Tomógrafo de última geração, comprado pelo Ministério da Saúde, foi recebido pela Prefeitura de Mossoró no dia 15 de agosto do ano passado. Até agora, o aparelho não foi instalado e encontra-se no almoxarifado, onde também está guardando um raio-x
Coluna César Santos / Jornal de Fato
No dia 15 de agosto de 2022, a Prefeitura de Mossoró fez propaganda em sua página oficial e nas redes sociais da chegada de um tomógrafo de última geração, adquirido com recursos do Ministério da Saúde. Fotos, vídeos e entrevistas enalteceram o “feito” e afirmaram que o equipamento estaria à disposição da saúde dos mossoroenses.
De fato, houve empolgação e a renovação de esperança da massa gente que depende das políticas publicas para terem acessos a exames feitos pelo aparelho como de tórax, hérnia de disco, joelho, ombro, entre tantos outros solicitados pelos médicos.
Só que, oito meses depois, o tomógrafo ainda não saiu da caixa. Está guardado no almoxarifado do município ao lado de um aparelho de raio-x móvel.
Trata-se de mais um descalabro da atual gestão municipal com a saúde da população. É inadmissível, sob todos os aspectos, e sem justificativa aceitável, que uma gestão mantenha guardado um tomógrafo e um aparelho de raio-x numa cidade do porte de Mossoró, com 300 mil habitantes, e a maioria dependendo do serviço público.
A informação no local onde os aparelhos estão guardados em caixa é que o tomógrafo só sairá de lá para o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, popularmente conhecido como o “PAM do Bom Jardim. Essa unidade passa por reforma que se arrasta há meses, sem previsão de quando será concluída.
Nesta terça-feira, 25, não havia trabalhadores na obra, nem informações sobre a conclusão da obra. No entanto, algumas pessoas na área afirmaram que a construtora contratada executa a obra a “passos de tartaruga”, acompanhando o mesmo ritmo da liberação de recursos por parte da gestão municipal.
O descalabro torna-se ainda mais revoltante porque o tomógrafo poderia muito bem ter sido instalado em uma das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). Há reclamações, todos os dias, que essas unidades não contam com o importante serviço de exames porque falta o aparelho.
Também deve ser dito que o raio-x móvel, que adormece ao lado do tomógrafo, deveria estar funcionando nas UPAs ou em qualquer lugar que fosse útil à população, nunca dentro de um almoxarifado sem nenhuma utilidade.
Esse descalabro junta-se a outros. Recentemente, a reportagem do Jornal de Fato mostrou o caos na Unidade Básica de Saúde – UBS Marina Silva - na comunidade rural da Barrinha. Um médico atendendo paciente na sombra de uma árvore porque não tinha condições de trabalhar dentro do velho imóvel caindo aos pedaços.
Pois bem.
Não é possível que a desgraça no sistema de saúde pública de Mossoró siga sem chamar a atenção das autoridades públicas. Será que o Ministério Público Estadual e/ou Federal não se sentem provocados para investigar esse crime com a saúde da população?
Isso não pode continuar assim, a impunidade não pode prevalecer. As pessoas estão sofrendo à míngua, enquanto galões e mais galões de recursos públicos são jogados em outras áreas, que não exigem a mesma urgência de quem está na fila da saúde.
É revoltante.
FRASE
“O melhor nome é do vereador Omar Nogueira”
PAULO IGO – Sugerindo o nome para a liderança da oposição na Câmara Municipal de Mossoró
DE VOLTA PRA CASA
O ex-deputado estadual Souza (PSB) vai disputar a Prefeitura de Areia Branca nas eleições 2024. Enfrentará um candidato ou candidata apoiado (a) pela atual prefeita Iraneide Rebouças (PSDB). Souza governou Areia Branca por 10 anos, teve altos e baixos, chegou a ser cassado por crime eleitoral. Também foi vice-prefeito do ex-prefeito Bruno Filho. É um nome forte da oposição.
ANTIGA BAIXINHA
Há 67 anos, a antiga "Baixinha" passa a se chamar de bairro Santo Antônio, zona norte de Mossoró. A denominação foi iniciativa do vereador Maurílio Aires, autor do projeto de lei 7/56 - de 26 de abril de 1956. A "Baixinha", apesar disso, não perdeu o seu status e hoje está bem estruturada entre o Santo Antônio e o conjunto Abolição II, contando com todos os equipamentos de um bairro.
APODI NA PAUTA
O jornalista Vonúvio Praxedes noticia que o deputado estadual Neilton Diógenes (PL) tem nome para disputar a Prefeitura de Apodi: Humberto Filho. O próprio parlamentar admitiu essa possibilidade. Se vingar, Humberto enfrentará um candidato apoiado pelo prefeito Alan Silveira (MDB) e Agnaldo Fernandes, do PT.
LÍDER
O vereador Omar Nogueira (Patriota) deverá assumir a liderança da oposição na Câmara Municipal de Mossoró. Nome de consenso. O cargo ficou vago nesta terça-feira, 25, com a renúncia do vereador professor Francisco Carlos (Avante).
FARTURA
Tibau mantém a liderança no ranking dos royalties de petróleo e gás. Neste mês de abril, a Prefeitura engordou a conta com quase R$ 2,4 milhões. Para se ter ideia do que isso representa, o município de pouco mais de 5 mil habitantes superou Mossoró, com 300 mil moradores, que recebeu R$ 1,5 milhão. Tibau é uma fartura sem limites.
LAGARTÃO
O tal do Lagartão, que se elegeu deputado federal pelo PL, puxado por Lagartixa, alarmou que os criminosos estão preparados para novos ataques no RN. Não apresentou qualquer indício de que as ações podem acontecer. O Governo do RN reagiu e acusou Lagartão de tentar "causar pânico" à população.
REJEITADO
A segunda turma do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) desaprovou as contas do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), pelo placar de 2 a 0. O terceiro conselheiro, Paulo Roberto Alves, primeiro de Carlos, declarou-se suspeito. O ex-prefeito ainda pode tentar reverter a decisão no plenário da Corte de Contas, antes do parecer final seguir para a Câmara Municipal de Natal.
DOR DE CABEÇA
Se a decisão no TCE-RN for mantida, Carlos Eduardo fica nas mãos dos vereadores natalenses. É que se a Casa Legislativa aprovar o parecer do Tribunal de Contas, ele se tornará ilegível, logo, ficará alijado da disputa eleitoral de 2024. Vale lembrar que Carlos Eduardo precisará dos votos de 2/3 da Câmara para derrubar o parecer do TCE-RN.
FAVORITO
Todas as pesquisas de intenção de votos realizadas neste ano em Natal mostram Carlos Eduardo liderando. Ele é o favorito dos natalenses, bem distante da segunda colocada, a deputada Natália Bonavides (PT). Carlos Eduardo já foi eleito prefeito de Natal três vezes: 2004, 2012 e 2016. Na última eleição, em 2016, ele foi reeleito com mais de 63% dos votos.
UNIÃO
O ex-senador José Agripino Maia continua prestigiado no União Brasil. Ele acaba de ser eleito para o conselho dos sete membros da Fundação Índigo, que tem, entre outros cardeais ex-democratas, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A fundação será presidida por ACM Neto, ex-prefeito de Salvador/BA.
MAIORIA SÓLIDA
A governadora Fátima Bezerra (PT), diferente do primeiro mandato, tem maior tranquilidade com a sua base política na Assembleia Legislativa. A bancada governista está coesa. Provou isso nesta terça-feira, 25, quando derrubou o requerimento de urgência, do deputado oposicionista Adjuto Dias (MDB), que pede a derrubada do reajuste da alíquota do ICMS de 18% para 20%. O governo venceu fácil.
TEM DONO
O senador Ciro Nogueira vai passar mais uma temporada mandando no Progressistas. Ele foi reeleito para quinto mandato na presidência da sigla. O ex-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro (PL) mantém a posição apoiado por outro poderoso em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 2001, o Planalto 13 de Maio, zona leste de Mossoró, ganhava a Unidade de Apoio à Criança "Maria da Conceição Vidal". Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - O jovem comediante Gio Lisboa apresentará em Mossoró o espetáculo "Fora da Casinha". Trata-se de um dos grandes destaques do stand up comedy nacional. Será apresentação única no dia 19 de maio, no Teatro Estadual Lauro Monte Filho.
3 - A cidade serrana de Martins recebe a partir desta quinta-feira, 27, o 1º EnCanto Mariano, dentro da pauta do turismo religioso, com atividades religiosas e culturais. A Prommovetour está à frente.
4 - O público a partir de 18 anos já pode receber a vacina bivalente contra a Covid. A abertura visa aumentar a procura. No RN, o imunizante foi recebido por apenas 10% do público-alvo. Em Mossoró, pouco mais de 8 mil pessoas foram vacinadas.
5 - O calendário do São João de Assú, considerado o mais antigo do mundo, ganhou mais uma atração, o Rally de São João. O Rally, partindo de Assú, reunirá jipeiros de todo o estado e de estados vizinhos. O São João de Assú acontece entre 10 e 25 de junho.
Tags: