Jornal de Fato
A propaganda eleitoral do segundo turno, nas emissoras de rádio e tv, tem início nesta sexta-feira, 7, e estenderá até o dia 28, dois dias antes da votação. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula (PT) terão os mesmos espaços na propaganda, assim como os 24 candidatos a governador nos 12 estados onde a disputa não terminou no primeiro turno.
Nesta quinta-feira, 6, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o plano de mídia referente ao horário eleitoral gratuito. A propaganda para presidente da República será veiculada na televisão de segunda a sábado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 (dez minutos de inserção diárias). No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. O plano segue a Resolução TSE nº 23.610/2019.
De acordo com o artigo 62, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno será o primeiro a se apresentar, seguindo a alternância da ordem a cada programa ou inserção. Nesse caso, Lula abrirá a propaganda do segundo turno.
Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os respectivos planos de mídias foram aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Os candidatos ao cargo de governador poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.
Além disso, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.
Veja os candidatos a governador dos 12 estados que têm 2º turno
Em 12 estados a disputa para o governo será definida em segundo turno. Dois candidatos de cada estado vão se enfrentar em 30 de outubro. Para que a disputa acabasse no primeiro turno, seria preciso que um deles tivesse mais de 50% dos votos.
Haverá segundo turno em Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas e Sergipe.
Veja a lista a seguir
Espírito Santo – Renato Casagrande (PSB) X Carlos Manato (PL)
Mato Grosso do Sul – Renan Contar (PRTB) X Eduardo Riedel (PSDB)
Rio Grande do Sul – Onyx Lorenzoni (PL) X Eduardo Leite (PSDB)
Rondônia – Marcos Rocha (União Brasil) X Marcos Rogério (PL)
Santa Catarina – Jorginho Mello (PL) X Décio Lima (PT)
Paraíba – João Azevedo (PSB) X Pedro Lima (PSDB)
São Paulo – Tarcísio de Freitas (Republicanos) X Fernando Haddad (PT)
Pernambuco – Marília Arraes (Solidariedade) X Raquel Lyra (PSDB)
Bahia – Jerônimo Rodrigues (PT) X ACM Neto (União Brasil)
Amazonas – Wilson Lima (União Brasil) X Eduardo Braga (MDB)
Alagoas – Paulo Dantas (MDB) X Rodrigo Cunha (União Brasil)
Sergipe – Rogério Carvalho (PT) X Fábio Mitidieri (PSD)
Tags: