Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 06h45 | 01 Jan 2023 | redação Posse de Lula: Cerimônia oficial e Festival Brasil do Futuro marcam chegada ao poder

Crédito da foto: Reprodução Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo, 1º de janeiro de 2023, será um dia histórico e, para isso, foi preparada uma programação à altura. A posse acontece em Brasília, no Distrito Federal. A cerimônia oficial de posse do novo presidente e o Festival Brasil do Futuro – A Alegria Vai Tomar Posse, marcarão dia.

O Festival do Futuro acontece a partir das 11h do dia 1º de janeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A entrada é gratuita.

A cerimônia oficial de posse conta com uma série de eventos, a começar pelo tradicional desfile em carro aberto em que o presidente eleito percorre a capital federal.

No Congresso, ele é recebido pelos presidentes da Câmara e do Senado para o ato que oficializa a posse presidencial. Então, seguem-se um pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial.

Depois disso, o presidente eleito encontra com autoridades internacionais e chefes de Estado. Estão confirmados:

Frank-Walter Steinmeier (presidente da Alemanha)

João Lourenço (presidente de Angola)

Alberto Fernández (presidente da Argentina)

Luis Arce (presidente da Bolívia)

José Maria Neves (presidente de Cabo Verde)

Gabriel Boric (presidente do Chile)

Gustavo Petro (presidente da Colômbia)

Rodrigo Chaves (presidente da Costa Rica)

Umaro Sissoco Embaló (presidente da Guiné-Bissau)

Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal)

José Ramos-Horta (presidente de Timor Leste)

 

Programação da Posse e do Festival do Futuro

Local: Esplanada dos Ministérios

- 10h – Cortejo de Manifestações Populares

- 11h – Show “Show Brasília de Todos os Ritmos” (Palco Elza Soares)

* Direção Geral: Dorival Brandão

* Direção Musical: Alê Capone e Adriano Rocha

- 12h30 – Show Kleber Lucas Convida (Palco Gal Costa)

* Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, MN MC e Sarah Renata

- 14h20 – Desfile do presidente Lula em carro pela Esplanada

- 15h00 – Cerimônia de posse presidencial no Congresso Nacional

- 15h50 – Show Juliano Maderada e Banda (Palco Gal Costa)

- 16h30 – Subida da rampa do Palácio do Planalto e cerimônia posterior

* A solenidade de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, no dia 1º de janeiro de 2023, terá início às 16h30, com a chegada de carro à rampa. O presidente e o vice, Geraldo Alckmin, acompanhados das esposas, Janja Lula da Silva e Lu Alckmin, sobem a rampa do Palácio.

Em seguida, Lula, Janja, Alckmin e Lu se dirigem ao Parlatório para o discurso ao público na Praça dos Três Poderes. Ao final do discurso, o presidente e o vice se dirigem ao Salão Leste para cumprimentar os chefes de Estado e de Governo, além de demais autoridades estrangeiras de alto nível.

Após os cumprimentos, a partir das 18h, Lula segue ao Salão Nobre para dar a posse aos ministros e ministras de Estado. Em seguida, o presidente, o vice, as respectivas esposas, e os ministros e ministras seguem para o Salão Oeste para a foto oficial. A cerimônia encerra-se com a foto oficial.

Terminada a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente, o vice e as esposas seguem para a recepção aos chefes de Estado e de Governo no Palácio do Itamaraty, a partir das 19h30.

- 18h30 – Show “Futuro Ancestral” (Palco Elza Soares)

* Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho e Gog.

- 19h40 – Show “Outra Vez Cantar” (Palco Gal Costa)

* Direção Musical: Daniel Ganjaman

* Participações: Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma de Freitas.

- 20h55 – Show “Amanhã vai ser outro dia” (Palco Elza Soares)

* Direção Musical: Itamar Assiere

* Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogéria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz”.

- 22h50 – Show BaianaSystem convida: (Palco Gal Costa)

* Margareth Menezes

- 00h10 – Show Gaby Amarantos Convida: (Palco Elza Soares)

* Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo

- 1h10 – Show Duda Beat convida (Palco Gal Costa)

* Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra

- 2h10 – Show Pabllo Vittar Convida (Palco Elza Soares)

* Lukinhas e Urias

- 3h10 – Valesca Popozuda convida (Palco Gal Costa)

* MC Marks e Mc Rahell

- Ao longo de todo o evento

* Feira Gastronômica, com apresentações de Som na Rural e Kombinado

 

Polícia Federal comandará esquema de segurança

A Polícia Federal será o principal órgão a atuar na cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento foi planejado para garantir que não ocorram incidentes. Serão mais de 700 agentes em atuação na capital federal.

O esquema de segurança abrange toda a região da Esplanada dos Ministérios, além do setor de hotéis — onde se hospedarão diversas delegações estrangeiras — e embaixadas, que receberão representantes de outras nações.

A PF trará agentes de outros estados para reforçar o suporte. A ideia de usar agentes recém-formados pela Academia Nacional de Polícia chegou a ser avaliada, mas não avançou em razão da complexidade do evento.

A delegação dos Estados Unidos deve ocupar 200 quartos de um hotel. Nesse caso, além de policiais federais, agentes de entidades de segurança e investigação americanos atuarão no esquema de segurança. Sistemas antidrone serão ativados na região da Esplanada e qualquer equipamento não autorizado que se aproximar da Praça dos Três Poderes será abatido.

Atiradores de elite ficarão posicionados no alto dos prédios dos ministérios e agentes à paisana circularão em meio ao público para acompanhar a movimentação. Barreiras feitas pela Polícia Militar e acompanhadas por autoridades federais serão montadas na Esplanada, desde a altura da Catedral até o Palácio do Planalto.

A entrada de veículos nas vias que dão acesso à Praça dos Três Poderes será proibida, e o público não poderá ingressar na área do evento com objetos que possam representar risco à segurança, como facas, cabos de bandeira e outros utensílios.

Tags:

Lula
posse
Festival Brasil do Futuro
politica

voltar