COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO
A oposição está unida em Assú para enfrentar a tradicional família Soares nas eleições municipais deste ano. A vice-prefeita dissidente Fabielle Bezerra firmou aliança com o ex-prefeito Ivan Júnior.
A chapa majoritária terá a Dra. Vanessa Brasileiro, esposa de Ivan, como candidata à prefeita com Fabielle vice, ou Fabielle candidata à prefeita e Dra. Vanessa vice.
Nesta terça-feira, 9, o grupo ganhou um reforço considerável ao receber o apoio do presidente estadual do Progressistas, deputado federal João Maia. Ele entregou o comando do partido no município para Fabielle; com isso, Progressistas e União Brasil, de Ivan, caminharão juntos.
Esse apoio é visto como uma grande vitória da oposição, uma vez que João Maia tinha aliança política com o deputado estadual George Soares (PV), irmão do atual prefeito Gustavo Soares (sem partido). George, inclusive, tentou ficar com o controle do Progressistas, mas João Maia optou por nova aliança política em Assú.
Agora, a oposição tem, juntas, Fabielle e Dra. Vanessa para enfrentar o candidato dos Soares, atual secretário de Assistência Social, Lula Soares, primo de George e Gustavo.
FRASE
"Estamos organizados e teremos nominata completa à Câmara "
VAVÁ - Líder do partido Rede em Mossoró sobre eleições 2024
LUPA
O prefeito Allyson Bezerra (União) não vai perdoar a liberdade de Jailson Nogueira de ter optado por se filiar ao partido REDE. Ele queria Nogueira na “esteira” do União para ajudar a reeleger vereadores governistas. O prefeito mandou passar uma lupa nos cargos que os Nogueira ocupam na gestão.
SONINHO
O Progressistas de Mossoró não dá sinais de que pretende formar nominata à Câmara Municipal nas eleições deste ano. Até agora, não houve qualquer ação nesse sentido. A legenda deverá concentrar os seus esforços para a disputa majoritária, com a ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
MENOS DOIS
No retorno do recesso parlamentar, o presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim, colocará para aprovação a redução do número de vereadores. Cairá de 23 para 21, já que o número de habitantes na cidade ficou abaixo de 300 mil habitantes, conforme o Censo 2022.
VAVÁ
O comerciante Carlos Wagner, mais conhecido como Vavá, decidiu entrar para a política. Filiado ao partido REDE, ele debutará nas eleições 2024, como candidato à Câmara de Mossoró. É visto como um nome forte.
EM CASA
Vavá, novo líder do Rede de Mossoró, não vai no primeiro momento assumir a presidência do partido, mas o cargo ficará dentro de casa. Ele escolheu a filha, Poliana Gardênia para presidir a legenda.
DESESTIMULADO
O vereador Zé Peixeiro não está empolgado para buscar novo mandato. Tem dito aos mais próximos que não concorrerá às eleições deste ano, a não ser que ocorra algo novo que possa resgatar a sua vontade pela política.
AVANTE
O Avante aguarda brecha na agenda do presidente nacional do partido, deputado Luís Tibé, para marcar o dia de filiação em Mossoró. Receberá o vereador Tony Fernandes como pré-candidato a prefeito. Falta só definir a data.
DÉCIMO
O Governo do RN conclui hoje o pagamento do 13º salário. Recebem os servidores que ganham acima de R$ 7 mil líquidos, equivalente a 10% do funcionalismo público. Os outros 90% receberam o ano passado.
LETRAS
O campus da Uern em Patu abriu turma para o curso de especialização em Letras, na modalidade presencial. Serão 450 horas/aulas, incluindo atividades destinadas à elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC), distribuídas em 12 meses de execução – de 9 de abril de 2024 a 8 de abril de 2025. Curso gratuito.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 2001, era iniciada a construção do Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, ocupando a área do antigo Largo do Povo. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - Hoje completa 12 anos da partida eterna do quinto bispo de Mossoró, dom José Freire de Oliveira Neto, vítima de uma parada cardíaca aos 93 anos.
3 - Mossoró registrou em 2023 um saldo positivo de 7.426 empregos com carteira assinada. Destaque para serviços e comércio, setores que mais empregaram na cidade.
4 - Depois de quase uma década, Marta Suplicy encaminha o seu retorno ao PT. A ex-prefeita de SP se rende ao convite do presidente Lula para ser o nome do PT como vice na chapa de Guilherme Boulos, do PSOL, na disputa pela maior prefeitura do país.
Tags: