Dos nove pedidos de registro de candidaturas ao Governo do Rio Grande do Norte, três foram deferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Na disputa para o Senado, cinco candidaturas já foram confirmadas. A Justiça deve julgar todos pedidos até o dia 12
Por César Santos - Jornal de Fato
Até esta segunda-feira, 5, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) havia deferido apenas três das nove candidaturas ao Governo do Rio Grande do Norte. Conforme a plataforma “Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais”, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estavam deferidos os registros de candidaturas de Bento (PRTB), Clorisa Linhares (PMB) e Fábio Dantas (Solidariedade).
Qualquer cidadão pode acompanhar a movimentação dos processos de cada candidata por este endereço eletrônico: divulgacandcontas.tse.jus.br.
O TRE-RN também deferiu três registros de candidaturas a vice-governador: Jura, que é o vice de Bento (PRTB); Erick Guerra (Patriota); e Ivan Júnior (União Brasil), que é o vice de Fábio Dantas. Os demais candidatos e candidatas ao governo e vice aguardam julgamento dos pedidos de registros de candidaturas.
Na disputa para o Senado, a Justiça Eleitoral deferiu até aqui as candidaturas de Rogério Marinho (PL), Rafael Motta (PSB), Marcelo Guerreiro (PTRB), Marcos do MLB (Unidade Popular) e do Pastor Silvestre (PMN). Outros cinco candidatos aguardam julgamento.
Federal
Para a Câmara dos Deputados, TRE-RN já indeferiu três registros de candidaturas: Carlos Santos (Republicanos), Fabiano Nicomedes (PMN) e Missionária Ana Lúcia (PMN). Também registrou a renúncia das candidaturas de Alek Lima (Patriota) e Erivan de Seu Elino (PMN), além de não reconhecer o pedido de registro de Gabi Salerno (PDT).
A Justiça Eleitoral já deferiu 115 candidaturas à Câmara dos Deputados e outras 65 estão aguardando julgamento.
Estadual
Para a Assembleia Legislativa, o TRE-RN recebeu pedido de registro de 320 candidaturas. Até esta segunda-feira, 174 pedidos haviam sido deferidos e 146 faltavam ser julgados.
A Justiça Eleitoral indeferiu três candidaturas a deputado estadual de Eliezer Falcão (PMN), Irama Barbosa (PMN) e Márcia Fernandes (PSD). Outros três candidatos renunciaram: Sol da Saúde (PTB), Valda Tourinho (Avante) e Wal Messias (Avante).
O balanço geral, até o final da tarde desta segunda-feira, apontava que dos 556 pedidos de registros de candidaturas ao TRE-RN, 305 haviam sido deferidos e seis indeferidos. Outros sete renunciaram à candidatura. A Justiça Eleitoral faltava julgar 138 pedidos de candidaturas.
Tags: