COLUNA BASTIDORES / JORNAL DE FATO
Problemão
O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que espera ter o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT) para voltar à Prefeitura de Natal em 2024, tem um problemão pela frente. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) caminha para desaprovar as contas de sua última gestão, o que, se confirmando, abre espaço para a Câmara Municipal torná-lo inelegível por oito anos.
O conselheiro Gilberto Jales, que é o relator das contas de Carlos Eduardo, apresentou voto pela desaprovação, devido a irregularidades insanáveis que constam no relatório. Já o conselheiro Tarcísio Ribeiro pediu vista do processo antes de proferir o voto.
Nas eleições de 2022, Carlos Eduardo tentou se eleger senador, mas saiu derrotado das urnas. Ele compôs chapa com a governadora eleita Fátima Bezerra.
De olho no prazo
O TSE alerta que o eleitor que não votou no 1º turno das eleições, em 2 de outubro, tem até o dia 3 de janeiro para justificar a ausência perante a Justiça Eleitoral. Já quem deixou de votar no segundo turno, ocorrido em 30 de outubro, o prazo final é 9 de janeiro de 2023.
Para justificar
O eleitor deve acessar o Sistema Justifica ou enviar o Requerimento de Justificativa Eleitoral, chamado de RJE, à zona eleitoral competente. Também é possível justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, plataforma que pode ser baixada gratuitamente no Google Play e no App Store. Para quem está fora do Brasil ou tem o título de eleitor cadastrado na Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), a forma é a mesma.
Nome certo
O vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) será o titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) no segundo governo Fátima Bezerra (PT). Só não assumirá a pasta se não quiser. Está reservada para ele.
“Em nome da Democracia”
Luciano Bivar afirmou que o União Brasil deve fazer parte da base do futuro governo Lula (PT) “em nome da democracia”. Ele saiu satisfeito da reunião com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Em Brasília, é dado como certa a presença do União na Esplanada dos Ministérios a partir de 2023.
Tags: