Por César Santos / Jornal de Fato
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) desconversa quando é perguntado qual seria o nome ideal para ser o seu vice nas eleições 2024, já que o atual vice, Fernandinho das Padarias, rompeu com ele ainda em 2021. “Só falo sobre eleições em 2024”, responde, sem prolongar o assunto.
O nome ideal, aparentemente, é o do atual presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade). Um parceiro político de primeira hora, que se mantém fiel ao prefeito e atua como guardião dos interesses do Executivo no Legislativo.
Todos os projetos de interesse do Palácio da Resistência foram aprovados na Câmara sob a batuta de Lawrence, dentre eles, o mais recente, que autoriza o prefeito a contratar empréstimos com valores de quase meio bilhão de reais.
A parceria também se manteve firme nas eleições deste ano. Allyson se dedicou de corpo, alma e estrutura à campanha de Lawrence à Câmara dos Deputados. Não obtiveram sucesso, mas fortaleceram palanque na cidade de Mossoró, fidelizando eleitores conquistados nas eleições de 2020, quando os dois foram eleitos para Prefeitura e Câmara Municipal.
A boa relação, porém, não é o suficiente para convencer Allyson a ter Lawrence como companheiro de chapa nas eleições 2024. O prefeito confia em Lawrence, mas acha que precisa de um nome ainda mais de confiança. Esse nome ele já tem, mas guarda para o momento certo.
O fato de não querer Lawrence como vice não é consequência de rusga ou algo parecido. A relação política dos dois é boa, não tem do que se queixar. Mas, o prefeito sabe que Lawrence também tem as duas ambições que podem colocá-los em confronto no futuro.
Veja: Allyson Bezerra, se ele for reeleito em 2024, cumprirá apenas dois anos do segundo mandato. Renunciaria em 2026 para ser candidato a governador do Rio Grande do Norte. Daí, ele precisaria de um vice, que passaria a ser prefeito, para cumprir à risca o seu projeto político. Essa segurança ele não teria com Lawrence Amorim.
Dessa forma, Allyson não tem interesse, e ele está certo, de antecipar uma discussão sobre o vice que deve ser levada a termo somente em 2024. Melhor continuar do jeito que está. Ele trata o presidente da Câmara com zelo e Lawrence retribui na mesma moeda. Portanto, sem crise.
Mas, como nada em política passa sem um bom debate, vamos contribuir para isso: quem você acha que deve ser o vice de Allyson Bezerra nas eleições 2024?
ACOMPANHE OS BASTIDORES DA POLÍTICA E DO PODER NO BLOG DO CÉSAR SANTOS
Tags: