Por César Santos - Jornal de Fato
Atenção senhores eleitores, a partir de hoje e pelos próximos 45 dias, os candidatos, partidos e federação vão pedir o seu voto para a Presidência da República, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Está dada a largada da propaganda eleitoral nas ruas e na internet.
Os candidatos poderão realizar, até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação.
Conforme as regras vigentes, os comícios poderão ser feitos entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de campanha. Os carros de som estão liberados para transitar nas ruas entre as 8h e as 22h. A distribuição de material de campanha pelos candidatos durante passeatas ou carreatas só poderá ser feita até as 22h.
Os partidos e candidatos também poderão comprar até dez anúncios de propaganda eleitoral em jornais e revistas diferentes, em datas diversas, respeitando o espaço máximo por edição de um oitavo por página de jornal e de um quarto de página de revista.
Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.
O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto.
O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.
O Brasil tem 156,4 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro, número recorde na história eleitoral do país. São 9,1 milhões de eleitores a mais que em 2018 (crescimento de 6,21%).
Já o eleitorado do Rio Grande do Norte cresceu 7,6% em quatro anos, entre as eleições de 2018 e de 2022. O estado saltou de 2.373.619 eleitores em 2018 para 2.554.727 eleitores em 2022. Os números são de cidadãos potiguares aptos a votar em outubro.
RN tem nove nomes na disputa pelo Governo do Estado
A governadora Fátima Bezerra (PT), que é candidata à reeleição, terá oito concorrentes nas eleições deste ano. Todos pediram registro de candidatura à Justiça Federal, conforme consta na plataforma eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja quem são:
- Maria de Fátima Bezerra (PT), 67 anos, solteira, nasceu em 19 de maio de 1955, em Nova Palmeira (PB), é professora. Foi deputada estadual e federal, senadora e agora tenta a reeleição. Vice: Walter Alves, do MDB.
- Fábio Berckmans Veras Dantas (Solidariedade), 50 anos, casado, nasceu em 6 de outubro de 1971, em Natal (RN), advogado e empresário do agronegócio, foi deputado estadual e vice-governador do Estado. Vice: Ivan Júnior, do União Brasil.
- Eann Styvenson Valentim Mendes (Podemos), 41 anos, casado, nasceu em 7 de fevereiro de 1977, em Rio Branco (AC), é senador da República. Vice: Professora Francisca, do Podemos.
- Antonio Bento da Silva (PRTB), 60 anos, nasceu em 17 de abril de 1962, em Pedro Velho (RN), contador. Vice: Jurandi Rosa, do PRTB.
- Danniel Alexandre Ferreira de Morais (PSOL), 40 anos, casado, nasceu em 5 de maio de 1982, Natal (RN), é administrador. Vice: Ronaldo Tavares, do Psol.
- Clorisa Linhares de Vasconcelos Vale (Brasil 35) 50 anos, casada, nasceu em 28 de maio de 1972, em Recife (PE), serventuária da justiça federal. Ex-vereadora em Grossos (RN). Vice: Erick Guerra, do Patriotas.
- Rosália Maria Fernandes (PSTU), 55 anos, solteira, nasceu em 16 de agosto de 1967, em Marcelino Vieira (RN), assistente social. Vice: Socorro Ribeiro, do PSTU.
- Karlo Rodrigo Lúcio Vieira (Democracia Cristã), 42 anos, casado, nasceu em 17 de julho de 1980, em Natal (RN), tem o ensino médio, é empresário. Vice: Carlos Paiva, do DC.
- José Nazareno Edson da Silva (PMN), 47 anos, nasceu em Campo Grande (RN), representante comercial, é professor de idiomas, empresário na área de energia solar. Vice: Fernando Luiz, do PMN.
Tags: