Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 18 Nov 2022 | redação COP27: Governadora Fátima trata sobre novos investimentos em energias renováveis

Crédito da foto: Natália Oliveira Governadora Fátima Bezerra apresentou projeto em Sharm el-Sheikh

A governadora Fátima Bezerra (PT) dedicou o seu quarto dia no Egito, onde participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), para apresentar projetos no setor de energias renováveis do Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira, 17, a chefe do Executivo potiguar se reuniu, em Sharm el-Sheikh, com o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy, e com a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum.

Fátima Bezerra apresentou projetos e estudos elaborados pelo Governo do Estado, como o Porto Indústria Verde, que vai oferecer infraestrutura para investimentos em produção de energia onshore e offshore e produção de hidrogênio e amônia verde.

A governadora marcou uma reunião para o próximo dia 30, em Natal, com dirigentes do IBP e da Abeeólica, que se comprometeram a trazer investidores e empresas do setor para conhecer os projetos. A Total Energies SE, grupo empresarial do setor petroquímico e energético com sede mundial em La Défense, maior centro financeiro de Paris, é uma das interessadas. A empresa está presente em mais de 130 países e emprega 100 mil pessoas.

"Tivemos mais uma agenda em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte aqui na COP27. Saímos da reunião com excelente perspectiva de consolidarmos novos investimentos e geração de muitos empregos e renda para o RN, que tem posição geográfica estratégica e poderá vir a se consolidar como um hub para os investimentos em energias renováveis", afirmou Fátima Bezerra. “É o Rio Grande do Norte traçando caminhos sustentáveis”, comemorou a governadora.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente do RN (IDEMA), Leon Aguiar, que acompanha a governadora no Egito, considerou a reunião como de grande importância para o Estado.

“Apresentamos projetos e estudos elaborados pelo Governo do RN, mostramos a liderança do Estado no setor de energias renováveis, o atlas solar e eólico, os estudos para o Porto Indústria Verde, que, inclusive, tem sugestão de localização e detalhamento para instalação de unidades de produção e confecção de insumos necessários à estrutura de geração de energia onshore e offshore e para produção de hidrogênio e amônia verde".

Roberto Ardenghy disse que o RN integra a nova fronteira exploratória no setor de óleo e gás natural, denominada margem equatorial. "Área também tem forte potencial para energias renováveis. O Rio Grande do Norte já é um produtor importante e nós vamos levar grupos de investidores para conhecer este potencial e o Porto Indústria Verde", declarou.

Elbia Gannoum, presidente da Abeeólica, destacou a importância do Porto Indústria Verde no atual processo de transição energética. "O IBP nos traz a importância de aproveitar a margem equatorial, o gás e petróleo já existente no Estado. E nós da Abeeólica entendemos a importância de continuar investindo em eólicas onshore e offshore. Nos contatos aqui constatamos que o Governo do RN enxerga as oportunidades e trabalha para consolidar os novos investimentos", pontuou.

 

Governadora assina memorando com governo da Estônia

Também nesta quinta-feira, 17, a governadora Fátima Bezerra assinou memorando de entendimento com o governo da Estônia, por meio do ministro Madis Kallas, e da empresa Timbeter, para uso de solução tecnológica destinado a melhorar o controle de recursos florestais e madeireiros no Rio Grande do Norte.

Em outra agenda, representando os Estados do Nordeste, o diretor do Idema/RN, Leon Aguiar, foi um dos palestrantes do Painel Sustentabilidade dos Biomas Brasileiros, organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

“Falamos sobre a importância do Bioma Caatinga para a região, sobre a riqueza da biodiversidade existente e do grande desafio de encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o socioambiental para a localidade onde está situada a segunda maior densidade populacional do país, com mais de 56 milhões pessoas", disse Leon.

O painel foi realizado no Hub do Brazil na Cop27 e contou com a presença da presidente da Abema, Mauren Lazzaretti; do Secretário Estadual de Meio ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira; da presidente da Cetebs São Paulo, Patrícia Iglecias, e do secretário-executivo de Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto.

Tags:

Fátima Bezerra
governadora
Rio Grande do Norte
COP27

voltar