Por César Santos – Jornal de Fato
A disputa pelas duas maiores prefeituras do Rio Grande do Norte vai colocar à prova a base de sustentação política da governadora Fátima Bezerra (PT). É que partidos que fazem parte do governo apresentam nomes próprios e/ou apoiam adversários da governadora em Natal e Mossoró, inclusive, com alianças firmadas por adversários como o PL, liderado no estado pelo senador bolsonarista Rogério Marinho.
É o caso do PSD, presidido pela senadora Zenaide Maia. O partido ocupa a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, com Jaime Calado, esposo de Zenaide, mas caminha em posição contrária à governadora nas eleições deste ano. Em Natal, o PSD lançou o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, em detrimento do nome apoiado pela governadora à Prefeitura, deputada federal Natália Bonavides (PT).
Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do RN, o PSD firmou aliança com o prefeito e candidato à reeleição Allyson Bezerra (União Brasil), em detrimento da pré-candidatura da deputada estadual Isolda Dantas (PT).
Além disso, no quarto maior colégio eleitoral do estado, São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, Jaime Calado será candidato contra o prefeito Eraldo Paiva (PT), que é apoiado por Fátima Bezerra.
O PSDB, do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, também caminha para ser adversário do PT nos principais colégios eleitorais. Em Natal, o partido decidiu apoiar a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). Nesta terça-feira, 23, no evento de lançamento do nome de Paulinho, o PSDB estava representado pelos deputados estaduais Gustavo Carvalho e Tomba Farias, que seguem a liderança de Ezequiel Ferreira.
No palanque de Paulinho Freire, o PSDB se junta ao principal partido de oposição ao governo estadual, o PL, além de fortalecer o projeto que tem outras legendas de oposição como o Podemos, do senador Styvenson Valentim, e o União Brasil, liderado no estado pelo ex-senador José Agripino Maia, adversário histórico do PT.
Silêncio
Fátima Bezerra tem evitado falar sobre as eleições municipais deste ano e mantém o silêncio sobre a posição do casal Zenaide Maia/Jaime Calado em Natal, Mossoró e São Gonçalo do Amarante. A governadora é consciente que a situação ficará insustentável durante a campanha eleitoral, porém, ela sabe que a situação é delicada uma vez que precisa fortalecer a sua base política na Assembleia Legislativa, onde recentemente sofreu a derrota no projeto de manutenção da alíquota do ICMS, que caiu de 20% para 18%.
É certo que Jaime Calado deixará o primeiro escalão do governo até dia 6 de abril, prazo final de desincompatibilização para disputar as eleições de 6 de outubro. Esse pode ser o momento de o PSD decidir se continua ou deixará a base política do governo do PT.
Paulinho Freire mostra força no lançamento de pré-candidatura
A pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire, lançada nesta terça-feira, 23, chega mostrando força no processo da sucessão na Prefeitura de Natal. Cinco partidos estavam representados no evento que lotou o auditório da Arena das Dunas, além de 14 vereadores natalenses, 30 prefeitos, dois senadores e deputados federais e estaduais.
Estavam presentes o PL, com o senador Rogério Marinho; Podemos, senador Styvenson Valentim; Progressistas, com o deputado federal João Maia; PSDB, com os deputados estaduais Gustavo Carvalho e Tomba Farias; e o União Brasil, partido de Paulo, presidido pelo ex-senador José Agripino Maia.
O Legislativo natalense estava representado por 14 vereadores: Eriko Jácome (presidente da Câmara e prefeito em exercício), Aldo Clemente, Hermes Câmara, Tércio Tinoco, Nivaldo Bacurau, Camila Araújo, Dickson Júnior, Chagas Catarino, Felipe Alves, Raniere Barbosa, Nina Souza, Klaus Araújo, Robson Carvalho e Aroldo Alves.
Paulinho Freire, em seu discurso, fez questão de afirmar que o seu nome representa um projeto novo para Natal; por isso, aceitou o desafio de disputar a Prefeitura nas eleições deste ano. Ele destacou que está saindo da zona de conforto, que é o seu mandato em Brasília, para disputar a Prefeitura de Natal, e que isso representa o que ele acredita para Natal.
Rogério Marinho, que confirmou o apoio do PL, falou em unir o partido em torno do projeto eleitoral. “A pré-candidatura de Paulinho Freire é fruto de quase cinco meses de conversas que aconteceram com vários líderes partidários, que aqui estão, inclusive, internamente dentro do PL”, disse.
No entanto, os deputados federais do PL – Sargento Gonçalves, General Girão e Robinson Faria – não participaram do evento. Sargento Gonçalves emitiu nota afirmando que não apoia Paulinho Freire; e General Girão mantém o seu nome como pré-candidato a prefeito de Natal.
Tags: