O Grupo de estudos sobre desenvolvimento do estado se reuniu nesta quinta-feira, 16, com o deputado estadual Gustavo Soares (PV), quando solicitou uma audiência pública para levantar o debate sobre o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.
O grupo fez uma exposição de motivos colocando a necessidade de definir um projeto de longo prazo para desenvolver o Estado.
O engenheiro Walter Fernandes fez uma exposição sobre os problemas de infraestrutura como condição pra desenvolver o turismo e a economia. Chamou atenção dos problemas das estradas estruturantes do RN.
O fiscal ambiental Gustavo Szilagy cobrou da Assembleia a urgente necessidade de regulamentar a lei de política ambiental do RN paralisada há anos na assembleia.
O cientista político Emanuel chamou atenção para a importância da pesquisa como base do desenvolvimento. O pastor Silvestre Moura defendeu uma pauta única de todos aqueles que defendem o meio ambiente. O advogado Anselmo Cortez especialista em turismo chamou atenção dos polos turísticos do RN e a necessidade de atualização dos projetos estruturantes do turismo dos polos.
O presidente da Fecap, Fernando Luiz, destacou a necessidade de olhar para a capital do RN e seus gargalos. O diretor da Fecap, Itamar Barbosa, chamou atenção dos problemas comuns da região metropolitana de Natal.
O deputado George destacou a importância de projetos com a ZPE que está paralisado e a necessidade de interiorizar o turismo sustentável. Chamou atenção para os problemas financeiros do RN e que a reforma fiscal atualmente em votação vai prejudicar O RN. O mestrando em ciência e tecnologia da UFRN disse que o grupo deve convidar cientistas e professores para que possam socializar suas pesquisas sobre o RN.
O grupo decidiu realizar o primeiro debate no início de dezembro deste ano. O professor Rivaldo Fernandes que coordenou a reunião já convocou um grupo de trabalho pra preparar a mobilização.
Participantes:
- Cientista político Emanuel Campos, doutor em ciências socias, o Msc;
Gustavo Szilagy, fiscal ambiental e ex-diretor geral do IDEMA;
- Rivaldo Fernandes, professor e membro da executiva nacional do PV;
- Pastor Silvestre Mora, secretário da Rede Sustentabilidade do RN;
- Engenheiro Walter Fernandes, ex-diretor do DNIT e ex-secretário da prefeitura de Parnamirim;
- Fernando Luiz, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários do RN;
- Dr. Anselmo Cortez, advogado e especialista em turismo, diretor da FECAP.
Tags: