Terça-Feira, 14 de janeiro de 2025

Postado às 11h45 | 12 Out 2023 | redação Coluna César Santos: João Maia quer permanência do rosalbismo no PP

Crédito da foto: Reprodução Deputado federal João Maia, ministro Alexandre Padilha e o ex-deputado Beto Rosado

COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO

O Progressistas vai oficializar a filiação do deputado federal João Maia no dia 20 deste mês, em evento no Versailles Recepções, em Natal. A data foi definida pela direção nacional do partido, de acordo com a direção regional.

Maia quer chegar ao Progressistas em grande estilo. O parlamentar convidou lideranças nacionais e espera contar com a presença, ainda não confirmada, do presidente do partido, senador Ciro Nogueira.

A partir daí, João Maia assumirá a presidência estadual do Progressistas e iniciará o processo de fortalecimento da sigla com vista às próximas eleições.

A transferência de comando do diretório do RN será pacífica, uma vez que o atual presidente, ex-deputado federal Beto Rosado, continuará compondo a direção no cargo de vice-presidente estadual. Inclusive, Beto estima que pelo menos 70% dos atuais filiados devem permanecer no partido e, por gravidade, se somarão ao grupo liderado por João Maia que está deixando o PL pelo Progressistas.

Outro ponto convencionado favorece ao grupo político de Beto Rosado em Mossoró, que continuará comandando o diretório municipal, hoje presidido pelo ex-deputado federal Carlos Alberto de Souza Rosado, o Betinho, pai de Beto.

O Progressistas tem em seus quadros nomes importantes como Rosalba Ciarlini, que foi senadora da República, governadora do Rio Grande do Norte e prefeita de Mossoró por quatro mandatos. Rosalba, inclusive, mantém o posto de maior eleitora da cidade, o que a mantém no tabuleiro da sucessão municipal que se aproxima.

Certamente, João Maia, Beto e Rosalba devem conversar, em tempo oportuno, sobre o projeto político-eleitoral do próximo ano. Rosalba vai responder se realmente pretende disputar a Prefeitura de Mossoró e o novo líder do Progressistas dirá sobre a estrutura que o partido tem a oferecer a uma eventual candidatura majoritária.

João Maia chegará ao Progressistas com o seu grupo unido. Ele acredita que o partido ganhará 20 novos prefeitos e prefeitas, que foram eleitos e eleitas em 2020 pelo PL. Neste grupo, destaque para a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, que assumirá a presidência do Progressistas Mulher; e para o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, que comanda uma das cidades importantes da região metropolitana de Natal.

O Progressistas vive um momento especial na política brasileira. Tem o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), e uma bancada robusta e influente no chamado “Centrão”. Mais do que isso, o partido articula a formação de uma federação com o Republicanos, partido liderado no país pelo Pastor Marcos Vicente. Juntos, os dois partidos somam 99 deputados, o mesmo número de parlamentares eleitos em 2022 pelo PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está perdendo quadro, como o próprio João Maia que deixou a sigla liberal.

Progressistas e Republicanos emplacaram ministérios e cargos importantes no governo do presidente Lula e comprovam força no plenário da Câmara e na política de Brasília.

João Maia gosta disso.

 

FRASE

“Traidor da Constituição, é traidor da Pátria”

ULYSSES GUIMARÃES – Hoje completa 31 anos de sua partida

 

CONCURSO NO TRT

O TRT-RN lançou edital do concurso público para cargos no quadro permanente de pessoal como analista e técnico judiciários, oficial de justiça, contabilidade entre outros. As inscrições serão abertas na segunda-feira, 16, e vão até o dia 8 de novembro no site concursosfcc.com.br. As provas previstas para o dia 17 de dezembro, em Natal.

 

NEGÓCIO

A rede de postos 30 de Setembro, liderada pelo empresário José Mendes, abriu negociação para arrendar o posto de combustível da Leste-Oeste, que está fechado desde a morte do empresário Jerônimo Dix-sept Rosado Filho, em dezembro de 2021. As tratativas avançaram nos últimos dias, devendo ter o desfecho favorável em breve.

 

INDICADA

O Progressistas indicou Carmem Lúcia Barros para o comando do Dnocs do Rio Grande do Norte. Nome da cota do deputado federal João Maia, que está assumindo a presidência do partido. A indicada exerce atualmente a superintendência eventual estadual da Funasa, nomeada em julho de 2022 no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

CODEVASF

O ex-prefeito de Major Sales, Thales Henrique, que chegou a ser nomeado para o Dnocs, pode ser o nome para a direção da Codevasf no RN. O cargo é da cota do União Brasil e caberá ao deputado federal Benes Leocádio fazer a indicação.

 

PAC NO RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou a agenda no RN do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa. Ele vem lançar o Novo PAC no estado, que renderá R$ 45,1 bilhões em investimentos públicos e privados no RN. Destaque para duplicação da BR-304.

 

ULYSSES GUIMARÃES

Nesta data, em 1992, um acidente de helicóptero em Angra dos Reis levou a última grande referência da política brasileira, Ullysses Guimarães. Foi ele, ao promulgar a Constituição de 88, que deu vida à nova ordem democrática, após 21 anos sob a ditadura militar. Seu corpo nunca foi encontrado, apesar das buscas.

 

NOVA FILIAÇÃO

O MDB potiguar continua fortalecendo os seus quadros com novas filiações. Depois de atrair, há poucos dias, quase uma dezena de prefeitos e vice-prefeitos, agora foi a vez da vereadora natalense Ana Paula Araújo anunciar que irá se filiar na sigla comandada pelo vice-governador Walter Alves. A vereadora é conhecida por seu trabalho em prol das causas sociais e cumpre o segundo mandato na Câmara de Natal.

 

EMENDAS

Os vereadores e vereadoras apresentaram 365 emendas à proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA), todas encaminhadas à Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC) da Câmara Municipal de Mossoró. São 321 emendas de execução obrigatória, as chamadas impositivas. Agora, a comissão tem até o dia 27 deste mês para apresentar o parecer e até o dia 30 para publicá-lo em página institucional.

 

NÚMEROS

Executivo mossoroense, conforme o Projeto de Lei do Executivo n° 68/2023, estima o orçamento 2024 em R$ 1 bilhão e 141 milhões, menor em relação ao atual exercício. O projeto reduz valores em áreas vitais como Saúde e Educação e aumenta o orçamento de pastas próximas ao Gabinete do prefeito Allyson Bezerra.

 

VOTAÇÃO

A primeira votação do projeto da LOA 2024 está prevista para o dia 31 de outubro, após a leitura da decisão da COFC sobre as emendas encartadas na Casa. A segunda votação está programada para 8 de novembro e a leitura da redação final, para 14 de novembro.

 

ALVEJADO

A polícia inteligente tem que apresentar uma resposta urgente para o ataque ao carro usado pelo comandante da Guarda Municipal de Mossoró, Thiago Fernandes. A viatura descaracterizada, que estava estacionada na frente da casa de Fernandes, foi alvejada com tiros de pistola calibre 380, na madrugada desta quarta-feira, 11. Fernandes afirma que não tem inimigos. Daí, aumenta ainda mais a obrigação de uma resposta urgente.

 

EM TEMPO

O atentado ocorre no momento em que os servidores da Guarda Municipal e o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) estão em “pé de guerra”. Por isso, para evitar desconfianças ou até mesmo conclusões açodadas, a polícia investigativa deve apresentar uma resposta logo.

 

É NOTÍCIA

1 - No feriado, que tal a leitura do livro "A Menina que Queria Ir à Guerra", narrado pela jornalista e escritora mossoroense Lúcia Rocha? É uma boa pedida para este feriado esticado.

2 - A Prefeitura de Mossoró promove hoje a festa do Dia das Crianças, a partir das 17h, na Estação das Artes Elizeu Ventania. Brincadeiras, brindes e pipocas para a gurizada. Vai ter palhaço, com certeza, com a cara pintada ou de cara lisa mesmo. Confira.

3 - A rede hoteleira do Rio Grande do Norte registra reserva de 84% de seus leitos, com destaque para os hotéis do litoral de Natal. Na região de Mossoró, a praia de Tibau é o destino mais procurado, devendo registrar movimentação intensa até domingo, 15.

4 - Os servidores públicos, de todas as esferas, não retornam ao trabalho nesta sexta-feira, um dia após o feriado. Os governos decidiram "enforcar" a data. Exceção para os trabalhadores da segurança e da saúde pública. Os demais, só na segunda, 16.

5 - Em razão do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, hoje, a edição impressa do Jornal de Fato não circulará amanhã. Retornará no sábado, 14. O leitor pode acompanhar a cobertura jornalística no portal defato.com.

Tags:

Progressistas
política
Mossoró
RN

voltar