A bancada feminina da Assembleia Legislativa reuniu-se nesta quarta-feira, 8, para instalação da Frente Parlamentar da Mulher que tem como objetivo atuar constantemente em ações que proporcionem igualdade às mulheres potiguares. Divaneide Basílio (PT) e Eudiane Macedo (PV) foram eleitas, à unanimidade, presidente e vice-presidente da Frente, que será composta ainda pelas deputadas Isolda Dantas (PT), Terezinha Maia (PL) e Cristiane Dantas (SDD), que presidiu o grupo nos últimos anos.
“Essa frente revela o significado de termos reforçado a bancada feminina desta Casa Legislativa. O gesto da ex-presidente Cristiane Dantas em abrir para que outras deputadas presidam esse instrumento tão importante precisa ser registrado”, disse Divaneide ao celebrar a sua indicação e a da deputada Eudiane para o comando da Frente em 2023.
“É uma alegria imensa, eu e Eudiane que viemos da Zona Norte e que trazemos essa voz das comunidades. Com certeza faremos um trabalho voltado ao enfrentamento de todas as violências, pela garantia dos direitos das mulheres, por essa interlocução e com todos os espaços que defendem a vida. Ao lado das minhas colegas Isolda, Terezinha, Cristiane e Eudiane faremos um trabalho coletivo e articulado”, celebrou.
A primeira ação da Frente Parlamentar da Mulher na 63ª Legislatura será organizar as ações do dia 8 de março, data em que celebra o Dia Internacional das Mulheres.
DESTAQUE
No horário destinado aos deputados e deputadas, na sessão plenária, o destaque nos pronunciamentos foi o fortalecimento da bancada das mulheres na 63ª Legislatura. A primeira parlamentar a se pronunciar foi a deputada Eudiane Macedo que desejou boas-vindas aos novos deputados da Casa.
“Os novos parlamentares vão somar conosco, essa bancada histórica da Assembleia Legislativa que agora conta com cinco deputadas. Vamos trazer pautas muito importantes que são relacionadas às mulheres”, destacou Eudiane.
A deputada aproveitou para agradecer a todos que contribuíram votando ou apoiando para a renovação do mandato dela, quando obteve nas eleições do ano passado 36 mil e 27 votos. “A renovação do nosso mandato foi muito difícil, mas os eleitores depositaram confiança. Fui a primeira vereadora do bairro Lagoa Azul eleita em Natal e a primeira deputada também. Orgulho-me por ter uma história naquele bairro da Zona Norte”, enfatizou a deputada Eudiane.
Já a deputada Divaneide manifestou a sua satisfação em fazer parte da bancada histórica das mulheres. “Essa bancada pode ter práticas antirracistas. Vamos trabalhar para fortalecer. Vamos trazer alguns projetos nesse sentido”, acentuou.
Tags: