Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 24 Ago 2022 | redação Coluna César Santos: pesquisas eleitorais estão perdendo credibilidade

Crédito da foto: Ilustrativa Pesquisas eleitorais

PESQUISAS AOO VENTO ELEITORAL

A enxurrada de pesquisas eleitorais no RN está deixando a cabeça do eleitor confusa e, ao mesmo tempo, indicando que os institutos estão trabalhando conforme a vontade do pagador, com raríssimas exceções. Aliás, não é novidade. Quase sempre, ou sempre, os institutos oferecem pesquisas para o candidato que contratou faça a sua propaganda.

Não vai daqui o julgamento da atuação dos institutos, mas, convenhamos, tem muitas empresas de fundo de quintal que surgem em campanhas eleitorais para ganhar um dinheirinho de ocasião. Basta observar que o RN tem hoje mais de uma dezena de institutos, que são contratados em nome de outros com objetivo de servir ao senhor do momento.

Para ilustrar o comentário, veja abaixo pesquisas de três institutos diferentes sobre a disputa ao Senado, realizadas no mesmo período e igualmente registradas na Justiça Eleitoral. Olhe como os números são bem diferentes de uma sondagem para outra entre os dois principais concorres: Carlos Eduardo (PDT) e Rogério Marinho (PL).

Instituto TS2:

- Carlos Eduardo: 16%

- Rogério Marinho: 21%

Vantagem pró-Rogério de 5 pontos, acima da margem de erro que é de 2,6 pontos percentuais.

Instituto Ipec:

- Carlos Eduardo: 27%

- Rogério Marinho: 17%

Vantagem pró-Carlos Eduardo de 10 pontos, bem acima da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Instituto Brâmane:

- Carlos Eduardo: 27%

- Rogério Marinho: 23%

Diferença mínima pró-Carlos Eduardo fora da margem de erro da pesquisa que é de 2,19% pontos percentuais.

Como se pode observar, Rogério ganha no TS2, Carlos Eduardo vence no Ipec e os dois empatam na Brâmane. Ambos, como não seria diferente, exploraram nas redes sociais a pesquisa favorável a cada um.

De sorte, ou intencionalmente, todos os institutos estão registrando grande número de eleitores indecisos, acima dos 30 pontos percentuais, o que sugere que as pesquisas vão ganhar alinhamento com a proximidade do dia do voto. Uma carta de garantia, usando a máxima – verdade – que pesquisa mostra o quadro do momento.

Assim, todos se dão bem. Quem paga, tem os números que deseja. Quem vende, atende ao patrão. A militância faz o seu trabalho, devidamente remunerada.

Menos o eleitor, que tem a sua boa-fé colocada à prova, correndo o risco de escolher o candidato que “vai ganhar” antecipadamente, conforme as pesquisas fabricadas.

E a lei?

Deixa pra lá.

 

FRASE

“Impressionante essa eleição. Ninguém está interessado”

CARLOS AUGUSTO MONTENEGRO – Ex-Ibope

 

PRIMEIRO TURNO

A pesquisa Ipec concorda em pelo menos uma coisa com o levantamento do TS2: a possibilidade de a governadora Fátima Bezerra (PT) ser reeleita no primeiro turno. Segundo o Ipec, Fátima tem 46% das intenções de voto, 14 pontos percentuais a mais em relação à soma de todos os outros concorrentes. Em relação ao segundo colocado, Styvenson Valentim, a vantagem é de 31 pontos.

 

DORIAN JORGE FREIRE

Hoje completa 17 anos da partida do jornalista Dorian Jorge Freire. Ele tinha 71 anos quando o coração parou de bater em 24 de agosto de 2005. Dorian começou no jornalismo nas páginas do extinto jornal O Mossoroense, em 1948, de onde saiu para o Diário de Natal, depois ganhou fama nas grandes redações do "Última Hora" e "Brasil Urgente". Foi professor de várias gerações.

 

VAIDOSOS

O senador e candidato a governador Styvenson Valentim (Podemos) representou criminalmente na Justiça o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Não gostou de ser chamado pelo chefe do Executivo mossoroense de "mentiroso, arrogante e mal informado". A briga entre eles ocupa as redes sociais que ficaram pequenas para o mar de vaidades.

 

DIVERTIDO

Três pesquisas divulgadas em menos de 24 fizeram "estourar" o número de deputados "eleitos" no Rio Grande do Norte. A Assembleia Legislativa vai precisar de 50 cadeiras e a Câmara dos Deputados dobrar o número de vagas da bancada potiguar. Está divertido.

 

ALÔ, MP

O hospital maternidade de Almino Afonso realiza cirurgias eletivas todos os dias, assim como a maternidade de Alexandria, no Alto Oeste. Enquanto isso, em Mossoró, a fila indiana só aumenta. E o que a gestão municipal diz: faltam insumos. Alô, Ministério Público, sinta-se provocado.

 

DESINTERESSADO

O eleitor ainda não entrou no clima das eleições. Parece desestimulado. A opinião é de Carlos Augusto Montenegro, ex-Ibope e um dos donos do Ipec. Espera-se que os candidatos consideram despertar o interesse do eleitor com início do programa eleitoral, nesta sexta-feira, 26.

 

É NOTÍCIA

1 - O RN já notificou este ano 45.142 casos de dengue, dos quais 7.512 foram confirmados, 38.109 prováveis, 7.033 descartados, 9 mortes confirmadas e outras 21 em processo de investigação. Assusta.

2 - Nesta data, em 2007, era inaugurado o primeiro residencial de Mossoró do Programa Arrendamento Residencial (PAR), o "Márcio Marinho", próximo ao Abolição III. Foram entregues 180 casas financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF).

3 - O SBT anunciou que irá suspender as gravações do programa Casos de Família a partir desta semana, com possibilidade de voltar em 2023. A apresentadora Christina Rocha permanece na casa.

4 - Segundo a pesquisa Ipec/InterTV Cabugi, 38% dos potiguares consideram a gestão Fátima Bezerra (PT) ótima ou boa, enquanto 24% dos entrevistados responderam que é ruim ou péssima. O Ipec ouviu 800 pessoas em 35 cidades do Rio Grande do Norte.

5 - A Brisanet lançou o “Lounge Brisanet Open Bar” para as três noites da Finecap 2022, que terá como uma das grandes atrações Maiara & Maraisa. Senhas com preços entre R$ 120 a R$ 350. A Finecap será realizada entre os dias 3 a 5 de setembro.

Tags:

Jornal de Fato
Mossoró
Coluna César Santos
política
economia
esportes

voltar