Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 21 Out 2022 | redação Vice de Bolsonaro em Mossoró e “Mulheres com Lula” em praça pública

Crédito da foto: Ilusração Campanha eleitoral nas ruas

Jornal de Fato

A nove dias das eleições presidenciais em segundo turno, as campanhas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reservaram mobilizações em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Militâncias e eleitores dos dois candidatos irão ocupar as principais ruas e avenidas de hoje até domingo, 23.

A campanha de Bolsonaro terá a presença do seu candidato a vice-presidente, general Braga Netto, que participará da tradicional descida da Avenida Presidente Dutra, Alto de São Manoel (zona leste). A “Passeata 22 pelo bem do Brasil” está programada para este sábado, 22, com concentração no popular “Posto do Ceguinho”, às 15h.

Antes, Braga Netto cumprirá agenda em Natal, ao lado do coordenador da campanha de Bolsonaro no RN, senador eleito Rogério Marinho (PL), e do prefeito Álvaro Dias. Ele chega hoje na capital potiguar e inicia agenda com entrevista coletiva, às 18h, no hotel Majestic, em Ponta Negra. Depois da coletiva, Braga Netto participa de comício na praça da Árvore de Mirassol. No sábado, antes de viajar para Mossoró, ele participa de mobilização em frente ao shopping Midway Mall, denominado: “Bolsonaro abraça Natal, vamos orar pela nossa nação”.

Já a campanha a favor de Lula avança as atividades em Mossoró a partir desta sexta-feira, 21, a partir das 8h. Os movimentos de mulheres, organizações feministas e representantes de partidos se reúnem em ato na Praça da Igreja de Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Em frente ao Epílogo da Uern – Centro) para demonstrar apoio à eleição do Lula. A mobilização faz parte de um movimento nacional em defesa da “democracia e um futuro mais digno para as mulheres brasileiras”.

De acordo com a ex-candidata à vereadora Plúvia Oliveira (PT), representante da Marcha Mundial das Mulheres de Mossoró, “Mais uma vez somos nós que sairemos às ruas pra dizer que ‘Ele Não’, que Bolsonaro não representa as mulheres porque ele legitima a violência e, por isso, nós estamos com o presidente Lula que respeita a luta feminista e os direitos das mulheres nesse momento histórico das eleições presidenciais”, afirmou.

No sábado, 22, haverá carreata saindo da Alameda dos Cajueiros e percorrerá os bairros Planalto e Alto de São Manoel (zona leste). No domingo, 23, a “Turma de Lula” fará bicicletada na Avenida Rio Branco – Corredor Cultural, a partir das 16h.

 

Primeiro turno

No Rio Grande do Norte, Lula venceu no primeiro turno com 62,98% dos votos, tendo um total de 1.264.179 de votos computados. Já Bolsonaro teve 31,02%, com 622.731 votos. Lula venceu em 166 dos 167 municípios potiguares, perdendo apenas no terceiro maior colégio eleitoral do estado, Parnamirim, onde obteve 48.084 votos (43,74%) contra 53.530 votos (48,60%) de Bolsonaro.

Em Natal, Lula teve 225.529 votos (50,15%), enquanto Bolsonaro recebeu 188.942 (42,01%). Em Mossoró, a maioria pró-Lula foi ainda maior, ele obteve 61,06% dos votos (88.081) contra 32,15% de Bolsonaro (46.378 votos).

 Deputado solicita reforço policial para reta final da campanha

O acirramento na reta final do segundo turno das eleições, com registros de confrontos entre militantes dos candidatos Jair Bolsonaro e Lula, alerta autoridades para reforçar a segurança em áreas onde existem maiores riscos de violência. Em Mossoró, algumas áreas precisam ser monitoradas pelas forças de segurança.

É o que defende a deputado estadual reeleita Isolda Dantas (PT), que coordena a campanha do ex-presidente Lula na cidade. O parlamentar solicitou ao Governo do Estado o reforço da segurança, com patrulhamento motorizado, no Grande Alto de São Manoel, zona leste de Mossoró.

“De acordo com informações dos portais de notícias, no domingo, 16, houve ocorrência registrada na referida região. Tal ocorrência desperta às autoridades a necessidade de presença preventiva da polícia, especialmente durante a noite, quando há pouca iluminação, e coloca moradores, trabalhadores e estudantes diante da sensação de insegurança”, justificou a parlamentar.

“Embora se saiba que a simples presença policial não é suficiente para acabar com a violência, ela é fundamental para inibir futuras atividades criminosas, contribuindo para uma melhor sensação de segurança da população”, disse.

O requerimento de Isolda Dantas foi encaminhado à Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED-RN).

Tags:

Eleições 2022
campanha eleitoral
Lula
Bolsonaro
Mossoró

voltar