Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 26 Set 2022 | redação Pesquisa Fiern/Conectar aponta para vitória de Fátima Bezerra no 1o turno com 51%

Atual governadora do Rio Grande do Norte tem 26 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Segundo a pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado e divulgada hoje, Fátima Bezerra renovaria o mandato no primeiro turno das eleições

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Fátima Bezerra no dia do voto em 2018

A Pesquisa Fiern/Conectar de intenções de voto para o Governo do RN aponta para a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) no primeiro turno das eleições. Ela aparece com 51% das intenções de voto, 36 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Styvenson Valentim (Podemos) que tem 15%.

Confirma os números da pesquisa estimulada:

- Fátima Bezerra (PT): 51%

- Styvenson Valentim (Podemos): 15%

- Fábio Dantas (Solidariedade): 10%

- Rosália Fernandes (PSTU): 2%

- Clorisa Linhares (PMB): 1%

- Rodrigo Viera (DC): 1%

- Bento (PRTB): 1%

- Daniel Morais (PSOL): 1%

- Nazareno Neris não pontua.

- Branco, nulo e nenhum: 13%;

- Não sabe ou não respondeu: 5%

Na estratificação por regiões, na sondagem estimulada, o percentual mais expressivo de Fátima Bezerra é na região Oeste, onde ela chega a 61%. O menor percentual da governadora é em Natal, onde aparece com 40%.

Os melhores percentuais de Styvenson são em Natal, e nas regiões Leste e Central; nas três ele está com 17%. Na Região Oeste, o senador que concorre ao governo tem 10%.

Fábio Dantas tem o melhor desempenho na Região Leste e em Natal, onde vai a 14%; e o pior, na central, com 7%.

 

Espontânea

No levantamento espontâneo, a governadora Fátima Bezerra tem 37%; Capitão Styvenson e Fábio Dantas ficam empatados, com 7%. Clorisa Linhares é citada por 1%; e outros nomes, por 4%. Ainda responderam “nenhum, branco e nulo”, 14%; e não souberam ou não quiseram responder, 31%.

 

Grau de definição

A pesquisa Fiern/Conectar também fez a sondagem sobre o grau de definição do voto para governador. Nesta escolha, 67% afirmam que estão decididos e não vão mudar de opinião; 9% responderam que estão quase decididos, mas ainda podem mudar; 3% se sentem seguros, mas têm boa chance de mudar; e 18% não estão nada decididos e a escolha é apenas momentânea; 3% não sabem ou não responderam.

 

Segundo turno

No levantamento da Pesquisa FIERN/Conectar, há também a aplicação dos cenários de intenções de voto para um eventual segundo turno. Foram simulados segundos turnos com Fátima Bezerra e Capitão Styvenson e com Fátima Bezerra e Fábio Dantas.

No primeiro cenário, Fátima Bezerra tem 58%; e Styvenson, 30%. As respostas “nenhum, branco e nulo” somaram 10%; e não sabe e não responderam 2%.

No outro cenário, Fátima Bezerra também fica com 58%, e Fábio Dantas com 27%. Nenhum, branco e nulo, 12%, não sabe, não respondeu, 3%.

 

Rejeição

Na sondagem de rejeição, Styvenson tem 28%; Fátima Bezerra, 27%; Fábio Dantas 22%; Bento, 16%; Rosália Fernandes e Danniel Morais, 13%; Rodrigo Vieira e Nazareno Neris, 12%; e Clorisa Linhares, 11%. Responderam que poderiam votar em todos, 3%; e não sabe ou não responderam, 19%.

 

Dados técnicos

A coleta das entrevistas foi realizada entre os dias 21 e 24 de setembro de 2022. A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais apresentados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre eleitores do Rio Grande do Norte, em 50 municípios potiguares. A pesquisa foi feita pela Conectar para a FIERN, com números de registro RN-03213/2022 e BR-00546/2022.

 

Tags:

Pesquisa eleitoral
Fiern
Conectar
RN
eleições 2022

voltar