendo que dois se apresentaram em condições de disputa, conforme todas as pesquisas divulgadas até aqui:
1 – Senador Styvenson Valentim, do Podemos, que terá como vice a professora Francisca, da cidade de Parnamirim, também matriculada no Podemos;
3 – Ex-vice-governador Fábio Dantas, do Solidariedade, que ganhou um vice do União Brasil, o ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior.
Os demais candidatos e candidatas (veja box nesta página) não se apresentam em condições de vitórias nas urnas, mas poderão cumprir papel importante na campanha que está prestes a começar oficialmente. A soma de seus votos pode provocar o segundo turno do pleito. As pesquisas divulgadas até o momento apontam para se as eleições fossem hoje, a governadora Fátima Bezerra seria reeleita em primeiro turno.
Com os nomes oficializados nas convenções, agora partidos e federações têm até o dia 15 de agosto, próxima segunda-feira, para requerem o registro de candidatas e candidatos, conforme o calendário eleitoral 2022. O mesmo prazo se aplica aos postulantes à Presidência e Vice-Presidência da República, Senado Federal, Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa.
Candidatas e candidatos ao Governo do RN
- Maria de Fátima Bezerra (PT), 67 anos, solteira, nasceu em 19 de maio de 1955, em Nova Palmeira (PB), é professora. Foi deputada estadual e federal, senadora e agora tenta a reeleição. Vice: Walter Alves, do MDB.
- Fábio Berckmans Veras Dantas (Solidariedade), 50 anos, casado, nasceu em 6 de outubro de 1971, em Natal (RN), advogado e empresário do agronegócio, foi deputado estadual e vice-governador do Estado. Vice: Ivan Júnior, do União Brasil.
- Eann Styvenson Valentim Mendes (Podemos), 41 anos, casado, nasceu em 7 de fevereiro de 1977, em Rio Branco (AC), é senador da República. Vice: Professora Francisca, do Podemos.
- Antonio Bento da Silva (PRTB), 60 anos, nasceu em 17 de abril de 1962, em Pedro Velho (RN), contador. Vice: Jurandi Rosa, do PRTB.
- Danniel Alexandre Ferreira de Morais (PSOL), 40 anos, casado, nasceu em 5 de maio de 1982, Natal (RN), é administrador. Vice: Ronaldo Tavares, do Psol.
- Clorisa Linhares de Vasconcelos Vale (Brasil 35) 50 anos, casada, nasceu em 28 de maio de 1972, em Recife (PE), serventuária da justiça federal. Ex-vereadora em Grossos (RN).
- Rosália Maria Fernandes (PSTU), 55 anos, solteira, nasceu em 16 de agosto de 1967, em Marcelino Vieira (RN), assistente social. Vice: Socorro Ribeiro, do PSTU.
- Karlo Rodrigo Lúcio Vieira (Democracia Cristã), 42 anos, casado, nasceu em 17 de julho de 1980, em Natal (RN), tem o ensino médio, é empresário. Vice: Carlos Paiva, do DC.
- José Nazareno Edson da Silva (PMN), 47 anos, nasceu em Campo Grande (RN), representante comercial, é professor de idiomas, empresário na área de energia solar. Vice: Fernando Luiz, do PMN.
Tags: