Vereadora afirma que professores foram exoneradas do segundo vínculo, onde dão aulas excedentes, por causa de uma camisa que utilizaram em protesto contra o prefeito, ocorrido ainda no primeiro semestre do ano. A denúncia provoca o Ministério Público
COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
Os professores da rede municipal de ensino, que participaram da luta pelo cumprimento do piso salarial 2023, não concedido pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), estão sofrendo perseguição de toda a ordem. A determinação parte do Palácio da Resistência, sem dó nem piedade. A determinação é que o castigo seja cumprido para não desafiar o chefe.
A coluna havia recebido uma série de denúncias, mas coube à vereadora Marleide Cunha (PT) levá-las ao conhecimento público. Nesta terça-feira, 22, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, ela denunciou que servidores públicos que se posicionam contrários à gestão do prefeito Allyson Bezerra são alvos de perseguição.
Marleide afirmou que professoras foram exoneradas do segundo vínculo, onde dão aulas excedentes, por causa de uma camisa que utilizaram em protesto contra o prefeito, ocorrido ainda no primeiro semestre do ano, quando a categoria foi às ruas em defesa do piso salarial.
Na camisa, usada pelos manifestantes, estava estampado um chapéu de couro (símbolo político-eleitoral do prefeito e a frase “Destá, eu hei de ver você bater em minha porta” e a porcentagem 14,95%, que equivale ao reajuste previsto em lei, mas que não foi acatado pelo prefeito, o que culminou com uma greve na rede municipal de ensino.
Segundo a denúncia de Marleide Cunha, as professoras exoneradas davam aulas e prestavam assistência a estudantes com autismo e deficiências que estudam em escolas municipais.
“Uma verdadeira perseguição política que só veio a prejudicar os próprios estudantes que agora vão precisar se adaptar a outros professores. Ao invés de se preocupar com o aluno, persegue o professor”, afirmou a vereadora.
O perfil de perseguidor foi revelado tão logo Allyson Bezerra assumiu a Prefeitura, ainda em janeiro de 2021. Ele promoveu transferências nas Unidades Básicas de Saúde, como forma de prejudicar os servidores que não o apoiaram nas eleições 2022. Uma senhorinha com quase 30 anos de serviço público foi transferida do Abolição III para outro bairro distante, como forma de castigo.
Esses são alguns dos relatos. Coisas piores acontecem contra pessoas humildes que, temendo represálias, preferem se calar. Infelizmente.
FRASE
“Está havendo uma verdadeira perseguição política”
MARLEIDE CUNHA – Vereadora ao denunciar o prefeito Allyson Bezerra no Plenário da Câmara Municipal de Mossoró
JUSTO
A Câmara de Mossoró aprovou a criação da Medalha Líder Comunitário - Mérito Arnor Duarte de Morais. Presta homenagem justa a Arnor, falecido em 11 de novembro de 2021, que liderou a luta das comunidades, com destaque para a defesa dos moradores do Forno Velho. O projeto aprovado nesta terça-feira, 22, é de autoria do vereador Didi, filho do homenageado.
RECURSOS HÍDRICOS
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, garantiu a liberação de 100% dos recursos para as obras hídricas na região do Seridó. Dessa forma, estão asseguradas as obras Passagem das Traíras e Projeto Seridó e a conclusão do complexo Oiticica. Nesta terça-feira, 22, o ministro conheceu a barragem de Oiticica, que será o terceiro maior reservatório do RN.
VAVÁ MARAVILHA
O radialista mossoroense Evaristo Nogueira deixou o Grupo de Comunicação O Povo, de Fortaleza-CE, após 28 anos na casa. Um dos melhores narradores esportivos do país, Vavá Maravilha, como é carinhosamente chamado no Ceará, segue novos projetos, com o sucesso do seu personagem nas redes sociais: "Homem Mau".
POLÍTICA E FUTEBOL
Evaristo Nogueira iniciou e consolidou a sua carreira no rádio em Mossoró (Tapuyo, Difusora e Libertadora), depois seguiu para Natal e Fortaleza. Também tem política no seu currículo, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Mossoró, e no futebol, sendo um dos melhores presidentes do Baraúnas no início da década de 80.
CENTRO-DIREITA
A ex-vice-prefeita Nayara Gadelha não quer a presidência do PL de Mossoró. O ex-candidato a prefeito Tião Couto, também não. Vai sobrar para o ex-vereador Genivan Vale ou para o atual presidente da CDL, empresário Stênio Max.
NOVOS VOOS
Clorisa Linhares cansou da política de Grossos, onde foi vereadora e candidata à prefeita. Vai transferir o título para Mossoró, onde tentará uma vaga na Câmara Municipal em 2024 pelo PL. Clorisa foi candidata à governadora do RN em 2022, ficando em quarto lugar com 39.011 votos (2,13%).
PROTESTO DOS PREFEITOS
A Federação dos Municípios do RN (FEMURN) tem adesão de mais de 100 prefeitos potiguares ao movimento contra a queda dos repasses do FPM, agendado para o dia 31 deste mês. Os gestores municipais vão fechar as portas das prefeituras por 24 horas para chamar a atenção do Governo Federal.
DESLOCADA
A senadora Zenaide Maia (PSD) estava sem ambiente na agenda do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), em Natal. Reação dura ao movimento que a senadora faz para derrotar o PT nos principais colégios eleitorais do RN em 2024. Natal, Mossoró e São Gonçalo do Amarante, que reúnem 840 mil eleitores, concentram o projeto eleitoral de Zenaide contra o PT.
MAPA DA DISCÓRDIA
Em Natal, Zenaide Maia apoiará o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) contra a deputada Natália Bonavides (PT); em Mossoró, a senadora apoiará o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) contra a deputada Isolda Dantas (PT); e em Parnamirim, apoia a candidatura do esposo Jaime Calado (PSD) contra o prefeito Eraldo Paiva (PT).
É NOTÍCIA
1 - Os professores da Uern elegem hoje a nova diretoria da Aduern para o biênio 2023-2025. O atual presidente, Neto Vale, é favorito. Ele enfrenta os colegas Jefferson Garrido e Maria José Vidal.
2 - Começa hoje a 30ª edição da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), com 250 estandes de expositores de 16 países, com perspectiva de movimentar R$ 80 milhões em negócios. Segue até sexta na Estação das Artes de Mossoró.
3 - A Câmara de Mossoró aprovou projeto que cria o Observatório da Violência contra a Mulher em Mossoró. A proposta do vereador Tony Fernandes está inserida nas atividades do Agosto Lilás, mês de consciência pelo fim da violência contra a mulher.
4 - O professor Josué Moreira foi absolvido da denúncia de plágio em sua tese de doutorado. Ele passou a enfrentar a acusação quando foi nomeado reitor do IFRN pelo então presidente Bolsonaro. A mesma acusação enfrenta a reitora Ludimilla Oliveira, da Ufersa.
5 - O primeiro lote de inscrições da etapa Mossoró do Circuito Sesc de Corridas segue até o dia 31 deste mês, com preços a partir de R$ 25. A competição ocorrerá no dia 7 de outubro, com largada ao lado do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.
Tags: