Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 06 Out 2022 | redação César Santos: Câmara dos Deputados tem mais reeleitos do que novatos

Crédito da foto: Reprodução Plenário da Câmara dos Deputados

MAIS REELEITOS DO QUE NOVATOS

O índice de renovação na Câmara dos Deputados na eleição de 2022 é de 39,38%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Trata-se de uma queda em relação à renovação recorde de 47,37%, registrada em 2018. A partir de 2023, serão 202 parlamentares que nunca exerceram mandato de deputado federal.

O número de deputados de legislaturas anteriores que foram eleitos agora é de 17 (3,31%). O número de deputados reeleitos é de 294 (57,31%). Esse último número considera os 596 deputados que assumiram o mandato em algum momento da atual legislatura, não apenas os 513 que estão no exercício do mandato.

O Acre foi o estado que registrou a maior renovação, com a reeleição de apenas uma parlamentar. As outras sete cadeiras são ocupadas por deputados novos. O Amapá também registrou um alto índice de renovação: dois deputados foram reeleitos e seis são novatos.

A queda na renovação na Câmara acompanha a projeção de analistas políticos, que anteciparam a tendência. O cientista político Antônio Augusto de Queiroz avalia que, além do índice elevado de recandidaturas, a pouca renovação é explicada pelas vantagens de quem disputa a reeleição (recursos de campanha e emendas parlamentares), pelo ambiente político atual e pela mudança na regra das "sobras" eleitorais (só puderam concorrer à distribuição dessas vagas os candidatos que obtiveram votos equivalentes a pelo menos 20% do quociente eleitoral e os partidos que conquistaram um mínimo de 80% desse quociente).

Desde a eleição de 1994, o percentual de renovação na Câmara ficou abaixo de 40%, de acordo com os dados da SGM. A média de 1994 até 2014 foi de 37%. Três eleições tiveram o menor índice de renovação: 1994, 1998 e 2002 (36% em cada um desses anos).

Os dois candidatos que tiveram o maior número de votos para deputado nesta eleição vão assumir o primeiro mandato na Câmara em 2023. São eles: o atual vereador Nikolas Ferreira (PL-MG), que teve 1,4 milhão de votos, e Guilherme Boulos (Psol-SP), com 1 milhão de votos.

A nova Câmara também terá as duas primeiras deputadas trans da história: Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), que já exerceram cargos nos legislativos locais.

A deputada Luiza Erundina (Psol-SP), reeleita para o sétimo mandato, é a parlamentar mais idosa da Câmara, com 87 anos. O deputado mais novo tem 21 anos e vai assumir seu primeiro mandato na Câmara em 2023: o sergipano Ícaro de Valmir (PL).

O deputado mais longevo – o mais idoso com o maior número de mandatos – é Átila Lins (PSD-AM), que em 2023 vai assumir o nono mandato, aos 72 anos. Ele será o presidente da sessão que vai eleger o novo presidente da Câmara na próxima legislatura.

Entre as 598 pessoas que exerceram cargo de deputado nos últimos quatro anos, como titular ou suplente, 485 tentaram a reeleição em 2022 e 54 não se candidataram.

Outros concorreram a cargos diferentes: 1 para vice-presidente da República, 24 para o Senado, 15 para governador, 6 para vice-governador, 3 para suplente de senador e 2 para deputado distrital.

Fonte: Agência Câmara

 

FRASE

“Não existe orçamento secreto, existe um orçamento municipalista”

ARTHUR LIRA – Presidente da Câmara sobre o orçamento do relator que distribuiu milhões aos municípios de todo o País

 

COORDENADORES

A governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) vai coordenar a campanha de Lula (PT) no segundo turno no RN. O senador eleito Rogério Marinho (PL) coordenará a do presidente Jair Bolsonaro (PL). No primeiro turno, Lula obteve 1.264.179 votos (62,98%) no estado, enquanto Bolsonaro ficou com 622.731 votos (31,02%). No segundo turno, o maior desafio é evitar grande abstenção.

 

LUIZ DA BODEGA

Luiz Anastácio de Maria foi um comerciante bastante popular na antiga Avenida Presidente Dutra. Era dono do "Bar da Corrente", depois transformado em Mercadinho Esperança, dada a sua expansão. Seu Luiz da Bodega, como era conhecido, é um capítulo da história de Mossoró que agora ganha o reconhecimento. A ponte que liga o São Manoel ao Planalto 13 de maio terá o seu nome.

 

TRANS

Thábata Pimenta (PSB) não saiu eleita das urnas, mas a sua votação para deputada federal foi expressiva: 40.533 votos, sendo 14.880 votos em Natal. O suficiente para a primeira vereadora trans do RN projetar novos voos em 2024. A transferência do título de Carnaúba dos Dantas para a capital potiguar é provável.

 

RECORDE DE ISOLDA

A deputada Isolda Dantas (PT) é a mulher com maior votação na história da Assembleia Legislativa do RN. O recorde era Márcia Maia que em 2006, na época no PSB, recebeu 53.349 votos, agora superado pelos 57.046 votos obtidos por Isolda. Ela também bateu recorde dentro do PT, que pertencia a Mineiro: 42.088 em 2014.

 

INVESTIGAÇÃO

Não há exagero no pedido de investigação dos institutos de pesquisas eleitorais. Os erros absurdos no primeiro turno levantam suspeitas de manipulação dos números. Datafolha e Ipec (ex-Ibope), os maiores do Brasil, devem ser passados a limpo.

 

BILHÃO

A Câmara Municipal de Mossoró realiza audiência pública hoje, às 9h, para debater o projeto de orçamento do exercício 2023. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão apresentará detalhes da previsão de um orçamento de R$ 1,2 bilhão.

 

É NOTÍCIA

1 - O Tribunal de Justiça do RN vai realizar concurso no primeiro semestre de 2023, com previsão de 520 vagas para ensino médio e superior e salários de até R$ 4.619. Aguarde mais detalhes.

2 - Mossoró registrou quase 5 mil casos de câncer de mama e de colo de útero nos últimos cinco anos. Os números apresentados pela Liga Mossoroense de Combate ao Câncer devem servir de alerta e de debate da campanha do Outubro Rosa. Preocupante.

3 - Os meninos da New Mar abriram o segundo lote para o Luau do Álibi - "Lualibi", em Tibau, com a cantora Vanessa da Mata. Vendas on-line no outgo.com. O luau vai rolar dia 12 de novembro.

4 - O TSE promete medidas para evitar filas no segundo turno das eleições e evitar que o eleitor passe até cinco horas em filas para votar. Talvez, as medidas não sejam precisas porque no segundo turno são menos candidatos e mais abstenções.

5 - Na próxima quinta-feira, 13, a cantora Krhystal divide o palco do Teatro Lauro Monte Filho com Bia Gurgel, talento mossoroense que fez sucesso no The Voice Kids. Show imperdível. O primeiro lote de senha está aberto no Varanda Café & Bistrô.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Câmara dos Deputados
eleições 2022

voltar