Allyson Bezerra reafirma que não cumprir o novo piso salarial dos professores durante audiência com representantes do Sindiserpum. Na manhã desta quarta-feira, em assembleia, categoria decide continuar a greve que já atinge cerca de 8 mil crianças
Coluna César Santos / Jornal de Fato
Nada de novo na audiência do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM). O chefe do Executivo reafirmou que não vai implantar o novo piso salarial dos professores, conforme já havia comunicado por meio de nota oficial.
Em seguida, por meio de sua estrutura midiática, propagou que está dialogando com os professores e que parte da pauta de reinvindicações havia sido atendida, quando, na verdade, são três dos 11 pontos apresentados pela categoria. Dentre eles, o concurso público da Educação que já havia acertado por meio de um TAC, assinado com o Ministério Público Estadual (MPRN), para liberar o Mossoró Cidade Junina de 2022.
Os dirigentes deixaram o Palácio da Resistência, local da audiência, afirmando que não esperavam nada mais de Allyson do que a postura apresentada pelo prefeito durante a reunião. Também não se surpreenderam com o noticiário oficial que o gestor estava atendendo reivindicações dos professores. O texto distribuído pela mídia oficial estava redigido antes mesmo do início da audiência.
O que foi dito pelo prefeito foi repassado aos professores em assembleia na manhã desta quarta-feira, 8. Por unanimidade, a categoria decidiu continuar a greve, como instrumento de pressão para a gestão municipal cumprir a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério.
A greve dos professores já deixou cerca de 8 mil crianças sem aula. O movimento foi deflagrado no dia 23 de fevereiro, exatamente porque o prefeito não se posicionou favorável à implantação do novo piso salarial, com reajuste de 14,95%.
O prejuízo é enorme para alunos, pais de alunos e professores. E, muito provavelmente, a greve será judicializada pela gestão municipal, caso a categoria decida continuar a paralisação.
FRASE
“Não nos surpreendeu”
ELIETE VIEIRA – Presidente do Sindiserpum sobre a posição do prefeito Allyson Bezerra contra o novo piso salarial dos professores
CONCURSEIROS
O concurso público do Tribunal de Justiça do RN contemplará 160 vagas para o cargo de Técnico Judiciário, 32 para Analista Judiciário (nível superior) e 2 para oficial de Justiça. Além das vagas previstas nos editais, haverá formação de cadastro de reserva. Salários iniciais variam de R$ 3.974,08 a R$ 7.301,18. As inscrições serão abertas hoje no site da Fundação Getulio Vargas (FGV).
MULHER
O Centro Feminista 8 de Março comanda a celebração do Dia Internacional da Mulher, hoje, em Mossoró. As atividades serão abertas com um ato em defesa da vida das mulheres, na praça da igreja Perpétuo Socorro, às 8h; e segue com cultura pela vida das mulheres na Praça do Pax, às 15h. O dia também será marcado pelo lançamento da sétima edição da Marcha das Margaridas, na praça do Pax.
MULHER II
A empresária Zilene Marques, diretora-presidente do grupo TCM, recebe hoje o tributo Ana Floriano, dentro da celebração do Dia da Mulher. A entrega será feita pelo prefeito Allyson Bezerra, na Prefeitura, às 16h. O tributo Ana Floriano foi criado na gestão de uma mulher, ex-prefeita Fafá Rosado, para reconhecer as mulheres que fizeram e fazem história.
POSTERGAR
Vários prefeitos do RN estão se organizando para acionar o STF contra o novo piso salarial dos professores. Em outros anos, os gestores fizeram o mesmo, e o Supremo reafirmou a lei. A estratégia dos gestores é postergar o cumprimento da lei.
CORRUPÇÃO
Polícia Federal fez varredura em prefeitura para combater corrupção ativa e passiva, dispensa indevida de licitação e falsidade ideológica. Calma, não foi em Mossoró. Por aqui tá tudo azul da cor do mar. A Operação Coração Rompido, nesta terça-feira, 7, atingiu a Prefeitura de Canguaretama/RN.
REPUBLICANOS
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, sonda grupo em Mossoró para reorganizar o Republicanos na cidade. Não importa, nesse momento, se apoia ou não a gestão municipal. Álvaro tem a missão de fortalecer a sigla em todo o RN para sustentar seu projeto eleitoral de 2026.
É NOTICIA
1 - Nesta data, em 2002, os alunos da comunidade Juremal, na zona rural de Mossoró, ganhavam a Escola Municipal Professora Neci Campos. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - Dentro do rodízio de atendentes, a A&C está ofertando 200 vagas. Os pretendentes devem ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo. O cadastro pode ser feito no site https://sou.aec.com.br. A remuneração é compatível com o mercado.
3 - Assembleia Legislativa reconhece a Catedral de Sant’Ana, de Caicó, como patrimônio cultural, histórico e religioso do RN. O projeto do deputado Francisco do PT vai à sanção do Executivo estadual.
4 - Quase 48 mil pessoas em Mossoró podem fazer a troca de antigas parabólicas por antenas digitais, de forma gratuita. São pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Basta ligar para o 0800 729 2404 ou se inscrever pelo site sigaantenado.com.br.
5 - As reservas hídricas do RN acumulam 42,97% de sua capacidade, com destaque para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O maior reservatório do estado acumula 1,182 bilhão de metros cúbicos, correspondentes a 49,82% de sua capacidade total.
Tags: