Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 11h30 | 09 Jan 2023 | redação Políticos do Rio Grande do Norte repudiam ataques antidemocráticos em Brasília

Crédito da foto: Reprodução Governadora Fátima Bezerra: O RN se soma a outros Estados e enviará agentes de segurança para atuar

Políticos do Rio grande do Norte condenaram, por meio das redes sociais, a invasão e depredação de prédios públicos por extremistas em Brasília (DF) no último domingo (8), quando grupo entrou no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) e destruiu parte do patrimônio. Centenas foram presos.

A governadora Fátima Bezerra (PT), disse "reitero aqui em nome do povo do Rio Grande do Norte, toda a nossa repulsa aos atos antidemocráticos e de terrorismo em Brasília. O RN se soma a outros Estados e enviará agentes de segurança para atuar durante a intervenção federal em Brasília", diz trecho da publicação.
 
De acordo com a petista, "para cumprir a medida do ministro Alexandre de Moraes, já determinei ao Coronel Araújo, o nosso Secretário de Segurança Pública, para se reunir ainda hoje pela manhã através do Gabinete de Gestão Integrada e desmobilizar qualquer ato antidemocrático que ainda possa existir no RN", twittou.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) ressaltou que os atos registrados em Brasília, "com invasão e depredação de prédios públicos, merecem o repúdio de toda a sociedade brasileira, na medida em que atentam contra a democracia e o Estado Democrático de Direito no nosso País".
 
E completou: "As eleições terminaram, os eleitos empossados e cabe a cada cidadão brasileiro fazer a sua parte na administração e na política pelo bem comum, sem violência e com respeito às autoridades dos três poderes. Que os envolvidos sejam punidos dentro da lei e a ordem seja reestabelecida", concluiu.
 
O senador da República Styvenson Valentim (Podemos) escreveu nas suas redes sociais que "dano ao patrimônio público, vandalismo, quebradeira, desordem e baderna nunca foram sinônimo de manifestação pacífica e/ou patriota", disse.
 
Segundo o parlamentar, "todos sabem dos meus posicionamentos políticos, eles são inegociáveis, mas independente de posição política ou ideológica, sem defender político 'A' ou 'B', e muito menos pegar carona neles, atos como os que acontecem, agora, em Brasília, são repugnantes", finalizou.
 
Em nota à imprensa, o deputado federal General Girão (PL), declarou que "infelizmente, a violência ocorrida em Brasília não tem o meu apoio. Os manifestantes que vandalizaram, depredaram prédios e agiram com violência e desrespeito não representam o verdadeiro patriota que esteve por todos esses mais de 70 dias lutando por democracia". 
 
Segundo Girão, "todo excesso deve ser exemplarmente punido. Recordo que em 08 de março de 2022, sofremos um atentado em nosso gabinete em Natal. Até hoje, apesar de termos disponibilizado imagens de câmeras de segurança, não houve indiciamento de ninguém. Desde sempre, incluindo este ato relatado e o que acontece hoje, fomos contra a violência", pontuou.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Tags:

Rio Grande do Norte
democracia
política
Brasília

voltar