Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 02 Out 2022 | redação Uma mulher e nove homens disputam a cadeira do Senado no RN

Crédito da foto: Reprodução Plen[ario do Senado da República

A cadeira do Rio Grande do Norte no Senado Federal é disputada por uma mulher e nove homens. A veterinária Shirlei Medeiros, da Democracia Cristã, colocou o seu nome na disputa quem tem como principais candidatos, conforme as pesquisas eleitorais, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, ex-ministro Rogério Marinho e atual deputado federal Rafael Motta. Confiram os nomes ao Senado por ordem alfabética:

 

CARLOS EDUARDO (PDT)

Carlos Eduardo Nunes Alves nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1959. É formado em Direito. Elegeu-se deputado estadual em 1986, tendo ocupado uma cadeira na Assembleia Legislativa por quatro legislaturas e, em 1996, assumiu a Secretaria Estadual do Interior, Justiça e Cidadania. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Natal, tendo assumido a prefeitura em 2002, após renúncia da então prefeita, Wilma de Faria, para concorrer ao governo do estado. Reelegeu-se prefeito em 2004. Em 2016, foi reeleito para o quarto mandato à frente da Prefeitura de Natal. Em 2018, renunciou ao cargo para disputar o Governo estadual, sem sucesso.

Primeiro suplente: Jean Paul Prates (PDT)

Segunda suplente: Ana Sufia (PCdoB)

 

GERALDO PINHO (Podemos)

Geraldo Souza Pinho Alves é natural de Recife-PE e tem 40 anos. É médico radiologista. Já atuou como diretor do Instituto de Radiologia e nos Programas de Saúde da Família de Canguaretama, Ielmo Marinho e em Jucurutu. Entrou para política potiguar em 2020 nas eleições municipais, alcançando a suplência de vereador com a votação de 1.297 votos dos Natalenses. Atualmente, é o secretário geral estadual do Podemos.

Primeiro suplente: Janssen Cortes (Podemos)

Segundo suplente: Zé Carlos (Podemos)

 

FREITAS JUNIOR (Psol)

Francisco Raimundo de Freitas nasceu em Alexandria, na região do Alto Oeste, tem 34 anos. É formado em Gestão Ambiental e tem curso de Técnico de Edificações. Servidor público, atua como técnico administrativo no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Na juventude, engajou-se ao movimento estudantil e socioambiental. Em 2016, quando ainda era filiado à Rede, disputou as eleições para prefeito de Natal. Foi candidato a governador do RN em 2018 e em 2020, candidatou-se a vereador de Natal.

Primeira suplente: Sueli Nicácio (Psol)

Segunda suplente: Ligia Gomes (Psol)

 

DÁRIO BARBOSA (PSTU)

Dário Barbosa nasceu em Recife (PE), em 1953. Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor aposentado da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e da rede municipal de Natal. Tem 69 anos. Iniciou a militância política no movimento popular, nos anos de 1980, e depois no movimento sindical. Em 1992, rompeu com o PT para construir o PSTU. Em 2003, deixou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) para construir a Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas). Em 2014, foi candidato a deputado estadual; em 2016, a vereador; e em 2018, concorreu a governador do Rio Grande do Norte.

Primeira suplente: Antônia Morais (PSTU)

Segundo suplente: Gabriel da Costa (PSTU)

 

MARCELO GUERREIRO (PRTB)

Engenheiro civil e produtor rural, 54 anos, natural de Natal. Essa será a primeira vez que disputa cargo eletivo. Não tem currículo de grande participação na política.

Primeira suplente: Andrea Alves (PRTB)

Segunda suplente: Vitória Campelo (PRTB)

 

MARCOS MLB

Representante do movimento dos sem-teto, 48 anos, ele faz parte há 15 anos do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Marcos Antônio Ribeiro mora em uma ocupação - a 8 de Outubro - e coordena o movimento em Natal. Essa é a primeira vez em que ele se candidata a um cargo eletivo.

Primeiro suplente: Lutemberg Araújo (Unidade Popular)

Segunda suplente: Marluce Barros (Unidade Popular)

 

PASTOR SILVEIRA (PMN)

Servidor público aposentado, Pastor Silveira tem 62 anos. Entrou na política há 40 anos. Ele foi candidato a deputado federal em 1998 pelo PTdoB, mas não se elegeu. O candidato tenta uma vaga para o senado pela primeira vez.

Primeiro suplente: João Batista (PMN)

Segundo suplente: Veridiano Leocádio (PMN)

 

RAFAEL MOTTA (PSB)

Com 35 anos de idade, esta é a primeira vez que Rafael Motta disputa um mandato de senador da República. Natural de Natal, Motta é formado em engenharia de produção e iniciou sua carreira política aos 25 anos. Foi eleito vereador entre 2013 e 2014 pelo Partido Progressistas e foi deputado federal por dois mandatos (2015 até os dias atuais).

Primeiro suplente: Souza Neto (PSB)

Segunda suplente: Cinara Ribeiro (PSB)

 

ROGÉRIO MARINHO (PL)

Economista e professor, Rogério Marinho foi Ministro do Desenvolvimento Regional entre 2020 e 2022 e também atuou no Governo Federal como secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia entre 2018 e 2020. Aos 58 anos, ele carrega uma bagagem importante na política. Foi vereador em Natal, presidente da Federação das Câmaras Municipais e deputado federal entre 2015 a 2018.

Primeiro suplente: Flávio Azevedo (PL)

Segundo suplente: Igor Targino (Solidariedade)

 

SHIRLEI MEDEIROS (Democracia Cristã)

Essa é a primeira vez que a veterinária vai se candidatar ao senado pelo Rio Grande do Norte. Shirlei Medeiros, de 41 anos, tem experiência em disputas eleitorais. Ela foi candidata à vice-prefeita de Natal, também pela Democracia Cristã, em uma chapa na campanha eleitoral de 2020, mas não foi eleita.

Primeiro suplente: Sebastião Fernandes (DC)

Segundo suplente: Jânio Clécio (DC)

Tags:

Eleições 2022
Senado
candidatos
candidatas
RN

voltar